Crie Um Bom Planejamento de Marketing do 0 e Veja Seus Resultados Decolarem

Planejamento de Marketing
Descubra a importância de construir um bom planejamento de marketing para a sua empresa e veja seus resultados decolarem de uma vez por todas.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Se você chegou até aqui é porque sabe a real importância de um planejamento de marketing para o seu negócio. É esse documento que te orienta como crescer, te ajuda a analisar o que pode estar errado e atrapalhando resultados ou até mesmo compreender qual o seu papel na equipe de marketing.

É a partir disso que você consegue determinar os objetivos e definir quais caminhos devem ser trilhados para te ajudar a ter bons resultados.

Quer saber como construir o seu planejamento de marketing?

Continue a leitura!

O que é um Planejamento de Marketing?

Podemos chamar, em outras palavras, de um documenta que une todo o planejamento das estratégias de marketing de uma empresa em determinando período.

É uma das ferramentais mais importantes para a gestão de marketing, afinal, é por meio desse documento que é possível orientar-se sobre o que deve ser cumprido para alcançar os objetivos determinados.

O mais importante é que esse planejamento se ajuste à realidade da empresa e que respeite que não existe nenhuma receita pronta e que promete mil resultados.

Além disso, é um documento que deve ser utilizado durante todos os processos, seja para consulta ou até mesmo para discussão. Não deixe ele esquecido na sua pilha de papéis ou naquela pasta que você não abre no computador!

Por que devo investir em um Planejamento de Marketing?

Se toda empresa soubesse que uma das formas de garantir bons resultados é criando um bom planejamento de marketing, muitas não adiariam ou parariam de ignorar esse importante documento.

Engana-se quem acredita que pensar no marketing de uma empresa esteja somente ligado ao template bonito que será utilizado para produzir as peças gráficas das mídias sociais ou até mesmo aquele cartão de visita super atrativo para aumentar o alcance do seu negócio.

Tudo isso é importante e faz a diferença, mas tudo poderia ser ainda melhor se houvesse uma estratégia real impulsionando cada uma de suas ações.

Outro ponto importante é compartilhar o planejamento de marketing como toda a equipe. Essas ideias não podem ficar guardadas somente entre os líderes, afinal, se é a equipe como um todo que executa, nada mais justo do que compartilhar os direcionamentos com a peça fundamental de toda a negociação.

É por meio de um planejamento de marketing que é possível:

  • Embasar a tomada de decisões do seu negócio a partir de dados, pesquisas e análises;
  • Otimizar os investimentos em marketing, evitando desperdícios e mensurando os resultados;
  • Melhorar a comunicação interna, aumentando a motivação dos colaboradores e a integração entre os profissionais;
  • Mapear o cenário, identificando quais são as melhores oportunidades e os piores riscos;
  • Gerar resultados de curto, médio e longo prazo.

Como desenvolver um bom Planejamento de Marketing?

O primeiro passo, sem dúvida, é compreender como o planejamento pode ser relevante para o seu negócio e ainda ser uma ótima ferramenta para otimizar seus resultados.

Não caia nas justificativas rasas de falta de tempo, organização ou que há “coisas mais importantes”. O planejamento de marketing é FUNDAMENTAL para uma empresa de sucesso.

Para construir esse documento, é importante pesquisar, analisar e refletir sobre as suas estratégias e sobre o mercado.

Além disso, é muito importante saber identificar a realidade da empresa e alinhar esse planejamento com o posicionamento da marca, missão, valores e quais os principais objetivos.

Lembre-se: um bom planejamento de marketing deve ser construído por todos, então envolva não só a sua equipe de marketing, como também, integre com o time comercial, de vendas, atendimento e veja seu planejamento tomar forma e direcionamentos que trazem resultados.

Para te ajudar a construir o seu planejamento de marketing, separei X etapas que você deve investir:

1. Diagnóstico da empresa

Nada como quando uma empresa aceita e sabe fazer uma auto análise sobre a situação atual da empresa. É importante incorporar cada informação, como por exemplo, o número de funcionários, volume de vendas, recursos, objetivos e posicionamento atual.

Isso permite que o planejamento seja adequado para a realidade do seu negócio e o melhor de tudo: esteja alinhado com os objetivos e estratégias definidas.

2. Análise da concorrência e do mercado

Não é possível construir um planejamento sem antes analisar a concorrência e o mercado como um todo. É a partir essas informações que é possível analisar a atuação da concorrência, como se comunicam com o público alvo, quais divulgações são investidas e quais resultados alcançados.

E não pense que para por aí! É importante analisar cada uma das informações para que você possa:

  • Gerar insights para as suas estratégias;
  • Conhecer tendências de mercado e a movimentação da concorrência;
  • Identificar qual a é o posicionamento da sua empresa no mercado;
  • Mostrar boas oportunidades para a sua empresa.

3. Saiba quem é seu público alvo

Para construir um bom planejamento de marketing, é importante ter um público alvo bem definido.

É para esse público especifico que você direcionará suas estratégias no planejamento, para isso, definir qual a persona, seus comportamentos, expectativas e dores a serem solucionadas deve ser uma descrição sintetizada do cliente ideal da sua empresa.

Lembre-se que você pode pensar seus conteúdos e abordagens direcionados a esse público alvo.

4. Defina o posicionamento da empresa

Outro ponto super importante é como a sua marca se posiciona, em outras palavras, como a sua empresa é vista pelo público alvo.

É a partir disso que a imagem da sua empresa é construída e por isso, é um ponto que requer bastante atenção.

Essa é uma das características que mais despertam a atenção do público, convidando-o a se identificar com a marca e influenciando decisões de consumo.

Lembre-se que esse posicionamento deve transparecer na comunicação da sua empresa, ok?

5. Defina KPIs

Os indicadores de sucesso são ótimos aliados para avaliar se você está próximo de atingir seus objetivos e o que está te impulsionando ou atrapalhando para conquistar isso.

Em outras palavras são métricas, mas estão diretamente ligadas aos objetivos da sua empresa e basicamente mostram se o planejamento de marketing tem dado certo ou não.

6. Saiba qual é o orçamento

Um ponto importante e que muitas vezes é ignorado durante a construção de um planejamento de marketing é saber identificar quais equipamentos e ferramentas precisarão ser utilizados e qual valor será investido para alcançar todos os objetivos.

Durante o processo há inúmeros gastos, desde o treinamento dos funcionários até campanhas de mídia paga e até mesmo despesas como internet, telefone ou energia.

7. Defina os prazos e responsáveis

Um ponto importante é viabilizar a execução do planejamento, isso se dá, definindo os prazos das ações e quem são os responsáveis por cada etapa do processo.

Este é o momento certo para verificar se os prazos são coerentes e possíveis e também permite que toda a equipe envolvida consiga visualizar quem está responsável por cada coisa.

Como colocar o Planejamento de Marketing em prática?

Há quem foque em estruturar todo o planejamento de marketing de uma empresa, mas não leva tão a sério a hora de executá-lo.

Saiba que esse é um dos principais erros que fazem com que o planejamento não dê os resultados esperados.

Para conseguir colocar o planejamento de marketing em prática, desmembre o documento em algumas etapas e com isso, viabilize a execução de cada atividade.

Além disso, construa um plano de ação para orientar a execução da estratégia. Nessa etapa, é importante ficar ligado nas atividades que precisam ser desempenhadas, o prazo, como devem ser feitos, quem é responsável e qual o orçamento disponível.

O documento deve ser acessível para todos os colaboradores e ser revisto sempre que necessário!

Em resumo…

Um bom planejamento de marketing, quando bem estruturado, é capaz de direcionar um negócio e viabilizar que as ações planejadas sejam executadas.

É a partir de uma análise da realidade da empresa que se torna possível criar boas estratégias. Aproveite esse documento para analisá-lo sempre que precisar, afinal, ele deve estar com você em todos os momentos para que o resultado esperado seja alcançado.

Agora que você já sabe mais sobre o planejamento de marketing e sobre o que não pode faltar no documento, chegou a hora de você reunir sua equipe de marketing e começar a pensar ou na criação do planejamento ou na execução das atividades já pensadas.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender a importância de um bom planejamento. Agora é colocar a mão na massa. Boa sorte!

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Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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