Omnichannel: Integre Seus Canais de Vendas e Aumente os Resultados

Omnichannel: Integre Seus Canais de Vendas e Aumente os Resultados

Uma tendência que está cada vez ficando mais forte é o Omnichannel. Independentemente do tipo de negócio que você tenha, é possível apostar nisso como uma forma de aumentar seus resultados de venda e criar mensagens pra esse novo perfil de consumidores que está crescendo no mercado: um cliente conectado 24 horas por dia que exige uma atenção maior, sendo sua loja física ou online.

As empresas de maior sucesso estão voltando suas atenções para esse tipo de estratégia. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), unidade de inteligência e pesquisa do Grupo Padrão, em parceria com a OnYou, há uma forma unificada de lidar com os clientes

Das 200 empresas analisadas, todas possuem atendimento telefônico (conhecido como call center), 96% oferecem e-mail para contato e ainda estão presentes nas redes sociais. E todas, claro, com um índice alto de sucesso ao resolver os problemas do cliente.

Então investir em Omnichannel pode representar um diferencial estratégico importante pro seu negócio.

Mas o que é Omnichannel?

Agora que já explicamos a importância do Omnichannel, chegou a hora de falar da definição pra que você compreenda melhor.

Omnichannel é uma abordagem de vendas através de vários canais que proporciona uma experiência interessante pro cliente.

Todos os meios de contato com esse consumidor, integrado com as formas de comunicação e atendimento disponíveis na empresa (websites, redes sociais, vendedores e etc.) são vistos de forma conjunta pra transformar a experiência desse cliente com a sua marca na melhor possível.

E se você pensa que é muito difícil, se engana – mas é necessário planejamento.

Um exemplo de Omnichannel é quando você está no Facebook e pode comprar ou adquirir um desconto através do aplicativo da marca.

Ou, então, quando está lendo um texto de blog e tem acesso à coleção exclusiva direto desse post.

A partir do momento que os vários canais disponíveis na sua empresa conversam entre si e fazem parte de uma estratégia pra atrair e captar leads, podemos chamar isso de Omnichannel.

Mas, como já falamos, é necessário planejamento para que isso dê certo.

Como fazer uma estratégia eficaz de Omnichannel?

Através do Omnichannel é possível melhorar os serviços/produtos que a sua empresa oferece, as vendas, a fidelização desses clientes e até mesmo a imagem da sua marca.

Então como criar uma estratégia que realmente funcione e, assim, ter todas essas vantagens no seu negócio?

Antes de tudo você deve conhecer a sua persona. Através desse conhecimento, você pode ter diversas informações que vão contribuir pro sucesso da sua estratégia de Omnichannel.

Você deve também ter uma análise real dos canais de comunicação e vendas disponíveis para a sua empresa – qual o principal canal de acesso desses clientes, qual o tempo de resposta e várias outras informações relevantes pra investir no Omnichannel.

Lembre-se que a experiência do cliente é o foco, então é melhor investir na quantidade de meios a partir dos quais a sua empresa pode realizar um atendimento eficaz do que ter dezenas de canais e não conseguir atender à demanda da melhor forma.

E essa análise inclusive pode indicar se é necessário aumentar o seu time de atendimento ou investir em uma nova ferramenta.

Outra dica interessante é integrar os canais de venda aos de relacionamento. Ambos são importantes, mas juntos podem elevar o nível do seu negócio de forma rápida e prática.

Quanto mais você conhece o seu cliente, mais formas de melhorar a experiência dele no contato com o seu negócio você vai ter.

Como saber se a minha empresa está pronta pra investir em Omnichannel?

Empresas com mais tempo no mercado estão investindo muito em Omnichannel, mas nada impede que o seu negócio que acabou de começar possa investir também.

Utilize os canais de comunicação com o seu cliente e comece a apostar na melhoria da experiência desses clientes.

Quais reclamações ou sugestões eles mais dão? Quanto tempo demora até que a comunicação seja feita? Lembra quando falamos de analisar os canais disponíveis?

Então comece agora e analise melhor a situação atual do atendimento e das vendas no seu negócio. Assim você poderá ter ideias de promoções ou descontos pra melhorar suas vendas, por exemplo.

Omnichannel é uma das diversas estratégias utilizadas pra alavancar seu negócio, assim como o Marketing DIgital. Portanto, quanto mais conhecimento você adquirir e aplicar, mais maneiras de melhorar suas vendas você terá.

Qual a sua opinião sobre o omnichannel? Deixe aqui embaixo nos comentários.

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