PageRank: Aprenda Tudo Sobre Essa Importantíssima Métrica do Google

PageRank: Aprenda Tudo Sobre Essa Importantíssima Métrica do Google

Quando falamos em Marketing Digital, uma das principais ferramentas utilizadas é o Google. Esse meio de pesquisa se tornou fundamental para qualquer estratégia envolvendo o mundo online.

Entre os diversos pontos importantes que você deve conhecer, o PageRank deve ganhar um peso enorme.

Isso porque a sua compreensão disso determina o sucesso de qualquer ação envolvendo o mecanismo de busca do Google.

Mas afinal de contas, o que é PageRank? Qual a sua real importância no sucesso da sua estratégia digital?

O que é PageRank?

PageRank é uma métrica que se baseia na quantidade e qualidade de links que um site recebe desde o momento da sua criação. Isso serve para medir a autoridade de uma página na web.

Mas não é tão simples quanto parece. Vários critérios são analisados pra que uma página tenha um bom resultado.

Cada site recebe uma nota dada pelo Google de 0 a 10, sendo a maior nota a mais desejada.

Essa nota é estipulada através de vários meios. Outros sites que fazem referência ao material da página, incluindo links direcionados, são uma forma de estabelecer essa nota de PageRank.

Entre essas formas existe o link juice, que é transmitido de um site para o outro quando há uma recomendação. Isso quer dizer que quanto mais links estiverem presentes na página, menor será a parcela de PageRank de ambos que vão transmitir.

Para você ter noção do quanto essa escala é importante, especialistas em SEO planejam suas estratégias a partir das informações obtidas através dessas métricas. É por meio dessa nota que é possível identificar as páginas com as melhores performances do site.

Importância do PageRank

Além disso, o desempenho do site contribui e muito pras estratégias de mídia paga envolvendo o Google. Por exemplo, o Google Ads pode ser usado de diversas maneiras.

Contudo, se o seu site não tiver uma boa performance, você vai gastar sua verba e não terá um resultado positivo. Em outras palavras, vai jogar seu dinheiro fora.

Até 2016, o PageRank era acessível ao público. Hoje em dia, ainda que não seja mais exposto assim, essa métrica ainda é muito importante. Quando falamos isso, estamos falando de sites institucionais e também lojas virtuais.

As lojas virtuais precisam estar “à vista” pra solucionar o problema do consumidor. Lembre-se: acessos podem gerar vendas ou leads, mas tudo começa com um clique do usuário.

Já os sites institucionais não possuem um papel tão efetivo quanto os e-commerces, mas são fundamentais pra estabelecer credibilidade diante do mercado e do seu público-alvo.

Inclusive, um dos principais desafios é formular alguns pontos importantes no site.

Veja aqui → 10 Super Dicas pra Transformar Seu Site num Campeão de Credibilidade

Agora que você percebeu a importância do PageRank pro seu negócio, chegou a hora de saber como otimizar seu site pra ter uma nota alta.

Pra começar, fique atento com alguns pontos que são considerados nessa hora.

Como ter um bom desempenho de PageRank

Pra começar, a velocidade do carregamento da página. Independente se o acesso for pelo celular ou pelo PC, você deve observar em quanto tempo as informações da sua página carregam.

Pense que quanto mais tempo esses dados demorem para carregar, menos chances de concluir um negócio e maior a chance desse lead ir para um concorrente.

Outro ponto importante é relacionado ao domínio. Assim como o alojamento e o endereço IP, ter um bom desempenho nessas áreas são essenciais pra qualquer estratégia de SEO e de um site com bom índice de PageRank.

Leia também → 14 Dicas Sensacionais de SEO pra Otimização de Sites no Google

Outro ponto importante são os dados sobre o autor da página e também a capacidade de oferecer conteúdo relevante pro seu público-alvo.

Por meio disso, é possível melhorar naturalmente o seu posicionamento no ranking do Google.

Lembre-se também que é um conjunto de ações dentro do seu site que contribui pra um bom desempenho do PageRank.

Então tenha constância nessas melhorias assim como observe esses pontos importantes no seu site.

E aí, como você trabalha a otimização do seu site? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

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