Como Acompanhar as Mudanças Constantes no Algoritmo do Google

Como Acompanhar as Mudanças Constantes no Algoritmo do Google
Acompanhar as atualizações do marketing é fundamental para que você não seja pego de surpresa. Saiba como acompanhar as mudanças no Google.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Acompanhar as mudanças no Google é fundamental para que a sua marca não seja pega de surpresa, afetando assim a sua autoridade no mundo online, bem como suas vendas.

Ficar sempre de olho nisso pode fazer com que ela se destaque e se torne mais competitiva.

Estamos dizendo isso porque o Google disse, através da sua conta no Twitter, em agosto deste ano, que lançou uma ampla atualização de seu algoritmo central, chamado pela comunidade de marketing digital de Google Medic Update.

Trata-se, na verdade, de uma remodelação internacional de rankings nas páginas de busca, segundo Andrea Gozzi, especialista de SEO da Webranking, uma das maiores agências de pesquisa da Itália.

Gostaria de entender melhor as mudanças implementadas pelo Google das quais estamos falando? Continue a leitura deste artigo!

Afinal, o que é Google Medic Update?

Podemos entender o Google Medic Update como uma atualização central do Google que visa garantir aos sites maior qualidade, tanto em termos de conteúdo, como de confiabilidade e autoridade.

É, em outras palavras, uma medida que exige que as marcas adotem um novo comportamento face às atualizações implementadas.

Critérios para avaliar a importância de uma página, bem como sua credibilidade e experiência com relação ao conteúdo publicado ou compartilhado, caso desejem se desenvolver.

Fatores que podem influenciar a posição da organização nas buscas orgânicas.

Sites impactados pelas mudanças

Apesar de as mudanças implementadas pelo Google envolverem todos os sites, não apenas de uma categoria, elas foram nomeadas pela comunidade do marketing digital internacional de “Medic Update”.

Pelo seguinte motivo: desde que passaram a vigorar, os primeiros a serem atingidos foram os da área de saúde: médicos, exercícios físicos, cuidados com o corpo etc.

Outro ponto que merece destaque é que os sites mais afetados foram aqueles com configurações YMYL, que podem ser entendidos como os que influenciam o bem-estar das pessoas nos diversos ramos da vida: físico, financeiro, segurança, velhice etc.

Vale lembrar que, semanas antes do anúncio, houve atualização das diretrizes do Quality Raters, sistema de avaliação qualitativa do Google que permite classificar uma página YMYL segundo três critérios:

  1. Expertise e reputação de quem cria o site;
  2. Autoridade do conteúdo e do site;
  3. Confiabilidade em relação ao conteúdo publicado/compartilhado.

Conforme consta nas diretrizes do Quality Raters, mais do que observar tais critérios, leva-se em consideração o real propósito da página. Sites sem finalidades claras ou que disseminam ódio, desinformação e tentam enganar as pessoas, recebem uma avaliação negativa.

A atualização das diretrizes do Quality Raters semanas antes do anúncio do Google pelo Twitter não foi mera coincidência.

Fique atento pra que a sua página não despenque nas buscas orgânicas!

O que fazer diante das mudanças no algoritmo?

Para que o seu site não receba uma classificação baixa e assim despenque nas buscas orgânicas, é preciso fazer com que ele não só seja uma autoridade no mundo online, mas também que passe credibilidade, confiança e expertise em sua área de atuação.

Veja que são estes os critérios a serem avaliados pelo Google na hora de processar os dados de sua página.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Webranking em agosto de 2018, sites que possuem blogs ou espaços informativos e inserem em seus artigos fontes de pesquisas (referências bibliográficas, artigos científicos, matérias jornalísticas etc.), são recompensados pelo algoritmo do Google.

Das cem empresas avaliadas pela agência de pesquisa, as que desenvolveram essa prática obtiveram um crescimento de quase 160%. Já as que não, apenas 20%.

Vale dizer que outros fatores foram avaliados: a inserção do currículo do criador da página no site, otimização de palavras-chaves para melhor ranqueamento e citação de autoridades referências no campo de atuação da empresa.

Observe que tudo isso gera autoridade para o seu negócio.

Acrescentamos ainda outros elementos, que, contudo, são passíveis de análise para validação de resultados, mas que podem gerar um impacto positivo, como: o portfólio da marca. Ele destaca a sua experiência no mercado.

Outro fator importante: depoimentos de antigos clientes, pois isso gera credibilidade social, contribuindo não só para melhorar a sua posição nas buscas orgânicas, mas também para atrair novos consumidores.

Como vimos, o Google Medic Update pode impactar significativamente o seu site.

Pra evitar um impacto negativo, faça com que ele se torne uma autoridade e passe não só para o Google, mas também para os consumidores em geral, confiança, credibilidade, expertise e experiência.

Dicas para acompanhar as mudanças do Google

Os serviços do Google se apresentam como essenciais pras empresas que buscam crescer no ambiente online, bem como aumentar sua autoridade digital e suas vendas.

Por conta disso, acompanhar as mudanças implementadas por ele em seu sistema de serviços é fundamental, pois evita não só que a marca seja pega de surpresa, mas também que ela perca posicionamento e vendas.

Pra evitar isso, preparamos este conteúdo em que reunimos cinco dicas que vão lhe ajudar a acompanhar as mudanças constantes no algoritmo do Google:

1. Acompanhe o Twitter do Google

O Google, assim como outras empresas do segmento de desenvolvimento de soluções pra web, como o Facebook, Instagram e o próprio Twitter, usa a plataforma Twitter como meio pra não só divulgar seus serviços e produtos, mas também para realizar informes sobre suas recentes atualizações.

Como exemplo, podemos citar a recente atualização da Google em seu sistema de indexação (mobile-first-index).

Antes disso acontecer, ele publicou no seu Twitter oficial que estava trabalhando em uma atualização pra aprimorar seu sistema index e fazê-lo privilegiar os sites responsivos.

Portanto, siga o perfil da Google no Twitter e acompanhe suas publicações, pois assim você evita uma situação desagradável para a sua empresa: ser pega de surpresa, afetando assim as suas vendas e o seu caixa.

2. Use o Google Alerts

Outra opção para acompanhar as mudanças constantes implementadas pela Google é utilizando a ferramenta criada por ele mesmo: o Google Alerts.

É uma opção gratuita e de fácil uso que pode ser bastante útil para a sua empresa.

A partir dela, é possível detectar novos conteúdos indexados ao Google, como notícias, páginas da web, posts de blogs e artigos, bastando para isso cadastrar o seu e-mail na plataforma.

É simples, siga o passo a passo destacado a seguir para fazer o seu cadastro e, assim, criar um alerta:

  1. Em primeiro lugar, realize seu login em sua conta da Google;
  2. Depois, vá até esta página e explore os seus recursos, tentando encontrar a função “meus alertas”;
  3. Em seguida, crie seus alertas com base em seus interesses. Pra isso, preencha as informações solicitadas e acione palavras-chaves que facilitem a busca. Algumas que pode usar são: “Atualização recente do Google”, “Mudanças recentes do Google” etc.

É possível receber os alertas por e-mail em um horário específico de seu dia.

3. Participe dos eventos do Google

Os eventos do Google também são uma ótima opção para ficar por dentro de suas principais mudanças.

Além de utilizar as redes sociais como canais de comunicação, o Google, geralmente, realiza eventos para apresentar as mudanças feitas, bem como para explicar como essas alterações poderão influenciar certos negócios.

Um exemplo de evento que ela sempre realiza é a sua conferência anual. Nela, expõe as principais novidades de seus serviços: Google Maps, seu mecanismo de busca, Google Ads, seu sistema de indexação etc.

4. Siga os especialistas no YouTube

Devido ao crescimento do marketing digital, em razão do fortalecimento da web, contamos com diversos especialistas que monitoram o Google e outras marcas, buscando avaliar o impacto que suas mudanças podem trazer para outras organizações.

O melhor é que, geralmente, compartilham suas avaliações em redes sociais como YouTube, fazendo assim com que os gestores tenham acesso às mudanças e possam, a partir disso, preparar suas empresas para recebê-las.

Assim, como dica sugerimos que busque bons especialistas no YouTube e crie um alerta para que não só fique por dentro das principais mudanças do Google, mas também as entenda.

5. Assine a newsletter de empresas de Marketing Digital

Outra forma de acompanhar as mudanças constantes da Google é realizando seu cadastro nos sites de empresas que atuam oferecendo serviços de marketing digital.

Falando nisso, você já se inscreveu para receber as novidades da Marketing de Crescimento?

Estamos sempre de olhos bem abertos, acompanhando não só empresas como o Google, mas várias, de modo que com isso possamos oferecer um serviço de qualidade e atualizado aos nossos clientes e que traga, de fato, resultados para as suas empresas.

Produzir conteúdos que agregam valor é essencial

Lembre-se: Por mais que o mundo esteja se digitalizando cada vez mais, quando produzimos conteúdos para o site de nossas empresas, não estamos focados somente em agradar o algoritmo, mas também, em produzir conteúdos valiosos para os leitores.

Por mais que pensar no engajamento de um post e no ranqueamento deles nos buscadores é importante para a presença digital da sua empresa, o Google já não preza somente por isso, mas também, em garantir uma boa avaliação da experiência do usuário.

Antes de tudo, é importante saber responder se o seu conteúdo tem agregado valor e solucionado as dores dos seus clientes.

Coloque nossas dicas aqui em prática agora mesmo e não deixe que sua empresa seja pega de surpresa por uma mudança que pode não só prejudicá-la, mas colocá-la em risco nesse mercado que está a cada dia mais concorrido, pronto pra sugar os desatentos.

Como vimos, estar por dentro das principais atualizações do Google é fundamental não só para manter sua empresa no mercado, mas pra garantir que ela cresça sem qualquer impasse. 👊🏾

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾