Por Que a Produção de Conteúdo na Internet é Fundamental pra Sua Estratégia Digital

Saiba Agora mesmo Por que a Produção de Conteúdo é tão Importante para o seu Negócio na Internet
A produção de conteúdo é a estratégia de inbound marketing que educa e aproxima os clientes com sua marca. Aprenda como usá-la com sucesso.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

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Durante a popularização da internet, o trabalho da produção de conteúdo se provou essencial para o sucesso de diversas empresas.

A produção de conteúdo é uma área extremamente vasta, ela pode compreender diversos segmentos e fornecer acesso a informações importantes através de e-books, vídeos, artigos, podcast e outros.

Organizações e pessoas buscam nesta área uma maneira de educar e envolver o cliente com informações específicas acerca de seus produtos.

Essas estratégias podem formar parte do Inbound Marketing, um mecanismo adotado por gestores para explorar os canais de difusão de conteúdo e atrair o usuário.

No entanto, para que isso se torne uma realidade, é preciso entender como funciona e quais são os impactos da produção de conteúdo. Por isso, continue a leitura para saber mais sobre este assunto!

O que é produção de conteúdo

Uma das peças principais do marketing de conteúdo, a criação de conteúdo relevante é um meio para atrair possíveis clientes para a sua empresa.

Em uma definição clara e objetiva, a produção de conteúdo é a distribuição de materiais para um determinado público em diferentes plataformas e formatos.

É possível que mais de 80% dessa produção seja oferecida de graça como uma estratégia para criar audiência em torno de um tema ou produto.

Com a crescente popularização da internet e o consumo em massa das redes sociais, as empresas tiveram que se reinventar para seguirem competitivas no mercado e atrair novos consumidores.

Para isso, precisaram acompanhar suas evoluções e exigências e, como consequência direta, o marketing de relacionamento passou a ter grande destaque.

Sendo assim, podemos entender que a produção de conteúdo requer um cuidado especial durante a sua elaboração e planejamento.

Afinal, essa prospecção se vale do princípio que esse público não é totalmente leigo no assunto, mas quer entender como aquele produto ou curso irá impactar positivamente sua rotina. Por isso, comece investindo em um bom título.

A comunicação da empresa precisa ser clara e objetiva, entendendo muito bem os estágios que a produção de conteúdo precisa atingir com base no envolvimento que o público-alvo que quer buscar está comprometido.

O mais importante desta estratégia é a empresa estar presente em todos os espaços digitais, fazendo com essa seja uma marca na memória do cliente.

Um meio de sempre o induzir a consumir seu produto, seja por identificação ou por notar um comprometimento da organização com determinada causa.

Algo bastante impulsionado também a partir do bom uso do marketing de relacionamento.

Quais são os principais tipos de conteúdo

Ter um blog atrelado ao site dos produtos é uma demanda extremamente significativa para quem busca aumentar as vendas de um determinado produto.

Alimentar esse espaço de produção que tem divulgação direta nas principais redes sociais é importante, porém, para a marca ou serviço que quer ir além, é necessário contar com outras mídias.

Veja abaixo três tipos de produção de conteúdo que podem ser aplicados no seu negócio:

1. Vídeos

Atualmente, os usuários do Instagram e Twitter buscam por informações e gostam de interagir com os perfis das empresas que vendem produtos do seu interesse.

Por se tratar de plataformas para uma rápida comunicação, essa produção precisa ser objetiva ao máximo, podendo ser potencializada com o uso do Social Selling.

Isso significa que vídeos curtos que consigam repassar bem a mensagem do conteúdo recebem excelentes engajamentos na página, gerando um resultado positivo no relacionamento da empresa com o consumidor final.

Um exemplo de uma boa produção audiovisual de uma marca é as campanhas realizadas pela Netflix para a promoção de uma determinada obra muito aguardada na plataforma.

Com vídeos curtos — incluindo o tempo do trailer —, o social mídia da empresa equilibra a mensagem efetiva do vídeo com uma linguagem que se aproxima do público alvo da organização.

O resultado disso é um grande engajamento que já fez com que o streaming passasse oferecer produções audiovisuais que eram constantemente requisitadas pelos usuários.

2. E-books

A criação de um e-book pode surgir como uma fonte de informações gratuita para quem preencher o formulário do site, ou de maneira paga para aquele usuário mais sênior que deseja buscar capacitação.

Com a jogada de marketing imposta pelo formulário para obter o download do e-book, a empresa vende informações importantes e ganha tempo para estudar o perfil do cliente.

Dessa maneira, consegue aprimorar cada vez sua comunicação com esse consumidor e se manter no topo das preferências do mesmo.

3. Infográficos

Outro segmento de produção de conteúdo que pode gerar um bom engajamento com a marca é a elaboração de infográficos.

Embora muitos pensem que esse tipo de conteúdo é apenas uma imagem contendo as informações mais relevantes da empresa, ele precisa de uma boa elaboração por trás.

Não basta apenas reunir os números da organização, é necessário que o profissional responsável pela produção desse conteúdo saiba quais informações mais importantes para destacar.

Um bom infográfico também precisa vir atrelado a um texto bem produzido que, por se tratar de uma informação mais rápida, deve ser coeso e objetivo.

Dessa forma, a empresa consegue chamar a atenção do cliente ou do consumidor que ela deseja como usuário constante, dando a confiança necessária para investir no produto.

O engajamento produzido pelo infográfico leva esse público-alvo a querer consumir mais conteúdos produzidos pela empresa, e eles podem ser impactados pelos vídeos e e-books disponíveis para degustação.

O alto volume de produção de conteúdo pela empresa faz com que o usuário perceba que a organização tem ampla autoridade no seu segmento de mercado.

O que leva a um engajamento que será contínuo e resultará na aquisição final do produto que a empresa está propondo vender.

No entanto, em ambos os casos, entender melhor como o WordPress se comporta pode ser um grande diferencial.

Qual a melhor escolha: produção de conteúdo interna ou terceirizada

Quando uma empresa decide começar a produzir conteúdo para a internet, a dúvida que sempre surge é por qual serviço optar.

Atualmente, diversas empresas trabalham oferecendo serviços de produção de vídeos e artigos para outras empresas, mas essa relação nem sempre é benéfica.

Para que se tenha um melhor panorama sobre qual serviço escolher, o ideal é que a empresa pense no tipo de produto que ela está vendendo e qual é esse mercado em que está inserida.

Produção interna

É importante que uma empresa de grande porte conte com profissionais de diferentes áreas para a produção desse conteúdo, investindo cada vez mais nas demandas internas.

Empresas voltadas para o entretenimento, por exemplo, podem contar com funcionários internos experientes para a produção de conteúdo em vídeo e a criação de infográficos.

Dessa forma, o serviço terceirizado torna-se irrelevante ou fica reservado apenas para a produção de artigos.

O mesmo vale para a produção de e-books e até mesmo postagens nas redes sociais da organização.

É importante que o profissional responsável pela elaboração desses materiais tenha amplo conhecimento do público-alvo e do que a empresa está propondo vender.

Essa escolha, além de mais econômica, pode obter resultados ainda melhores no engajamento desse conteúdo.

Uma vez que os responsáveis pelo material entendem muito bem os processos da organização e realizam um trabalho inteiramente focado nos objetivos da campanha.

Produção terceirizada

Já para empresas pequenas — e relativamente novas no mercado — é interessante reservar um orçamento na contratação de serviços terceirizados para iniciar a produção de conteúdo.

Além de contar com ferramentas mais adequadas para realizar o trabalho, essa contratação também é importante para que essa empresa comece a fazer um networking — rede de contatos — empresarial.

Dessa forma, a organização pode ser vista por outros consumidores que serão impactados pelos seus produtos e conteúdos.

Essa troca de trabalho também pode fazer com que a empresa mais nova entenda melhor do mercado que deseja se inserir, e como ela deve oferecer esse conteúdo futuramente, sempre ciente das inovações do setor.

Organização é a chave do sucesso da produção de conteúdo

Assim como qualquer outro processo interno da empresa, planejar o conteúdo que deseja lançar precisa ser essencial, principalmente se o foco for para a venda do produto.

Sendo assim, é necessário realizar uma pesquisa prévia com o público-alvo e descobrir quais são as redes sociais que esses usuários mais acessam.

Além disso, saber qual é o formato de conteúdo que estão consumindo, assim, ficará mais fácil focar no planejamento da produção.

No entanto, caso essa produção de conteúdo seja voltada para elaboração de artigos que tenham a ver com o mercado em que a empresa está inserida, a periodicidade deve ser levada a sério.

Dessa maneira, o planejamento precisa ser elaborado com base nos dias de produção e divulgação desse conteúdo nas redes, além de reservar os horários em que as contas da empresa mais recebem atenção para a distribuição do trabalho.

Com toda essa organização e planejamento prévio, a audiência da marca pode se valer de um crescimento expressivo em poucos dias ou semanas.

Além de conquistar um público que começará a esperar pela divulgação do conteúdo no horário marcado, rendendo um bom retorno para a empresa se tornar líder do mercado.

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