Invista na Criação de Um Podcast e Otimize Seus Resultados com Marketing de Conteúdo

Podcast
Descubra agora como criar um podcast para a sua empresa e veja os seus resultados com o Marketing de Conteúdo decolarem.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

A transformação digital tem mudado muito a forma que a gente olha para a tecnologia, mas não só, nossas rotinas tanto profissionais quanto pessoais estão cada dia mais movimentadas e isso pede inovação. O podcast é um bom exemplo e que pode além de otimizar o seu tempo, aumentar a sua produtividade.

Você já deixou de consumir algum conteúdo simplesmente por não conseguir separar um tempo para a leitura? Com o avanço da internet, muitas vezes a gente acaba tendo acesso a um número maior de conteúdos, mas muitas vezes não há tempo hábil que inclua parar e se concentrar em algo.

E é aí que esses recursos de áudio entram e facilitam a nossa vida. Reserve um tempo e continue a leitura, vamos te ensinar tudo sobre o mundo do podcast!

O que é um podcast?

É um material em áudio, parecido com um rádio, mas o que diferencia e potencializa esse tipo de conteúdo é que ele é feito sob demanda e não tem momento certo para ser ouvido.

Você pode escutá-lo no tempo livre ou até mesmo enquanto exerce alguma função, aumentando a sua produtividade diária. A facilidade de um podcast é que para escutá-lo basta dar um play, independente do lugar em que você se encontre, pode ser no carro enquanto o trânsito está parado, no ônibus, na academia, no horário de almoço e assim por diante.

O formato é bastante expansivo, você pode comunicar-se com as pessoas de diversas maneiras, propondo um caráter informativo, educacional ou até mesmo buscando o entretenimento. Tudo depende de quem é o seu público e qual o seu objetivo.

E o melhor: Atualmente para ouvir um podcast não é mais necessário acessar um site específico ou baixar o material no seu computador manualmente. Desde 2004, por criação de Adam Curry, há uma forma automatizada para acessar esses conteúdos, basta que você utilize um agregador de podcast.

Como ouvir um podcast?

Caso você se interesse por um podcast, você pode acompanhá-lo direto do seu computador ou até mesmo pelo smartphone, ouvindo diretamente de um aplicativo ou agregador de podcast, como citado anteriormente.

Pode ser ouvido online, mas também é possível baixá-lo para ouvir offline, ou seja, mesmo quando não há conexão com a internet. Por ser um conteúdo em áudio, não consome tanto os dados móveis como a reprodução de vídeos e as maiores plataformas de streaming que existem no mercado já oferecem essa opção para os usuários.

Separei alguns desses agregadores que você pode utilizar para ter acesso a esses materiais:

  • Spotify
  • Google Podcasts
  • Podcast & Radio Addict
  • Podcast Republic
  • Pocket Casts
  • Stitcher Radio
  • SoundClound
  • WeCast
  • Overcast

Como criar e estruturar um podcast para a sua empresa?

O mais legal é que você também pode criar o seu próprio podcast, utilizando-o como uma estratégia para o marketing da sua empresa. Pensando nisso, separei um checklist para você utilizar na hora de criar o seu, afinal, saber por quais caminhos percorrer na hora de utilizar um novo formato de conteúdo é muito importante.

Então se ligue nessas dicas e mão na massa:

1. Tenha um planejamento

Como tudo no mundo do marketing, investir em planejamento e organização é um ponto muito efetivo e que otimiza os resultados de qualquer estratégia.

É importante que essa etapa da criação seja vista como fundamental, afinal, é aqui que você define qual o objetivo do material a ser criado, quem deve ser alcançado e quais técnicas utilizar para atrair e fidelizar os ouvintes.

Separei alguns pontos que devem ser levados em conta na hora do planejamento para que o podcast da sua empresa obtenha sucesso:

Público

Saber com quem você irá se comunicar é muito importante, afinal, isso determina qual linguagem será utilizada e quais as melhores formas de atrair determinado público para ouvir seu podcast.

Lembre-se que um dos pilares da comunicação é ser acessível, ou seja, é importante que o ouvinte compreenda a mensagem que a sua empresa quer passar.

Concorrência

Inovação é tudo! Não tente se igualar ao modelo de outros podcast do seu nicho. É importante saber o que funciona para os seus concorrentes, mas isso não significa que esse seja o ideal para o seu público.

Como nada no marketing digital é receita de bolo, experimente e descubra o que melhor se encaixa na sua realidade. Com o tempo você vai perceber o que mais agrada e atrai seus ouvintes.

Tema

Agora é a hora de definir sobre o que você vai tratar e qual formato irá utilizar. O podcast permite que você seja super criativo, por esse motivo, é possível investir em um bate-papo com algum profissional da área, debate, algo mais informativo ou educativo, entrevista e até em storytelling.

O importante é ter autoridade no tema escolhido!

Convidados

Uma das partes mais legais em um podcast, na minha opinião, é poder trocar ideia com outras pessoas, ampliando o conteúdo a ser trabalhado e o alcance do material.

Quando você investe em convidados, indiretamente também está investindo na divulgação do seu material, afinal, é comum que essas pessoas compartilhem o podcast em suas mídias sociais o que aumenta a visibilidade e o número de ouvintes.

Personalidade

Essa é a hora de definir como você irá tornar o seu podcast mais personalizado. Tudo aqui é importante, desde o tom de voz, a forma de chamar o ouvinte, brincadeiras, jargões, entre outras tantas formas de caracterizar o seu conteúdo.

Lembre-se que por não ser um texto, a forma de se comunicar é um ponto que marca muito e acaba fidelizando ou não o ouvinte.

Frequência

É sempre importante frisar que quando começamos a investir em uma estratégia nova, é importante manter uma frequência nas publicações. Isso interfere na fidelização do ouvinte e também na credibilidade do seu material.

Por esse motivo, mantenha uma regularidade no seu podcast, escolha dias fixos e mantenha um calendário planejado dos conteúdos que você pretende trabalhar.

Muitas vezes, quando iniciamos algo, algumas dificuldades desmotivam a continuidade dos projetos, mas tenha paciência! Não pare e logo os resultados aparecerão.

CTA

Lembre-se da importância de convidar os ouvintes a realizem alguma ação. Aproveite o pico do seu podcast, seja no ínicio, meio ou fim, mas não deixe de fazer.

Você pode direcionar o público para o seu site, perfil em alguma rede social e também para uma landing page.

Página

Invista em uma landing page atrativa que possa receber os seus ouvintes e ainda ofertar algum material rico em troca, essa é uma boa forma de continuar se relacionando com seu público.

Roteiro

Esse é o auge de todo planejamento. Estruturar um roteiro é essencial para garantir que todo o assunto definido será trabalhado e para evitar que você esqueça algum ponto importante.

Mas não se prenda totalmente nele, ok? A ideia de um podcast não é fazer algo robótico, deixar o papo fluir é necessário. O roteiro é uma base que você pode seguir.

Treino

Não se cobre que logo de cara o resultado seja o esperado. Tudo nesse vida é passível de teste e junto disso, você pode experimentar diversas formas para atingir o seu objetivo.

Ligue o gravador e coloque todo o seu planejamento em prática, treine o que você estruturou e depois ouça, sozinho ou alguém que pode te auxiliar nessa avalição.

O importante é não desistir, ok?

2. Grave o seu podcast

Agora o seu podcast sai do papel e deixa de ser um planejamento para começar a se tornar real!

Há algumas coisas que devem ser levadas em consideração, buscando sempre a qualidade do material. Defina o local que você fará a gravação, preze por um ambiente silencioso e confortável. Uma boa acústica também é indispensável e pode evitar alguns trabalhos na próxima etapa que é a edição.

Além disso, ter um bom microfone pode significar muito no resultado final, evitando ruídos e captando o som da maneira correta. Você pode utilizar um microfone headset, mas é importante utilizá-lo no lugar certo, acima ou baixo da boca, impedindo que a gravação apresente ruídos e sopros.

Mas, vale a pena utilizar microfones profissionais que garantem uma qualidade maior, existem vários modelos no mercado. Outro ponto importante é sempre ter atenção em relação ao isolamento acústico. Nada de barulho da rua ou aquele famoso retorno do som.

Depois de montar o ambiente ideal para iniciar a gravação, você deve escolher um software para começar a gravar. Um bom exemplo é Audacity, que além de ser um software livre profissional, auxilia tanto na gravação quanto na edição do material.

3. Edite o material

Talvez essa seja a etapa mais complicada, caso você não tenha experiência com edição de áudios. Mas, como dito anteriormente, tudo é questão de prática e há diversas ferramentas que podem te auxiliar e facilitar esse processo.

Antes de tudo, é importante ter em mente que o material deve ser entregue com uma qualidade excelente, então, é preciso tomar um certo cuidado de que maneira esse podcast será editado.

É importante certificar que há uma cópia da gravação guardada em algum backup, para garantir que não se perca todo o trabalho caso haja algum problema com a edição do áudio.

O Audacity, como citado antes, é um ótimo software também para edição. Com ele você pode, logo de cara, melhorar a qualidade da gravação e aplicar efeitos sobre o som, como por exemplo: amplificar, reduzir ruídos, comprimir, normalizar, equalizar, entre outros. Você também pode inserir um som de fundo, caso queira.

Não esqueça de ir ouvindo aos poucos e ajustando o que considerar necessário. Essa etapa é essencial e muitas vezes mais demorada, mas o resultado final depende muito dela, então foco na missão!

Após finalizar a edição, você deve exportar o projeto final para um arquivo de áudio mp3. A qualidade recomendada para podcast é 96KBps, ok?

4. Publique seu podcast

Agora chegou a hora de mostrar para o mundo o resultado! Para publicar o seu material, você precisa escolher um lugar para hospedá-lo e ter um Feed RSS para ser lido pelos agregadores de podcast.

Há diversas plataformas que você pode hospedar seu material, tanto gratuitas como pagas.

Um exemplo de agregador gratuito é o Soundcloud, ele permite que você armazene até 3 horas de áudio de graça, mas também disponibiliza a opção de contratar planos após o limite ser atingido.

Há um passo a passo para conseguir configurar e subir o seu podcast:

  • Crie uma conta;
  • Preencha as informações do seu perfil;
  • Ajuste as configurações do conteúdo;
  • Envie o feed RSS;
  • Analise as estatísticas.

Outra plataforma de streaming muito conhecida e que possibilita publicar seu material é o Spotify. Lá é possível encontrar uma biblioteca extensa de podcasts.

O processo para publicar é um pouco diferente, aqui você envia o seu conteúdo diretamente da sua hospedagem de mídia. Depois de enviar o arquivo, caso ele esteja de acordo com as regras da plataforma, ele será publicado em até 5 dias.

Depois disso é só divulgar o seu podcast nas mídias sociais e convidar mais pessoas para ouvi-lo!

Bônus: Dicas de podcast que você precisa ouvir para se inspirar

Nada melhor do que conhecer bons podcast que servem como inspiração na hora de criar o seu material próprio, certo?

Pensando nisso, separei uma lista de bons conteúdos que você deve tirar um tempinho e conferir:

Agora que você já sabe como começar a criar o seu podcast, basta colocar essas dicas em prática e publicá-lo!

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela