Conheça os 7 Passos Para Criar Uma Newsletter de Sucesso

newsletter
Saiba mais sobre newsletter e descubra os 7 passos para investir em e-mail marketing e otimizar os resultados da sua empresa.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

A newsletter é um dos formatos mais comuns de envio de e-mail marketing e por ser uma comunicação direta e personalizada, se construída da maneira correta, acaba trazendo bons resultados.

Dessa forma, é uma das estratégias mais utilizadas do mundo do marketing digital e quem está por dentro do mercado, provavelmente, já recebeu uma em sua caixa de entrada e outros até já enviaram, né?

Sabemos o quanto é importante utilizar todos os canais possíveis para criar uma comunicação sólida com o público alvo. Por isso, é muito importante saber como construir e como utilizá-la de maneira eficaz.

Quer aprender como criar e enviar uma boa newsletter?

Continue a leitura!

O que é Newsletter?

Traduzido do inglês, newsletter em português significa ”boletim informativo”. Ou seja, é um e-mail disparado frequentemente que comunica e fortalece o relacionamento entre empresa ou marca com seu público alvo e seus potenciais clientes, os famosos leads.

Falando nisso, um ponto importante desse envio é a geração de leads para construir uma rede de contatos sólida e qualificada. É importante nutrir essa rede com conteúdos valiosos e com assuntos que sejam atrativos, para estimular que o remetente abra.

A newsletter funciona como se fosse o primeiro passo da estratégia de e-mail marketing, aqui você não vai vender diretamente seu produto ou serviço, mas sim, levar informações aos leitores, sobretudo sobre o seu nicho de atuação.

Por que minha empresa deve criar uma Newsletter?

Para além do fato de que toda empresa deve utilizar canais diversos para se comunicar com seu público e construir um bom relacionamento, essa é uma ótima forma de capturar uma lista de e-mails com pessoas interessadas no que você tem a oferecer.

Em outras palavras, quem assina a sua newsletter provavelmente tem interesse em saber mais sobre sua empresa e isso já é um passo muito importante. Por esse motivo, estruturar uma newsletter levando em conta a persona e quais seus possíveis problemas, é basicamente entregar uma solução na mão de um possível cliente. E isso, no final de uma negociação, faz toda a diferença!

Outro ponto, é garantir que a sua presença online esteja para além das redes sociais. Por mais que essas plataformas acumulem um grande número de usuários, o velho e bom e-mail segue sendo eficaz e ainda é um diferencial para aquele público mais ”slow content”, que evita ser bombardeado por informações nas redes.

Mas, se você chegou até aqui, provavelmente seu maior interesse seja em como construir uma boa newsletter, certo?

Então, confira os 7 passos para obter os melhores resultados com essa estratégia:

7 passos para criar uma Newsletter atrativa

Muitas empresas, de maneira equivocada, acabam enviando e-mails para seus clientes sem construir uma boa estratégia e no fim, os resultados acabam não saindo como o esperado.

Para que isso não aconteça, separei um passo a passo para você saber a melhor forma de colocar em prática:

1. Saiba planejar sua estratégia

Como tudo no marketing, o planejamento estratégico é fundamental. Saber quais são os objetivos, metas e o que deve ser feito para alcançá-los, faz toda a diferença na hora de executar um projeto.

Ao definir o que a sua empresa espera, é possível construir um plano direcionado a esse objetivo e muito mais eficaz no final. Para além disso, saber quem é o seu leitor e quais são seus interesses é essencial para construir um bom e-mail.

Outro ponto importante, é definir com qual frequência essa newsletter será enviada para os seus leads. A periodicidade é necessária, afinal, uma empresa que não é vista, não é lembrada.

2. Defina qual ferramenta será utilizada

Antes de começar o envio dos e-mails, é preciso definir qual ferramenta de automação será utilizada. Lembre-se que a escolha interfere diretamente na entrega e nos resultados da sua newsletter, por isso, não utilize provedores de e-mails comuns, como o Hotmail ou o Gmail.

Portanto, ao utilizá-los para envio de comunicações em massa, muitas vezes os e-mails são classificados como spam ou não são enviados diretamente para a caixa de entrada e não são entregues da maneira certa.

Existem inúmeras ferramentas no mercado, gratuitas e pagas, que podem te trazer resultados melhores:

MailChimp

Para quem não quer investir uma grana em uma ferramenta, essa é uma ótima opção. É uma das plataformas gratuitas mais utilizadas.

Super completa, com ela é possível personalizar as listas de envios, a criação do layout é intuitiva e você não precisa ser um expert em design, além disso, também é possível construir campanhas segmentadas.

Para quem não quer gastar tempo com a parte do layout, é também possível escolher um template pronto que a ferramenta já oferece.

Ela não é totalmente ilimitada, mas permite um volume bom de envio por mês, em torno de 12 mil e-mails. É possível também contratar a versão paga, caso seja necessário para suprir a sua necessidade.

Outro ponto positivo é que ela pode ser integrada com o Google Analytics, por exemplo.

RD Station

Não tem como deixar a RD Station de fora dessa lista! Ela é a número um do mercado e podemos dizer que ela também é super completa e entrega um bom resultado.

Com ela, é possível que você planeje e estruture a comunicação com os seus leads, conseguindo analisar as métricas da sua newsletter, como por exemplo a taxa de abertura após o envio.

Também é possível integrar  a ferramenta com suas mídias sociais e criar páginas de captura de leads (landing pages).

Para quem busca qualificar o lead, essa é a melhor escolha.

LeadLovers

Essa plataforma brasileira é também super eficaz quando o assunto é o envio de newsletter. Com ela, é possível gerar leads e fazer a gestão deles.

Ao assinar a ferramenta, é possível criar landing pages, anúncios pagos e também integrar a plataforma com mídias sociais.

A criação do layout é super tranquila e você pode optar por criar o seu próprio ou utilizar algum dos modelos oferecidos. Para quem domina a arte do HTML, essa também é uma possibilidade.

É uma ferramenta paga, mas ao contratar o plano básico, você já tem todas as funcionalidades da ferramenta disponíveis.

3. Defina o seu conteúdo

Não podemos esquecer de falar sobre a criação do conteúdo da newsletter. Lembre-se de levar em conta a sua persona e quais são os possíveis problemas a serem solucionados.

É importante utilizar esse canal para agregar valor ao seu lead e saber como tornar o interesse dele em um futuro negócio.

Após analisar seu público, selecione conteúdos que sejam atrativos, você pode investir em ebooks, divulgação de eventos, estudos de caso, artigos do blog da sua empresa, depoimentos de clientes e também promoções e cupons.

Mas é preciso atenção: o foco da newsletter não é vender, ok? Mas sim, criar um relacionamento com a sua lista de contatos. Não esqueça de investir em CTA (call to action).

4. Crie ou escolha o seu layout

Agora que você já sabe qual conteúdo será enviado e também já definiu sua ferramenta de automação, é hora de criar ou escolher um design que comunique exatamente aquilo que você deseja.

Não esqueça de usar um layout que evidencie sua marca, deixando nítido qual empresa que fez o envio, por isso, utilize as cores e demais elementos que remetem a sua empresa.

Outro ponto importante é definir uma fonte simples e que facilite a leitura, independente do dispositivo utilizado. Lembre-se que quanto menos poluído ficar, mais atrativo para o leitor. Então nada de exagerar no uso de imagens ou ícones, ok?

5. Defina o remetente e o assunto do e-mail

Dizem que a primeira impressão é a que fica e no caso da newsletter isso é quase uma regra!

Não adianta construir um e-mail bacana, com conteúdo de qualidade e não pensar no assunto do e-mail ou no remetente. Afinal, é aqui que o destinatário decide se vai abrir ou não.

O campo do remetente deve ser preenchido de maneira inteligente, afinal, além de ser um nome marcante, é preciso também identificar quem fala e de qual empresa é. Invista em algo mais pessoal, como por exemplo: ”Maria da Marketing de Crescimento”.

Outro ponto importante é a linha de assunto, aqui é o momento de investir ao máximo na busca de atenção do leitor. Considere como a principal chamada do seu e-mail, é preciso deixar explicito o objetivo.

Ao mesmo tempo que é necessário chamar atenção, não vale mentir para aumentar a taxa de abertura, isso diminui a sua credibilidade e ainda afasta o leitor.

É possível investir em pessoalidade, inserindo o primeiro nome da pessoa, por exemplo.

6. Não envie sem antes revisar

Esse passo é muito importante, não passe para o próximo sem antes realizar um teste de envio.

Um fator negativo do envio de e-mails é que após dispará-los, é impossível editar o conteúdo. Revisar o conteúdo e fazer o teste de envio diminui os riscos de erros, sejam gramaticais ou até mesmo imagens que não carregam adequadamente.

Outra dica importante é não atuar nesse processo de revisão sozinha. É importante que outros profissionais possam conferir e alertar caso algum erro tenha passado. Quando estamos produzindo algum conteúdo ou projeto, vários fatores interferem na hora de revisar por conta própria.

Aproveite para enviar a newsletter para alguns colegas e peça para que eles analisem, sobretudo os links que estão no e-mail.

Depois do feedback interno, é hora de disparar os seus e-mails para a sua lista. Você pode enviar primeiro para uma parcela (1o%) dos seus contatos e após analisar os resultados dessa primeira ação, disparar para o restante.

7. Saiba analisar seus resultados

Agora que a sua newsletter já foi enviada, é importante saber mensurar os resultados que foram alcançados. Isso é fundamental para manter a estratégia escolhida e para saber o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Lembre-se que essa é uma estratégia contínua. Isso significa que é necessário seguir acompanhando ao longo do tempo. Leve em consideração as métricas disponíveis, como: taxa de entrega, abertura, cliques e também o número de assinantes que decidiram cancelar o cadastro após o recebimento.

É também possível investir em testes A/B para ajudar a identificar o que funciona melhor para o seu público, tudo isso aumenta ainda mais a qualidade do seu e-mail.

Bônus: Dicas importantes para quem vai enviar uma newsletter

Agora que você já sabe o passo a passo de como criar a sua própria newsletter, fique de olho em algumas dicas que farão toda a diferença no seu resultado final:

1. Envie um e-mail de boas vindas

Essa dica é bem pessoal: Quando eu me inscrevo em uma newsletter nova e recebo um e-mail de boas vindas, eu sinto que a comunicação da empresa é personalizada e também consigo conhecer mais sobre a marca e sobre o que posso esperar receber por esse canal.

Acredite em mim, isso faz toda a diferença!

2. Não esqueça do layout responsivo

Leve em consideração que há pessoas que acessam a caixa de entrada utilizando um dispositivo móvel. Caso a sua newsletter não tenha um layout responsivo, isso afetará diretamente na experiência do leitor.

Isso trará um impacto muito grande em suas métricas.

3. Cuidado com o spam!

Esse é o monstro de todo mundo que trabalha com e-mail marketing. Imagine: Passar horas trabalhando no conteúdo de uma newsletter e após o envio ser identificado como spam.

Isso é frustrante, correto? Por esse motivo, é importante garantir que o conteúdo enviado possui qualidade e também evitar palavras que possam classificar esse e-mail como lixo eletrônico.

Fuja de termos como:

  • Compre
  • Grátis
  • Promoção
  • Oferta
  • Imperdível
  • Agora / Já
  • Última chance
  • Hoje
  • Não perca tempo
  • Urgente
  • Imediato

4. Tenha um checklist e não deixe passar nada

Essa pode ser uma dica mais voltada para a organização, mas ela é essencial principalmente na hora de revisar a sua newsletter.

Sempre confira:

  • Se a linguagem está adequada para a persona;
  • Confira se há erros de gramática ou ortografia;
  • Leia novamente o conteúdo do e-mail;
  • Teste o carregamento e qualidade das imagens e a abertura dos links;
  • Uso de CTA;
  • Se há opção de cancelar a assinatura na newsletter.

Agora que você já sabe o passo a passo para criar uma newsletter incrível para a sua empresa, coloque em prática todas essas dicas e otimize os seus resultados. 🤞🏾

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela