7 Mulheres no Marketing Digital Que Vão Te Mostrar Como a Diversidade Faz Toda a Diferença

Mulheres no Marketing Digital
Conheça agora a importância da diversidade de genêro e como a carreira de 7 mulheres no Marketing Digital pode influenciar o seu trabalho.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Em tempos de discussões sobre como a diversidade e a inclusão são importantes nas empresas, falar sobre a presença de mulheres no marketing digital é uma pauta necessária e que deve ser vista com prioridade.

Quem é profissional de marketing ou tecnologia sabe que até pouco tempo atrás, nós mulheres, éramos minorias nas equipes de trabalho. Quando se falava nessa área, normalmente o perfil do profissional que se projetava era de um homem e sobretudo, na maioria da vezes, de um homem branco.

Isso não é novidade, mas o cenário tem se modificado nos últimos tempos. Isso se dá principalmente pelo acesso à políticas de representatividade e diversidade que muitas empresas tem adotado nos processos seletivos.

Pensando nisso, nada melhor do que conhecer mais sobre a carreira de algumas dessas mulheres, certo?

Continue a leitura!

Por que a diversidade de gênero no mercado do marketing é tão importante?

Muitas vezes o posicionamento de marca das empresas não condiz com o quadro de funcionários. É comum ver nas redes sociais uma aproximação com pautas de diversidade, como por exemplo  a utilização da imagem de mais mulheres nas campanhas de publicidade ou a discussão de temas que sejam pertinentes e até a comemoração do dia das mulheres em março.

Mas quando a empresa não coloca em prática tais posicionamentos, temos um problema sério sobre representatividade de gênero. Esse processo não se resume apenas em expor uma boa imagem ao público alvo, é necessário garantir que mulheres também irão compor as equipes de trabalho e para além disso, que essas profissionais também preencham as vagas de liderança.

Pense comigo: Do que adianta uma propaganda ou um post estratégico no Instagram, por exemplo, falando sobre o empoderamento feminino, quando essas campanhas não passaram por profissionais mulheres?

Isso se torna ainda mais significativo quando pensamos em nós mulheres negras dentro desse mercado, afinal, somos atravessadas não somente pela violência de gênero, ainda temos menos oportunidades pelas questões raciais.

Segundo Mary Spio:

”A inclusão é uma consequência inevitável e necessária de uma economia global; está se tornando impossível para as empresas florescerem sem uma diversidade que reflita sua base de consumidores. Com as principais marcas buscando novas fontes de crescimento em mercados antes inexplorados, a diversidade étnica dentro das equipes de marketing pode rapidamente se tornar uma fonte de vantagem competitiva. Pelo mesmo raciocínio, a igualdade de gênero dentro do marketing deve ser um fator básico para as muitas, muitas marcas que dependem de consumidores do sexo feminino.”

Olhe para a equipe de marketing que você faz parte e me responda: quantas mulheres estão dividindo esse espaço com você? Qual o salário destinado a essas profissionais? Quais posições ocupam?

Quando respondemos essas perguntas de maneira sincera, conseguimos perceber que promover mudanças e incentivar a diversidade no meio corporativo é algo que deve ser visto como prioridade. Há quem faça parte do time que acredita que essas questões não precisam ser discutidas no mercado de trabalho, mas quando participamos de eventos do nosso segmento, quantas mulheres no Marketing Digital você vê palestrando?

A resposta é: Poucas!

Isso não significa que não há mulheres trabalhando com isso ou que não possuem as competências necessárias. A verdade é que não há um número considerável de mulheres que conseguem alcançar cargos de liderança e gestão, os famosos ”cargos sênior” e que homens possuem o dobro de chances de se tornarem diretores executivos de uma empresa de Marketing.

Nada melhor para começar a reescrever essa narrativa do que mostrar 7 mulheres no marketing digital que são referências e se destacam no mercado:

1. Christiane Silva Pinto

 

Christiane Silva Pinto

Não há como falar em mulheres no marketing digital sem falar de Christiane Silva Pinto. Gerente de Marketing do Google Brasil e fundadora do AfroGooglers (comitê de diversidade racial da empresa em nosso país), ela revolucionou a empresa com iniciativas de inclusão e representatividade.

Ela é jornalista de formação e antes de se tornar gerente de marketing, trabalhou durante seis anos no setor de RH. Ao longo do tempo, ela foi construindo sua autoridade e se tornou uma grande referência.

Além da graduação em jornalismo pela Universidade de São Paulo, ela tem formação no Insper em Educação Executiva, Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos, assim como um mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade de Provence, na França.

Há uma frase muito importante para o movimento de mulheres negras que condiz muito com a carreira dessa profissional: ”Uma sobe e puxa a outra”.

Quando ela entrou no Google, o cenário era completamente diferente do que se vê hoje, como ela conta em entrevista para a revista Gama:

”Muitos negros nem mandavam currículo pois não se viam trabalhando no Google. Foi aí que começamos a procurar entender o que faltava.”

Isso fez com que ela percebesse que talvez fosse uma das poucas profissionais negras trabalhando ali. Isso mostrava que existia um vasto campo de oportunidades no mundo do marketing e tecnologia, mas que não eram preenchidas por pessoas diversas.

Atualmente ela trabalha diretamente com pequenas e médias empresas, as que mais foram atingidas pela pandemia do COVID-19 no Brasil.

2. Ana Tex

 

Mulheres no Marketing Digital

Não podemos deixar de fora Ana Tex quando o assunto é mulheres no marketing digital. Com mais de 15 anos de carreira, ela é referência em empreendedorismo digital aqui no Brasil e em como utilizar a internet de maneira prática, trazendo grandes resultados profissionais.

É criadora e mentora de um treinamento online e muito completo sobre gestão de mídias sociais, isso faz com que ela forme pessoas aptas a trabalhar no digital e também auxilie na conquista de uma liberdade financeira.

Palestrante do SEBRAE e mentora de negócios na Founder Institute, Ana é também professora de pós graduação e já formou mais de quatro mil alunos em todo o mundo. Seu livro ”Desperte o seu conhecimento milionário” é um sucesso de vendas.

3. Lisiane Lemos

 

Lisiane Lemos

Uma grande referência de mulher no marketing digital é também Top Voices no LinkedIn: Lisiane Lemos!

Ela é Business Development Manager do Google, consultora da UNESCO e também uma das pessoas mais influentes com menos de 30 anos segundo a revista Forbes. Além disso, Lisiane Lemos é professora de MBA e também co-fundadora da Rede de Profissionais Negros e do Conselheira 101, iniciativa 100% digital que impulsiona mulheres negras em conselhos de administração.

Em entrevista para a revista Forbes, Lisiane aponta:

“O meu primeiro foco é a carreira. O segundo é ver uma transformação de diversidade no mundo corporativo, provar que com oportunidade podem aparecer várias ‘Lisianes’ escondidas pelo Brasil”

Ela é um exemplo de profissional que vê a transformação digital como uma forma de mudar vidas e carreiras, principalmente de pessoas negras.

4. Aleyda Solis

 

Mulheres no Marketing Digital

Aleyda Solis é consultora internacional de SEO, produtora de conteúdo E autora do livro “SEO. Las claves essenciales”. É também palestrante e seu currículo conta com mais de 115 palestras e conferências. É co-fundadora da Remoters, plataforma que conecta profissionais freelancers com empresas que trabalham remotamente.

Sua carreira profissional é muito reconhecida e Aleyda conta com alguns títulos e premiações importantes:

  • Segundo a revista Forbes, ela foi considerada uma das 10 especialistas em Marketing Digital em 2015;
  • A Entrepreneur elegeu Aleyda uma das 50 influenciadoras sobre Marketing Digital para seguir em 2016;
  • É uma das 59 mulheres especialistas em marketing e growth a serem seguidas, segundo a Hubspot;
  • Ganhou o prêmio de Personalidade Europeia do ano de 2018 em Search Engine.

É fundadora da Orainti, uma empresa de consultoria que atende inúmeros nichos, incluindo startups e multinacionais como a Kipling, Delivery Hero e Sage, por exemplo. Atua na Europa, América do Norte e também na América Latina.

5. Elaine Ishibashi

 

Elaine Ishibashi

Com formação em Marketing, Elaine Ishibashi é outra mulher no marketing digital que não pode ficar fora dessa lista. Sua carreira conta com importantes parcerias e estratégias de sucesso, já trabalhou com a Nestlé, LG Eletronics e atualmente é diretora de Marketing da conhecida Samsung.

Segundo seu perfil no LinkedIn, ela tem uma sólida experiência em marketing, entregando soluções lucrativas para impulsionar vendas, atraindo clientes por meio de campanhas de marketing/trade e construindo uma marca corporativa sólida em empresas multinacionais.

Em 2015, Elaine como diretora da Samsung desenvolveu um plano de comunicação tendo como parceria algumas agências de marketing e visando criar uma experiência inovadora para os usuários dos produtos Samsung.

Com esse trabalho, a empresa recebeu um prêmio da Ipsos considerando-a uma das mais inovadoras do mercado, levando em conta a relevância do projeto, liderança e o posicionamento da marca. Todos esses pontos foram construídos por Elaine e sua equipe.

6. Suelen Marcolino

 

Mulheres no Marketing Digital

Suelen Marcolino é gerente de relacionamento da divisão de soluções de talento do LinkedIn e também líder do comitê de inclusão racial do LinkedIn para a América Latina. Sua formação é em Relações Institucionais e possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo a revista Forbes, ela é uma das 10 profissionais que estão fazendo história em grandes empresas e sem dúvida alguma, suas conferências são uma referência para outras mulheres que atuam na área.

Como foi o caso da palestra ”A diversidade em foco nas companhias” que rolou no Hostel by RD Summit 2020 e esse foi um dos meus momentos preferidos do evento. <3

Ela nos trouxe dados pertinentes que comprovam que 78% de profissionais recrutadores/as dizem que manter o foco na diversidade no mundo corporativo pode melhorar a cultura da empresa e ainda que 49% dizem que dessa forma o cliente pode se sentir mais representado.

Suelen também atua com o Black Inclusion Group – BIG, buscando consturir pontes que podem trazer novas oportunidades para profissionais negros utilizando o próprio LinkedIn, promovendo a diversidade e impulsionando novos líderes.

7. Rejane Toigo

 

 

Mulheres no Marketing Digital

E por fim, mas não menos importante, não poderia deixar de citar uma das mulheres no marketing digital mais promissoras como é o caso de Rejane Toigo!

Sua formação, diferente da maioria das mulheres dessa lista, foi em Odontologia. Somente depois ela cursou administração de marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Antes de construir sua carreira voltada ao marketing digital, ela abandonou sua profissão como dentista e se tornou instrutora de Yoga e também investiu no mercado de varejo. Depois de trilhar esse caminho, ela percebeu que seu lugar era mesmo no digital e investiu na transição de carreira.

Em 2009 criou um e-commerce próprio e em 2011 fundou a sua atual empresa, a Like Marketing, atuando como estrategista digital e investindo no poder das ferramentas digitais.

É também palestrante e produtora de cursos online na área de Marketing Digital, mas não só, também seguiu investindo na área de saúde, longevidade e qualidade de vida, indo de encontro com sua primeira formação.

Atualmente é mestranda em Neuromarketing pela Florida Christian University, é também Youtuber e seus vídeos já possuem mais de 1,5 milhão de visualizações.

Agora que você já conhece mais sobre a importância da diversidade de gênero no nosso mercado e sobre a carreira dessas 7 mulheres no marketing digital, é hora de se espelhar e focar no seu sucesso. 🙅🏾‍♀️

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico e marque nosso e-mail como confiável pra eles nunca mais caírem lá.
Avatar Gui Nery Instagram
Marketing e Vendas desburocratizados com Humor

+50 Ferramentas Pra Decolar Seu Negócio 🚀 e Deixar Seus Concorrentes Chorando 😭

🔽 Receba aqui o seu Guia, mas não conte pros seus concorrentes, hein?!​

Material enviado com sucesso!

Agora dê uma olhada no e-mail que enviamos pra você.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico e marque nosso e-mail como confiável pra eles nunca mais caírem lá.