Invista no Pós Venda e Fidelize Ainda Mais os Seus Clientes

Pós venda
Saiba agora mesmo como o pós venda é um grande aliado na hora de fortalecer o relacionamento entre a sua empresa e seus clientes.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Há quem cometa o erro de acreditar que uma venda acaba assim que o produto é entregue ou o serviço é prestado. Mas, saiba que se você chegou aqui com esse pensamento, pode estar perdendo muitas oportunidades que o processo de pós venda oferece.

É no pós venda que o cliente descobre se quer continuar em contato com a sua empresa e se é possível fidelizá-lo à marca.

Por isso, é importante que essa etapa seja executada da maneira correta para ter um aproveitamento de 100% na prospecção dos clientes.

Quer descobrir mais sobre o pós venda?

Continue a leitura e descubra como otimizar seus negócios!

O que é o pós-venda?

Essa é uma das etapas mais importantes de todo o processo de vendas, porque é nesse momento em que as empresas buscam fidelizar os clientes e garantindo mais lucros a longo prazo.

Um grande erro é acreditar que o objetivo mais importante é vender e focar somente nisso, ignorando processos importantes e que podem fazer toda a diferença para a solidificação da sua marca.

A jornada pós a venda segue sendo muito importante, porque permite que o cliente siga acompanhando as novidades da sua empresa e tornando ainda mais promissora a ideia de retornar para um novo negócio.

Por que é importante investir em pós-venda?

Sabe aquele papo de mãe que diz que é preciso respeitar os processos da vida para colher frutos promissores? No mundo do pós venda, isso faz todo o sentido.

Garantir que a sua empresa vá até o fim na jornada de compra faz toda a diferença, porque isso acaba sendo um fator atrativo para o consumidor e ele costuma gostar da atenção dada.

Após o fechamento do negócio, uma boa equipe de vendas não permite que o cliente simplesmente adquira seu produto ou serviço e desapareça.

É importante colocar na ponta do lápis todo o esforço que um profissional precisa ter para conseguir vender, ou seja, não é nada interessante jogar todo esse avanço fora ignorando o pós venda.

Ao investir em pós venda, é possível construir um relacionamento duradouro com o cliente, garantindo um retorno do cliente pra novas compras.

O que posso esperar de um pós venda assertivo?

Compreender como o pós venda funciona na prática é uma boa forma para entender quais resultados podem ser vistos após aplicar essa estratégia.

Por isso, separei alguns resultados que você pode esperar de um processo de pós venda assertivo e interligado com o planejamento de vendas:

1. Aumenta a retenção de clientes

Sim! O objetivo maior de um pós vendas bem estruturado é garantir a fidelidade do cliente e a retenção.

Para que isso ocorra, é necessário levar em conta alguns fatores, como a satisfação do cliente após a compra, a experiência oferecida, os contatos pós compra, etc.

Ao ter isso em mente, é possível perceber uma taxa de clientes fidelizados muito maior. É comum ouvir especialistas da área de venda dizerem que mais importante do que conquistar um cliente, é reter os antigos.

Por isso, com um bom pós venda, os clientes acabam retornando a fazer negócios e isso significa um lucro maior para a sua empresa.

2. Diminui os custos

Quando fidelizamos clientes que já passaram por toda a jornada de compra também é possível ver os custos da empresa diminuírem, o que torna tudo ainda mais atrativo.

Ao manter o cliente satisfeito, as taxas de cancelamento são muito menores e isso faz com que esses clientes acabam se relacionando muito mais tempo com a sua empresa do que caso ele não tivesse uma boa experiência em suas lembranças.

3. Aumenta a autoridade da marca

Se uma empresa não possui uma boa imagem na praça, fica ainda mais difícil conseguir garantir bons negócios.

Para manter a autoridade e reputação em um nível ideal, é importante compreender que o atendimento pós venda é um dos que os clientes mais levam em conta e acabam sendo os tópicos de reclamação mais abertos em sites como o Reclame Aqui, por exemplo.

Quando o pós venda funciona, a taxa de insatisfação acaba diminuindo e isso reflete diretamente nos feedbacks recebidos de maneira digital.

Lembre-se: o cliente espera que a sua empresa e o produto superem suas expectativas, foque na experiência do cliente!

4. Incentiva os seus clientes a promoverem sua marca

Uma das estratégias de marketing viral que mais funciona, na minha opinião, é o famoso boca a boca!

São os clientes fidelizados pela sua empresa que acabam comprando mais e ainda divulgando o seu produto ou serviço para familiares, amigos e até mesmo em suas mídias sociais.

Em outras palavras, os clientes acabam se tornando “promotores” da marca, ou seja, contam como sua experiência foi positiva e incentivam que outras pessoas se interessem pelo produto e queiram fechar negócio.

Isso atrai novos clientes e ainda fortalece o relacionamento com os que você já possui.

Incrível, né?

5. Ajuda a colher feedbacks

Uma forma de conhecer melhor o seu público alvo e também compreender como a sua empresa vem atuando, é investindo em feedback.

É um ótimo momento para investir em pesquisas para entender como o seu cliente enxerga a sua empresa e a experiência pós venda, assim é possível identificar o que precisa ser melhorado e o que já tem dado super certo.

Como fazer um pós venda que funciona?

Agora que você já sabe o que significa pós venda e já entende qual a importância, que tal compreender como fazer um pós venda assertivo e que traga os resultados esperados?

Confira algumas dicas:

1. Só prometa o que você pode cumprir

Uma coisa que com certeza afasta um cliente é quando acontece aquela situação desconfortável em que o vendedor cria falsas expectativas.

Sério, não cometa esse erro! É aquele tipo de coisa que só destrói a imagem da sua empresa e ainda afeta diretamente suas vendas.

Só prometa o que é possível cumprir e não minta sobre absolutamente nada durante o processo de venda!

2. Faça a diferença para o seu cliente

Quando um profissional de vendas conhece o perfil do cliente, é possível saber identificar quais são os maiores desejos do cliente, bem como suas dores e necessidades.

Isso pode ser colhido a partir das pesquisas de feedback, sejam elas formais ou informais, o mais importante é estar com a escuta sempre atenta ao cliente.

Assim, você conhece melhor o seu cliente e garante que a sua abordagem seja personalizada.

3. Esteja disponível ao seu cliente

Essa dica costuma ser uma das mais difíceis para colocar em prática, mas é importante saber que quanto mais disponível ao seu cliente você está, melhor será a experiência que ele terá com o serviço ou produto.

Isso acontece porque os consumidores querem solucionar seus problemas com a maior agilidade possível.

Então, seja no atendimento digital ou presencial, demonstre disponibilidade, faz toda a diferença!

Bônus: Qual o melhor método para investir no pós-venda?

Nada melhor do que uma lista com o passo a passo para você aplicar um pós venda adequado e que traga resultados para a sua empresa.

Já separe um tempinho e descubra como otimizar suas vendas:

1. Entre em contato sempre que necessário

Bom, se você acredita que o pós venda é só no dia após a entrega do produto e acabou, você está enganado!

É importante que você cuide do relacionamento com o seu cliente e o mantenha atualizado das novidades que a sua empresa oferece.

O importante é lembrar que cada contato é uma oportunidade de venda, mas isso não significa que o objetivo da ligação seja exclusivamente vender.

Pergunte como seu cliente está, se há algum problema a ser solucionado e se você pode ajudá-lo e se o produto/serviço também cumpriu com o esperado.

2. Novidade no forno? Conte ao cliente!

Tem algum produto novo pronto para ser lançado ou algum serviço diferenciado que promete solucionar os problemas?

Avise o seu cliente!

Não é nada legal descobrir pela TV ou pelas redes sociais, que aquela empresa que você costuma comprar sempre e mantém um relacionamento super bacana, lançou um produto novo, certo?

Trate de maneira especial! Isso faz toda a diferença e fideliza o cliente.

3. Lembre das datas comemorativas

Sabe aquelas mensagens que a gente ama receber na caixa de entrada em datas comemorativas? Então!

Aquela lembrança no dia do aniversário, um cupom de desconto no dia do cliente, uma mensagem de felicitação para o ano novo. Todo cliente gosta de ser lembrado, então nada mais certo do que proporcionar isso, certo?

Além de mensagens carinhosas, oferecer presentes é também um diferencial e super atrativo para o cliente.

Um brinde especial, amostra grátis, um vale compra, tudo isso vai fazer com que o cliente entenda que a sua empresa quer oferecer uma boa experiência!

Ah, nesse caso, é possível investir naquele famoso CTA, incentivando que os clientes publiquem em suas redes sociais o presente que recebeu.

4. Ofereça um programa de fidelização

Essa estratégia é uma das favoritas dos clientes, sabe aquele famoso: na 10ª pizza comprada, você ganha uma totalmente de graça?

Essa técnica aproxima ainda mais a sua empresa dos seus clientes e ainda mostra que a satisfação do consumidor é importante.

Sem falar que é um ótimo incentivo para que o cliente siga comprando seus produtos, né?

5. Não esqueça do Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdos valiosos para o seu cliente é uma boa forma de nutrir o relacionamento durante o pós venda.

Um conteúdo de qualidade não só agrega valor, como também, soluciona problemas que os consumidores estão querendo resolver.

Você pode oferecer um e-book, por exemplo e disponibilizá-lo de maneira gratuita.

Essa é uma ótima forma de manter um cliente satisfeito!

6. Abra a mão e ofereça cupons!

Siiiiiiiiim, por último mas não menos importante, os famosos cupons!

Quem não gosta de fechar uma compra, adicionar um cupom promocional e ver aquele desconto super especial?

É um pensamento de fidelização mesmo, se o cliente costuma comprar sempre com a sua empresa, disponibilizar ofertas exclusivas e descontos promocionais vai motivá-lo a fechar a venda, certo?

Lembre-se: no pós venda, quanto mais o cliente se sentir satisfeito e bem atendido, melhor serão os resultados!

Invista na estratégia de pós venda e veja os seus resultados decolarem de uma vez por todas! ✌🏾

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Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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