Como Se Tornar o Profissional de Marketing Digital Que o Mercado Deseja

Profissional de Marketing Digital
Descubra agora 8 dicas para você se tornar o profissional de marketing digital que o mercado procura e ter sucesso em sua carreira.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Que a transformação digital mudou muita coisa no mercado de trabalho a gente já sabe. Mas, com tanta vaga boa por aí e também bastante concorrência, como se tornar o profissional de marketing digital que o mercado deseja?

Parece uma pergunta simples e é, mas que envolve inúmeros fatores para alcançar uma carreira dos sonhos no mundo digital. Quem não quer ser bem sucedido no trabalho que escolheu exercer, não é mesmo?

Pensando nisso, separei esse artigo especialmente para você que quer fugir da ideia de ser um profissional ”mais do mesmo” e se destacar em meio a um mercado que cresce exponencialmente.

Vem comigo! 🙋🏽‍♀️

Como me tornar um profissional de marketing digital?

Antes de tudo, é importante saber como dar o primeiro passo no mundo do marketing digital. Todo mundo que chegou em algum lugar e conseguiu destaque na área começou do zero… Ao contrário do que alguns coaches falam por aí, ninguém nasce sabendo!

O mercado digital está sempre passando por transformações e que existem inúmeras áreas a serem exploradas. Um dos primeiros passos que todo profissional precisa saber é que para obter sucesso é importante estar em constante busca de conhecimento: há sempre uma nova ferramenta ou estratégia para conhecer.

Você pode escolher entre diversas possibilidades para atuar no mundo do marketing digital, como por exemplo: produção de conteúdo, gestão de mídias sociais, mídia paga, SEO, automação, entre outras. Há diversas carreiras a serem escolhidas e você pode apostar em especializações na área que escolher.

Um bom profissional de marketing digital é sem dúvida aquele que está sempre em busca de desenvolver suas habilidades e competências e para isso, existem inúmeros cursos livres que você pode encontrar na internet, inclusive certificações gratuitas.

O melhor de tudo é que você pode fazê-los de forma online e pode obter uma visão geral do marketing digital, como também se especializar em uma área de interesse, assim você começa ter os primeiros contatos com as ferramentas utilizadas e com as estratégias que podem ser aplicadas.

Engana-se quem pensa que para obter conhecimento é necessário possuir algum diploma de graduação convencional, afinal, essas certificações podem sim formar um bom profissional, juntamente com a experiência que só atuar no mercado oferece.

Ah, não esqueça de criar um perfil bem atrativo no LinkedIn! Inclua suas certificações e experiências na área e fique de olho nas vagas que são ofertadas por lá, é um bom caminho para conseguir começar sua carreira e ainda ficar de olho sobre o que outros profissionais da área andam falando ou até mesmo estudando.

Não esqueça das conexões e de construir um bom networking na plataforma. Isso é um bom caminho para que novas oportunides profissionais possam surgir.

Confira também: Como Estruturar Seu Perfil no LinkedIn e Torná-lo Muito Mais Competitivo e Profissional

8 Características que te farão um profissional de Marketing Digital que o mercado procura

Assim como em outros mercados, o marketing digital também pede profissionais que possuam características fundamentais para exercer esse trabalho. Porém, ao contrário do que se pensa, definir quais são essas qualidades não significa que somente quem se identifica com elas logo de cara cumpre o ”perfil ideal” do profissional da área.

Como sempre dizemos por aqui, nada no mundo do marketing digital possui receita de bolo ou fórmula mágica. Muitas vezes, ao longo da carreira, precisamos desenvolver novas habilidades para conseguirmos atuar com excelência.

Pensando nisso, separei algumas dessas características que você deve desenvolver (caso ainda não as possua) para ter sucesso no mercado:

1. Esteja aberto a novos conhecimentos

Como já falei anteriormente, estudar é um dos pontos principais que todo profissional de marketing digital deve ficar atento.

Devemos cada vez mais nos aproximar daquele papo que normalmente toda mãe fala: ”conhecimento nunca é demais”. Ainda mais quando estamos falando de um mercado que passa por inúmeras transformações o tempo inteiro e que sempre possui novas atualizações a serem conhecidas.

Imagine só: O Facebook já foi uma das maiores redes sociais, inclusive para vendas. Só que ao decorrer do tempo, a plataforma foi perdendo um pouco o espaço e dando caminho para que o Instagram se tornasse a sensação do momento. Se um profissional que manjava tudo de Facebook Ads não procurasse se especializar na nova rede social e mantivesse as mesmas estratégias que usava antigamente, é possível que os resultados não chegassem nem perto do que se espera.

Então já sabe, né? Fique sempre de olho nas novas ferramentas que surgem, estratégias e novas mídias sociais que vão surgindo por aí.

Você pode obter conhecimento de diversas formas: cursos livres, como já falei, mas também ouvindo podcasts, participando de eventos, como o RD Summit, por exemplo. Além disso, você pode reservar um tempo para seguir outros profissionais da área, acompanhar blogs de marketing digital e claro: Ficar sempre de olho no que publicamos por aqui!

2. Seja criativo

O segundo ponto diz muito sobre se destacar em meio a vários profissionais que podem disputar uma vaga com você.

Mas calma! Não precisa se preocupar, eu sei que muitas vezes quando falamos em criatividade, bate aquele desespero e a gente acaba duvidando da nossa própria capacidade de ter boas ideias e um bom desempenho.

Mas ser criativo no mundo profissional não é um dom que nascemos e que basta colocar em prática. Essa ideia, muitas vezes alimentada, só faz com que a gente crie barreiras e crenças limitantes.

O sociolólogo e psicólogo Graham Walla, ao analisar o processo criativo afirmou que existem quatro fases:

  1. Preparação: Ter conhecimento sobre o assunto;
  2. Incubação: Aquele momento que você começa a ter ideias inconscientemente;
  3. Iluminação: Quando a ideia finalmente surge;
  4. Verificação: Aqui você deve checar se sua ideia é viável, original e eficiente.

Desenvolver a criatividade nada mais é do que estímulo, auto conhecimento, estudo e principalmente: colocar a mão na massa!

Cada profissional vai ter uma forma de despertar seu lado criativo, pode ser que o famoso brainstorming (em português: chuva de ideias) funcione com você ou talvez ouvir uma música, assistir um filme que desperte boas ideias.

Acredite: ser criativo é um processo bem individual! O que funciona para mim pode não funcionar para você e vice versa.

3. Foque na inovação e autonomia

Pensar fora da caixinha é uma característica muito importante que todo profissional de marketing digital deve ter.

O mercado sempre está vivendo inúmeras mudanças e é preciso estar sempre de olho nelas na hora de construir estratégias. Ninguém vai longe sendo um profissional que não se destaca, certo?

Invista em suas ideias, não permita que a auto sabotagem fale mais alto e foque sempre em identificar as oportunidades que podem beneficiar sua carreira profissional.

Não ser um profissional ”mais do mesmo” te coloca bem a frente em relação a concorrência  e ainda possibilita que a sua visão seja reconhecida!

A inovação se dá apenas com ideias transformadoras? Não! É preciso desenvolver também a autonomia, garantindo assim que você consiga agir por conta própria, colocando em prática tudo o que você pensou até aqui.

Um bom profissional de marketing digital não precisa contar, exclusivamente, com a orientação de seu gestores, afinal, inovar também é conseguir exercer sua função de forma autônoma e trazer resultados para a empresa.

4. Crie métodos de organização

Como em qualquer profissão, saber listar suas tarefas e organizar como serão realizadas é também uma habilidade importante no mundo do marketing digital.

Isso se dá pelo grande fluxo de trabalho e por muitas vezes existirem diversos projetos a serem tocados simultaneamente.

Dessa forma, saber como planejar o seu tempo e organizar suas atividades impacta diretamente no seu ritmo de trabalho e em como sua rotina se constrói.

Existem diversas formas de organização corporativa e você pode escolher qual a melhor para a sua realidade. Invista em agendas, elabore cronogramas, utilize calendários e ferramentas úteis que podem te ajudar nisso, como o Trello, por exemplo.

Lembre-se: O importante é saber o que funciona para você, ok?

5. Foque em Soft Skills

Aqui o ponto principal são as habilidades não técnicas, as famosas características comportamentais.

Você pode estar se perguntando: Como isso pode interferir na minha carreira no marketing digital?

Acontece que nem tudo na hora da contratação é sobre ter o inglês fluente ou a melhor certificação no currículo. Cada vez mais as empresas buscam profissionais com características que estejam de acordo com o posicionamento da empresa.

O que isso significa?

Que habilidades comportamentais se tornaram tão importantes quanto qualquer outra, as famosas soft skills. E tenha certeza: são elas que determinam o seu futuro em qualquer empresa!

Um bom profissional não é só aquele que possui uma boa competência técnica. Um projeto desenvolvido por um profissional que consegue trabalhar em equipe, é empático e saber se comunicar com uma linguagem acessível, tem mais chances de dar certo e atrair os clientes.

6. Inclua a tecnologia na sua rotina

Outra característica importante é conhecer ferramentas inovadoras que são fundamentais para quem trabalha nessa área. Com a transformação digital, podemos ver um grande impacto nas equipes de marketing a partir da aplicação da tecnologia na rotina das empresas.

Por mais que o marketing digital esteja ligado a tecnologia, muitos profissionais não investem nela e acabam não otimizando seus resultados.

Como mudar isso?

Existem inúmeras ferramentas que podem te auxiliar nesse processo. É necessário conhecê-las, mas não só, é fundamental saber como configurá-las visando a realidade da empresa e o alcance dos resultados desejados.

Você pode investir em ferramentas de automação, como é o caso do RD Station, criar eventos no Google Analytics, criar um chatbot, entre outras coisas.

Lembre-se: A tecologia é muito importante para a sua carreira no marketing digital!

Confira também: Por Que a Tecnologia no Marketing Digital é Fundamental e Otimiza Seus Resultados Como Profissional

7. Não esqueça de desenvolver sua escrita

A produção de conteúdo é uma parte fundamental para um profissional de marketing digital. Isso requer que você desenvolva sua habilidade de escrita e que consiga ”se fazer entender”.

Isso não significa que você deve ser o maior copywriter, mas que esse domínio será útil em boa parte das campanhas de marketing.

Ao falar em escrita nesse meio, não estamos apenas falando em blog posts. Essa habilidade se faz presente em inúmeras tarefas que precisamos exercer, isso inclui: O envio de e-mail marketing, relatórios e posts para mídias sociais, por exemplo.

Não esqueça da importância de utilizar uma linguagem acessível e de sempre tentar traduzir os termos utilizados.

9. Domine a arte do Storytelling

Um bom profissional deve saber como criar estratégias atrativas, mesmo quando o cenário é difícil. E é aí que o storytelling entra!

De maneira indireta, você vai vender sua ideia, marca, serviço ou produto e tudo isso por meio de uma história contada. Em outras palavras: você vai persuadir o leitor e ao mesmo tempo cativá-lo.

Como isso funciona? O fato é que boa parte das pessoas prefere uma conversa, um relato sobre algo que aconteceu exemplificando uma teoria do que passar horas consumindo determinados conteúdos informativos.

Por exemplo, ao invés de você explicar porque investir em marketing de conteúdo é importante para uma empresa, você pode trazer um exemplo de um negócio que deu super certo a partir dessa estratégia e narrar a história.

Isso além de mostrar que os resultados são reais, também mexe com o emocional do leitor, que acaba sempre invertido pela narrativa.

Bom, agora que você já sabe como ser um profissional de marketing digital que o mercado procura, é só desenvolver essas habilidades e investir ainda mais na sua carreira!

Não esqueça: O sucesso está mais perto do que longe! 🤞🏾

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Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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