Permalink: O Que é e Como Pode Ajudar no Ranqueamento do Seu Site

Permalink: O Que é e Como Pode Ajudar no Ranqueamento do Seu Site

A cada dia que passa fica mais difícil garantir um bom ranqueamento dos nossos sites. Sempre nos deparamos com algumas surpresas e novidades para aplicarmos em nossos conteúdos.

E, de vez em quando, surge uma nova estratégia para aprimorarmos e acrescentarmos nas nossas páginas. Uma delas que talvez você já tenha usado, mas ainda não conheça é o permalink.

De início, pode parecer algo que pouco contribui com seu ranqueamento, mas acredite: investir no permalink pode fazer a diferença.

É só saber usá-lo da melhor maneira pro crescimento de seu site. Confira abaixo o que é permalink e como ele pode ajudar no ranqueamento do seu site.

O que é permalink?

Ao pé da letra, permalink é, como o nome já condena, um link permanente. Ele é o endereço de cada página do seu site.

Sendo assim, é por meio do permalink que os sites de busca reconhecem o conteúdo de cada uma de suas postagens.

Ele nada mais é do que a URL completa que seus leitores observarão ao navegar pelo seu site.

O “permanente” diz respeito ao fato de que esse link não se altera. Então, mesmo que você venha a alterar o conteúdo daquela postagem, o link permanece o mesmo.

Portanto, ao criar um conteúdo no seu site, você define como que será a estrutura do seu link de acesso, de modo a contribuir com as buscas e, dessa forma, com o ranqueamento delas.

Por que o permalink é tão importante?

Os permalinks irão ajudar o seu site a ter um bom ranqueamento, pois o conteúdo dos links é utilizado pelos sites de busca, visto que o Google, por exemplo, considera as URLs como um fator de busca.

Então eles também contribuem para uma boa posição nas buscas, pois informam aos sites de busca a relevância do seu conteúdo.

Ainda é ótima forma de seus leitores observarem de que se trata o conteúdo de determinada postagem sem nem ao menos abri-lo (por exemplo, no WhatsApp).

Além de deixar seu link mais atrativo esteticamente (sem aquele excesso de números ou letras aleatórias, que não dizem respeito ao conteúdo do site ou do artigo em questão).

Como devo estruturar meu permalink?

Na opção “permalink” do seu painel, você observa os possíveis formatos e constrói o link que achar ideal pra cada página. Você decide como ele será estruturado, mas é importante tomar alguns cuidados.

Primeiro de tudo, o ideal é que ele não seja muito longo. Um permalink simples é mais prático e atrativo aos usuários.

Também é muito importante que o permalink represente o conteúdo principal do post, podendo conter suas palavras-chave ou, até mesmo, que contenha o nome de cada uma das postagens.

Outro recurso que as plataformas oferecem é adicionar no permalink a categoria do post. Assim, você consegue intensificar as buscas de modo a agrupá-lo dentro de um conteúdo mais global.

O mais adequado é seguir a estrutura: seudominio.com/categoria/post.

Não é tão necessário, mas, a depender do tipo de conteúdo do seu site, você também pode colocar datas nos permalinks.

De qualquer forma, pense bem se elas serão, de fato, necessárias, pois os leitores costumam procurar por conteúdos mais atualizados, fazendo com que as datas afastem os usuários por não darem tanto credibilidade à postagem.

Posso alterar o permalink?

Você até pode mudar o permalink, mas isso não é aconselhável caso queira impulsionar o seu site nas buscas.

Depois que seus posts já estiverem publicados, mudar o permalink deles pode causar problemas de indexação no Google.

Isso porque aquela página será considerada pelos sites de busca como uma postagem nova. Assim, eles terão que impulsioná-la novamente “do zero”.

O formato antigo deixa de ser utilizado, alterando novamente os índices nos sites de busca e, possivelmente, alterando o link das páginas favoritadas pelos seus leitores.

Outro risco que você pode correr é de os buscadores passarem a diminuir o ranqueamento do seu site por reconhecerem que ele possui links que não são mais válidos.

Caso seja muito necessário que você altere o permalink de alguma postagem, a melhor maneira de fazer isso, evitando que os sites de busca deixem de impulsionar seu site, é utilizando o redirecionamento de página.

Assim, o leitor irá compreender que houve uma mudança na página e os sites de busca vão compreender que, na verdade, aquela página teve seu link atualizado.

E você tem alguma dica sobre permalinks pra complementar? Compartilhe aqui embaixo nos comentários.

Deixe seu comentário