Conheça a Psicologia das Cores e a Sua Relação Emocional na Comunicação e Marketing

Psicologia das Cores
Conheça cada significado e aprenda tudo sobre psicologia das cores pra aplicar agora mesmo na comunicação e marketing do seu negócio.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

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O marketing, como sabemos, não se resume apenas em publicizar um produto. Criar e pensar estratégias é um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso. E a psicologia das cores faz parte destas estratégias.

Você já parou para pensar que as cores podem influenciar diretamente no impacto que o seu produto causa nos consumidores? Isso, com certeza, interfere diretamente nas vendas de uma marca e na atenção que ela conquista no mercado.

Vamos entender o que é essa ferramenta tão importante e como utilizá-la para otimizar os resultados do marketing da sua empresa.

O que é a psicologia das cores?

Você já imaginou conseguir compreender o que o seu produto causa nas pessoas? A psicologia das cores possibilita isso.

Esse estudo desvenda quais informações as cores transmitem e quais ações e reações acontecem a partir disso, focando nas nossas emoções e sentidos que são despertados.

Acontece que essa ferramenta não é nova. Em 1810, baseando-se nos ensinamentos de Isaac Newton após as descoberta das cores primárias e secundárias, Johann Wolfgang Von Goethe escreveu um livro justamente sobre o assunto.

Deixando de olhar as cores somente como luz e ambiente para entender qual comportamento humano acompanha cada tom, essa área da psicologia pode ser muito útil para o marketing, criando elementos favoráveis para a criação de um produto.

A importância da psicologia das cores para o marketing

Pode ser que até aqui você esteja pensando que é um exagero colocar tanta importância nas cores escolhidas para um produto ou estratégia de marketing. Mas o neuromarketing explica isso:

“Se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor.”

No processo de criação de marca, a identidade visual é um dos elementos mais estudados. Isso tem um motivo, afinal, é um dos fatores que levam a marca a conquistar o público.

A comunicação visual é a primeira que chega ao consumidor. Seja por meio da publicidade, site empresarial ou as imagens distribuídas nas mídias digitais, por exemplo.

E pensar tudo isso através da psicologia das cores pode auxiliar na transmissão de informações importantes sobre a marca e o posicionamento definido, respondendo as seguintes perguntas:

  • Qual o propósito da marca em questão?
  • Que tipo de sentimento a marca gostaria de causar no seu público?
  • Qual a estratégia de marketing escolhida?
  • Quem é a persona definida pela empresa?
  • Como a empresa se posiciona no mercado?

“Apostar nas cores certas pode lhe dar uma boa vantagem sobre os concorrentes, fazendo com que sua ideia seja transmitida de forma eficaz, atendendo às necessidades do seu público e fazendo crescer sua marca.” — Neil Patel

Isso explica porque mais de 84% dos consumidores acreditam que a cor é um fator importante na hora de decidir consumir ou não um produto. Dessa forma, é necessário sempre lembrar dessa ferramenta ao pensar nas estratégias escolhidas pela sua empresa.

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O significado das cores aplicado na estratégia de marketing

Agora que você chegou até aqui e já descobriu o que é essa ferramenta e por qual motivo é tão importante, vamos te ensinar como aplicá-la no dia a dia do marketing da sua empresa.

Psicologia das Cores no Marketing

A resposta do consumidor está diretamente ligada às cores utilizadas, afinal, para a maioria das pessoas as cores são capazes de comunicar e despertar emoções, sentimentos e gerar ações já pré definidas.

Para isso, nada melhor do que conhecer o que cada cor pode significar para o marketing e aprender como utilizá-las.

Então separamos aqui o significado de 12 cores, complementados pelas artes da ilustradora Linda Bouderbala com personagens da cultura pop agrupados por suas cores predominantes.

1. Vermelho

Apaixonado, agressivo, importante

Personagens da cultura pop cor vermelho

Como uma cor dominante, o vermelho acrescenta gravidade e maior consciência – literalmente, já que a cor aumenta a circulação sanguínea, as taxas respiratórias e o metabolismo.

O vermelho pode assumir uma variedade de significados, associados tanto ao amor quanto à guerra, mas o fator unificador é um senso de importância. Pense no tapete vermelho.

Tons mais claros enfatizam os aspectos energéticos do vermelho – incluindo a juventude – enquanto os tons mais escuros enfatizam o poder e até a durabilidade, como uma parede de tijolos.

2. Laranja

Brincalhão, energético, barato

Personagens da cultura pop cor laranja

Compartilhando os aspectos energizantes do vermelho, mas em um grau mais seguro, o laranja é uma boa maneira de adicionar excitação a um local sem gravidade.

É geralmente brincalhão, e alguns afirmam que cria pressa e o impulso. Pode até significar saúde, sugerindo vitalidade e vibração.

Aprenda também: Como Automatizar o WhatsApp e quais as Melhores Ferramentas para Automação

3. Amarelo

Feliz, amigável, alerta

Personagens da cultura pop cor amarelo

Amarelo é uma cor estranha: é frequentemente associada à felicidade, mas também ativa o centro de ansiedade do cérebro.

Como o vermelho e o laranja, ele é capaz de estimular e revitalizar – é a cor dos sinais de alerta e dos táxis -, no entanto, use o amarelo claro com moderação por causa das possíveis conotações negativas.

Tons mais claros reproduzem os aspectos de felicidade, lembrando os usuários do verão e do sol.

Tons mais escuros, incluindo dourado, adicionam mais peso e dão uma sensação de antiguidade.

4. Verde

Natural, estável e próspero

Personagens da cultura pop cor verde

O verde representa principalmente o ambiente e o ar livre, por razões óbvias, tornando a escolha clara para sugerir a natureza e uma qualidade orgânica.

Como ponte entre as cores estimulantes, quentes (vermelho, laranja, amarelo) e calmantes, cores frias (azul, púrpura), é a mais equilibrada das cores, conferindo-lhe um ar de estabilidade.

É também uma escolha popular como destaque, mas mais suavemente do que as cores mais quentes.

Na cultura ocidental, isso também representa dinheiro e segurança financeira.

5. Azul

Sereno, confiável, convidativo

Personagens da cultura pop cor azul

Azul é uma das cores mais populares em web design – e por boas razões. Você vê o azul em muitos sites porque, para simplificar, é a cor da confiança.

O azul é a cor da calma e da serenidade e, como tal, inspira segurança e sensação de segurança.

Por esta razão, o azul é uma cor frequentemente usada pelos bancos, por exemplo.

No entanto, os efeitos calmantes também fazem do azul uma cor amigável e convidativa, o que explica sua adoção pelo Facebook e pelo Twitter.

Como se isso não fosse motivo suficiente para usá-lo, o azul também é incrivelmente versátil; sua vibração tem efeitos mais drásticos do que outras cores.

O azul claro é a cor da água e do céu, por isso geralmente tem uma sensação refrescante e livre – até mesmo energizante se for suficientemente brilhante, mas ainda assim mantendo a calma e a confiança.

6. Roxo

Luxuoso, misterioso, romântico

Personagens da cultura pop cor roxo

Há muito associada à realeza, a cor púrpura cria um ar de luxo e até de decadência.

Usar um roxo predominantemente é uma maneira rápida de criar um senso de elegância ou apelo sofisticado, mesmo que seu produto tenha orçamento limitado (um efeito “caro” que é exatamente o oposto do laranja).

Tons mais claros de roxo – especialmente lavanda – lembram a primavera e o romance. Tons mais escuros adicionam mais mistério e podem até simbolizar a criatividade.

Escurecer a sombra também tornará os elementos românticos mais sensuais.

7. Rosa

Feminino, jovem, inocente

Personagens da cultura pop cor rosa

Rosa é uma cor que não funciona em muitos aspectos, mas funciona perfeitamente com o público certo.

Como a maioria das pessoas interpreta o rosa como feminino, a cor é popular para segmentar usuários do sexo feminino.

No entanto, não exagere na conexão entre feminilidade rosa, ou então você está andando em uma linha tênue entre apelar para os usuários e favorecer os estereótipos de gênero.

Suas ligações com a infância e com doces trazem à rosa um apelo doce, às vezes inocente.

É também tradicionalmente usado com temas amorosos e românticos, ao lado de vermelho e roxo claro.

8. Marrom

Terroso, resistente, rústico

Personagens da cultura pop cor marrom

Embora não seja uma escolha popular, o marrom pode, sob as circunstâncias certas, ser eficaz, no entanto.

Como a cor é associada à terra e às árvores, o marrom pode adicionar uma sensação de ar livre, maximizada quando combinada com o verde.

9. Preto

Poderoso, sofisticado, nervoso

Personagens da cultura pop cor preto

Como a mais forte de todas as cores, o preto geralmente é usado com moderação – como para texto – mas funciona bem como um elemento de cor principal (como para fundos).

Muito parecido com roxo, o preto adiciona um ar de sofisticação e elegância e também mistério, embora com muito mais ousadia e confiança.

10. Branco

Limpo, virtuoso, saudável

Personagens da cultura pop cor branco

Literalmente o oposto do preto, o branco combina bem com qualquer coisa, tornando-o ideal como uma cor secundária.

Em uma função de suporte, o branco extrai os elementos de cores mais estimulantes e pode até mesmo guiar a atenção do usuário se você souber como usá-lo.

Como cor primária, no entanto, o branco dá uma impressão que é ao mesmo tempo limpa e casta. Sua associação com a pureza pode parecer virtuosa, mas também estéril e fria.

11. Cinza

Neutro, formal, sombrio

Personagens da cultura pop cor cinza

Como o intermediário entre preto e branco, cinza exala neutralidade, ou falta de qualquer sensação particular. No entanto, nas mãos de um especialista, essa posição intermediária pode ser uma ferramenta poderosa.

Variando a vibração, o cinza pode assumir as propriedades de preto ou branco – chamando ou repelindo a atenção – para graus específicos.

Isso significa que se o preto é muito poderoso para o seu design, tente cinza escuro. Se o branco estiver muito sem graça, tente usar cinza claro.

Por si só, no entanto, o cinza é rico em características individuais. É a cor da formalidade, por isso, os que buscam aparência tradicional ou profissional tendem a se favorecer.

Ele também pode dar uma vibe deprimente, como é a cor dos dias sombrios e chuvosos. Quando usado predominantemente, pode ser um pouco subjugado, para melhor ou para pior.

12. Bege

Acentua as cores ao redor

Personagens da cultura pop cor bege

O bege pode não ser uma cor primária, mas vale a pena mencionar por causa de seus efeitos acentuados: ele assume as características das cores ao seu redor.

Embora seja monótono, seus efeitos de aprimoramento o tornam uma opção poderosa como plano de fundo ou cor secundária.

Como saber qual é a melhor cor para vender mais

Como tudo no Marketing, a escolha das cores também não possui uma fórmula mágica. Tudo é teste e deve ser estudado levando em consideração fatores exclusivos da sua empresa.

Lembre-se: A estratégia que não funcionou na sua empresa pode funcionar em outras; e vice versa.

Já sabemos que as cores são fundamentais para pensar uma boa estratégia de marketing, já que segundo pesquisa da Quicksprout, escolher a cor certa aumenta 80% do reconhecimento da marca por parte dos consumidores.

Cada uma possui um significado e comunica coisas diferentes ao público, dessa forma, saber o que se espera despertar e qual cor te leva até isso é fundamental para um melhor posicionamento no mercado.

E isso reflete diretamente na otimização da taxa de conversão (CRO) da sua empresa. Saber trabalhar com as tonalidades na criação do seu site, pode garantir que o consumidor responda de maneira positiva, aumentando a possibilidade de adquirir um potencial cliente e construir autoridade na área.

Psicologia das cores nos botões de Call-to-Action

O caso Performable

Agora vamos falar do teste do botão. A empresa Performable (adquirida pela HubSpot) quis saber se apenas mudar a cor de um botão faria diferença na taxa do conversão do seu site. Eles começaram com a simples hipótese de escolher entre duas cores (verde e vermelho) e tentaram adivinhar o que aconteceria.

  • Para verde a intuição deles foi: verde passa ideia de natural e meio ambiente, é amplamente utilizado nos sinais de trânsito para sugerir “siga” ou o movimento em frente.
  • Para vermelho as conclusões foram: a cor vermelha, por outro lado, comunica excitação, paixão, sangue e atenção. Também é utilizada como sinal de pare. Vermelho também é conhecido por chamar atenção.

Então no Teste A/B entre verde e vermelho a cor campeã certamente foi a verde, por ser mais amigável. Isso foi o que eles acharam; o botão vermelho superou o verde por 21%.

É importante ressaltar que nada foi mudado, além da cor do botão: mais pessoas (21%) clicaram no botão vermelho do que no verde. Todo o resto continuou igual na página (como pode ver acima). Logo, foi a cor que fez a diferença.

O que evitar na hora de escolher as cores

Ao falar em psicologia das cores, não estamos falando em gostos pessoais, mas sim, sobre resultados comprovados.

Isso significa que preferências próprias e senso comum devem ser deixados de lado. É normal que cada pessoa se sinta mais atraída por determinado tom, mas aqui não estamos falando sobre o que é mais bonito ou o que agrada mais a quem cria, mas sim sobre o que pode otimizar os resultados do Marketing da sua empresa.

Esqueça o senso comum

Nada de passar a diante essa ideia de que rosa é para meninas e que azul é para meninos, ok? 😉

Assumir uma ideia baseada em preconceitos e senso comum não é nada interessante para o posicionamento da sua marca. Para decidir quais cores serão escolhidas e direcionadas a determinados públicos é necessário buscar referências científicas.

Segundo Eva Heller no livro Psicologia das Cores: “Como As Cores Afetam a Emoção e a Razão”, o rosa é a cor favorita de menos de 5% das mulheres, contrariando estereótipos.

Foco total nos clientes

Lembre-se: Uma boa estratégia de marketing sempre coloca o consumidor como parte mais importante.

Nada de escolher uma cor baseando-se nos seus gostos pessoais ou de qualquer outra pessoa que faça parte da equipe de criação. Estamos falando de uma ferramenta muito útil, mas que precisa ser bem fundamentada para trazer os resultados esperados.

O mais importante é conseguir analisar quais sentimentos a marca deseja despertar no público, transmitindo os valores da empresa a partir dos significados de cada tonalidade.

Use as cores com sabedoria

Como uma boa ferramenta de marketing, pensar na execução é fundamental. Não basta saber quais cores escolher, mas também é necessário entender como utilizá-las.

Prefira uma cor neutra como principal, lembrando sempre de manter a leveza e suavidade aos olhos. Não esqueça de escolher no máximo três cores para trabalhar, o excesso pode deixar o visual confuso e poluído.

Não esqueça a acessibilidade

Compreender e incorporar o conceito de representatividade é garantir um posicionamento de marca pertinente com a realidade social.

É sempre importante falar sobre acessibilidade, afinal, estima-se que o daltonismo atinge 5% da população mundial.

Quando pensamos no uso das cores, não podemos esquecer de que nem todas as pessoas acessam a mesma informação do mesmo modo.

Os tons de verde e vermelho podem causar problemas de visualização para daltônicos, por isso priorizar os tons neutros pode ser um caminho acessível.

E pra fechar, separamos aqui este infográfico MUITO legal do Viver de Blog para você aprender ainda mais sobre a psicologia das cores e como este recurso pode otimizar seus resultados no marketing.✌🏾

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