Philip Kotler: 8 Ensinamentos Que Podemos Aprender Com o Pai do Marketing

Confira agora 8 lições que aprendemos com Philip Kotler, considerado o pai do Marketing e que podem transformar a estratégia da sua empresa.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Um ponto importante que todo profissional da nossa área deve ficar ligado, é que conhecer o pensamento de grandes referências é fundamental na hora de escolher suas estratégias. Mas não só, é impossível falar em marketing sem citar o nome de seu ”pai”: Philip Kotler.

Sabe aquele papo de construir autoridade em alguma área? No mundo do marketing, Kotler é uma delas, já que é considerado um grande especialista e suas ideias são pertinentes até os dias de hoje.

Então, bora descobrir mais sobre ele e toda a sua visão sobre o marketing?

Continue a leitura!

Quem é Philip Kotler?

Antes do marketing bombar no mercado, lá em 1967, Philip Kotler já tinha lançado a sua primeira obra. Depois disso, se tornou autor de mais de 50 títulos que já alcançaram o mundo todo, sendo traduzidos para mais de 20 idiomas e com milhões de cópias vendidas.

Muito bom, né? Sendo assim, compreender os caminhos que Kotler trilhou até aqui é muito importante para compreender a história do marketing que a conhecemos hoje.

O pai do Marketing nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, na década de 30. É mestre em economia pela Universidade de Chicago e doutor pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts, o MIT.

Mas engana-se quem pensa que ele parou por aí, além desses diplomas, Philip Kotler ainda fez pós-doutorado em matemática na Universidade de Harvard e também em ciências comportamentais na Universidade de Chicago.

Mas não é só o currículo dele que é referência, ao longo do tempo ele foi apontado diversas vezes como um grande nome, como por exemplo. Em 2005, Kotler foi considerado pela Financial Times o quarto maior ”guru” de negócios de todo o mundo e em 2008 a The Wall Street Journal o classificou como o sexto pensador mais influente do mundo dos negócios, por exemplo.

Atualmente, é professor na Universidade Northwestern, em Illinois (EUA) e também conselheiro do The Marketing Journal, suas palestras ao redor do mundo são super cobiçadas.

O que é o conceito de marketing pela sua visão?

Para Kotler, não podemos separar o marketing de uma visão econômica. Isso não significa que o pensamento deve estar somente no preço e na receita que o marketing gera, mas também, sobre como alguns pontos interferem diretamente nos ganhos e que não basta apenas pensar em lucros para a empresa, é importante centralizar a estratégia no bem estar do consumidor.

Em outras palavras, o marketing deve conseguir compreender quais são as dores e as necessidades dos consumidores para assim, planejar os objetivos e as estratégias e conseguir alcançá-los.

Além disso, para Philip Kotler, o marketing não é somente um processo administrativo, mas também social, o que nos direciona para a importância de oferecer produtos e serviços que agreguem valor a quem os consome. Isso fica nítido na seguinte frase do economista:

”Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos.” (Philip Kotler)

Como Philip Kotler contribuiu para o Marketing ser o que é hoje

Como já dito anteriormente, antes mesmo do marketing se tornar essa grande potência, Kotler já trabalhava esse conceito em seus escritos e ações, o que contribuiu muito para o cenário que vivemos atualmente.

A partir de seus estudos, ele identificou que o foco das empresas não deveriam estar centrados em quanto ganhariam com vendas. Mas sim, em como satisfazer seus clientes e como tornar seus produtos benéficos e atrativos para o mercado.

Isso fez com que o que até então seria visto, somente, como um processo de vendas para se tornar algo que tenha um impacto real na vida das pessoas, não sendo mais restrito apenas a um marketing para empresas, mas também, para outras instituições, como organizações não governamentais (ONGS), por exemplo.

Em outras palavras, ampliou o conceito de marketing em si, mas também desenvolveu novos, como o marketing social e o demarketing.

8 Ensinamentos de Kotler sobre o Marketing

Nada melhor na hora de estudar os pensamentos de uma grande referência do que ter acesso a uma lista de ensinamentos que podem ser utilizados na hora de pensar estratégias para a sua empresa, carreira profissional ou até pessoal.

Por isso, separei 8 dicas valiosas que o pai do Marketing nos trouxe e que podem ser muito úteis para a nossa realidade. Leia com atenção e aproveite:

1. O Marketing ”tradicional” não é mais relevante

Kotler nos ensinou que aquele marketing que só foca em outdoor, por exemplo, não tem mais relevância no mercado.

Isso se dá porque antigamente, os consumidores só recebiam as informações oferecidas pela publicidade, ou sejam, só aquilo que as empresas consideravam importante expor.

Segundo ele, um novo marketing visa o avanço da tecnologia, tendo seu principal foco nas mídias sociais em um relacionamento mais próximo e personalizado com os consumidores.

Já com a transformação digital, qualquer pessoa pode ter acesso à informações relevantes, basta jogar qualquer palavra chave em um buscador, como o Google e também podem aproveitar suas conexões nas redes sociais para ter acesso a depoimentos de quem já comprou ou utilizou algum serviço, por exemplo.

2. Foque em Marketing Social

Sabe aquele papo de que é importante que o marketing tenha um impacto real na sociedade? Pois é, essa ideia de um marketing que tenha um olhar social mais aguçado vem de Kotler.

Segundo ele, empresas que defendem, em seus princípios, alguma causa importante para a sociedade, acabam sendo vistas de uma forma melhor do que empresas que não possuem ou que tenham um posicionamento de marca que vá contra o que seus consumidores acreditam.

Um bom exemplo disso, é o avanço da discussão de representatividade no marketing e a necessidade de pensar estratégias que potencializem a diversidade, mas não só no mercado publicitário, mas também nas equipes que constroem essas ações.

Isso, em outras palavras, significa que uma boa empresa deve colocar a experiência do seu consumidor em primeiro lugar, não somente os interesses de seus negócios.

Outro bom exemplo é que, antigamente, a maioria das empresas de cosméticos não se importavam com o fato dos testes serem realizados em animais, mas com a pressão dos movimentos sociais, consumidores e incluindo a proibição dos testes em muitos países, muitas empresas abriram mão dessa prática.

Podemos dizer que, propositalmente ou não, isso acaba trazendo uma imagem positiva para a empresa, certo?

3. Personalize o Marketing da sua empresa

Outro ponto importante para Philip Kotler é que um marketing que não personaliza a experiência de cada cliente não dá tão certo assim.

O mercado cada vez está mais concorrido e, convenhamos, não é só a sua empresa que busca se destacar frente a concorrência. Dessa forma, todo diferencial é bem vindo.

Os consumidores, com tanto acesso a informação, hoje em dia acabam sendo mais exigentes e buscam produtos e serviços que consigam solucionar de maneira eficiente suas dores e problemas.

Hoje em dia, com a concorrência grande e os consumidores mais exigentes, é preciso que seu produto se aproxime o máximo possível das necessidades dos seus clientes. Segundo Kotler:

“Um dos clichês mais populares em marketing, hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre superando a expectativa dos clientes. Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los.”

Sendo assim, é preciso conhecer quem é o cliente da sua empresa, saber quais são suas necessidades e como se comunicar com esse público. Sabe o conceito de persona? Foi desenvolvido a partir dessa ideia de Philip Kotler.

Incrível, né?

4. Inovação é importante

Ninguém gosta de viver sempre o mesmo, certo? E isso também implica no marketing.

De acordo com Kotler, não há como uma empresa alcançar o sucesso se não inovar seus sistemas e estratégias. Isso pode ser explicado pela concorrência do mercado, mas também sobre cada dia as pessoas se tornarem mais exigentes em relação ao que consomem. Em suas palavras:

“As empresas, além de desenvolver novos negócios, precisam enxugar, colher ou mesmo abandonar negócios antigos, exauridos, de modo a liberar recursos e reduzir custos.”

De forma mais direta? Quando uma empresa deixa de inovar, ela acaba caindo em esquecimento.

Um bom exemplo são as multinacionais responsáveis por lançarem dispositivos móveis. Com o avanço da tecnologia, caso escolhessem não repaginar seus produtos, não sobreviveriam a chegada dos smartphones.

E, como a gente percebeu ao longos do anos, nem o famoso jogo da cobrinha pode desbancar esse processo, correto?

5. Planejar segue trazendo bons resultados

Quem trabalha com marketing sabe que os resultados não aparecem da noite pro dia, né? E é por esse motivo que saber planejar as estratégias de uma empresa e ainda mensurar os resultados que espera obter é fundamental.

E isso também é um ensinamento valioso que Philip Kotler nos trouxe. Segundo ele, por mais difícil que seja conseguir planejar a longo prazo os passos de uma empresa, ainda assim é importante desenhar um futuro e saber como alcançá-lo.

”As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.” (Philip Kotler)

Além disso, não podemos esquecer de manter as ações de marketing alinhadas com o planejamento estratégico de uma empresa, afinal, isso diminui a taxa de erros que podem ser cometidos.

6. Construa um bom relacionamento com os clientes

De acordo com Kotler, garantir que seus consumidores se sintam parte da marca e participem do processo criativo e do desenvolvimento é muito importante para o relacionamento.

Isso pode se dar tanto na forma de se comunicar com esses clientes, como em criar campanhas que potencializem uma cocriação dos produtos de uma empresa.

Isso aumenta a credibilidade de uma marca e permite que seus clientes participem de maneira efetiva. Muitas empresas, citadas inclusive pelo economista, alcançaram sucesso em suas estratégias por construírem esse relacionamento, como é o caso de marcas como Lego e Doritos, por exemplo.

Segundo Kotler:

”Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”

7. Saiba a importância do Marketing pra sua empresa

Um dos ensinamentos mais importantes de Philip Kotler: Valorize o que o marketing pode fazer pela sua empresa!

Papo reto, viu? O marketing não é só um departamento de uma empresa, mas sim, um ponto fundamental que interfere em todos os outros setores e  garante que um negócio alcance seus melhores resultados.

8. Invista na construção da sua marca

Uma boa marca se diferencia de qualquer concorrência que pode aparecer no mercado.

É muito importante que ao investir em construir uma marca, o foco seja em garantir que a experiência que os clientes da sua empresa vão encontrar seja única, o que mais pra frente pode resultar em uma fidelidade.

Aqui é a hora que Kotler nos mostra que o mais importante não está no valor que se é cobrado ou no lucro que gera para o negócio, mas sim, em como um produto ou serviço pode agregar valor na vida de um cliente a ponto de, independente do valor que essa pessoa precise pagar, ela fará simplesmente por acreditar em sua marca.

5 coisas que Kotler nos ensinou sobre o Marketing Digital

Kotler tem em sua trajetória diversos ensinamentos importantes e que não estão limitados ao conceito de marketing, somente.

Engana-se quem pensa que parou por aqui, antes de finalizar, vamos descobrir quais lições sobre marketing digital o pai do marketing nos deixou, confira:

1. Construa sua presença online

Como já disse anteriormente, para Kotler o novo marketing se faz através das mídias sociais e por isso é importante construir a presença online de uma empresa.

Aquele papo de quem não é visto não é lembrado cabe muito bem aqui, afinal, é importante que você esteja onde seu público também está, inclusive para construir estratégias de enfrentamento.

2. Opere pelo funil de vendas

Não esqueça do funil de vendas! Essa é uma dica valiosa e que, pode parecer boba, mas é bastante pertinente quando o assunto é marketing.

De acordo com Kotler, toda empresa deve possuir um funil de vendas:

  • Prospectar clientes;
  • Entender quais são as dores que precisam ser solucionadas;
  • Desenvolver soluções;
  • Fazer a proposta;
  • Negociar os contratos;
  • Vender

3. Invista em vendas online

Com o avanço da tecnologia, se tornou cada vez mais dispensável você se deslocar até a um espaço físico para finalizar uma compra.

Conseguir resolver inúmeras questões online, com um computador ou smartphone nas mãos acaba influenciando na experiência do usuário e isso é muito bom também.

4. O design segue sendo importante

Ponto chave dos ensinamentos de Kotler: não deixe de pensar em um design para a sua marca que influencie os usuários e faça com que eles identifiquem que o design é seu! <3

Isso se dá porque é a partir desse momento que a gente consegue criar um modelo de design, focado nos consumidores e também na experiência do usuário e garantir que isso seja interessante para nossos clientes é fundamental.

5. O Storytelling é

De acordo com Kotler, investir na construção de uma marca e relacioná-la com o ato de contar boas histórias para ilustrar a teoria é um ponto massa a ser explorado.

Isso possibilita que você se torne ainda mais próximo do seu público e que tenha uma visão mais pontual em como utilizar o storytelling a seu favor, então: atente-se nos mínimos detalhes, selecione o que é de fato importante e encontre a melhor maneira de se relacionar com o público da sua empresa.

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Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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