Descubra Como a Psicologia Reversa Pode Otimizar Ainda Mais a Sua Estratégia de Marketing e Vendas

Psicologia reversa
Descubra como a psicologia reversa pode fazer toda a diferença para a sua empresa, otimizando o marketing e aumentando as suas vendas.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Quantas vezes você quis conhecer algum método infalível que pudesse mudar a opinião daquele cliente, tornando ainda mas fácil manter o controle sobre certas situações, garantindo que ele feche o negócio? A boa notícia é que isso é possível, basta investir na psicologia reversa.

Mas, como isso funciona? Bom, é como se fosse um macete que mexe com o psicológico da outra pessoa. Você acaba convencendo-a e atingindo os resultados que buscava por meio de uma sugestão negativa ou positiva, que acaba fazendo com que a pessoa tenha uma ação contrária.

Quando você diz a uma pessoa que ela não alcançará seus objetivos, por ser uma pessoa fraca, é possível que ela saia dessa conversa “desmotivante” com o desafio de provar que você está errado, alcançando assim o sucesso.

Ficou curioso? Quer saber como aproveitar esse método nas suas estratégias de marketing e vendas?

Continue a leitura!

O que é psicologia reversa e como ela pode ser utilizada?

A psicologia reversa é um método baseado que “ataca” o lado emocional. Ou seja, quando dizemos para alguém não fazer algo, mais essa pessoa sentirá vontade de colocar em prática isso.

Em outras palavras, isso mostra como normalmente quando uma pessoa escuta um “não”, a curiosidade e o desejo de saber como aquilo funciona, acaba fazendo com que as pessoas insistam em obter suas respostas.

Quando falamos em psicologia reversa, basicamente estamos afirmando que ao pedir algo a alguém, já esperamos que ela faça totalmente o contrário do que foi solicitado. Sendo assim, pede-se que a pessoa não comente com a outra, simplesmente para conseguir que ela o faça, por exemplo.

Esse método, acaba sendo visto na maioria das estratégias de marketing e vendas e pode ser considerado algo útil, desde que colocado em prática da maneira correta e visando aumentar os resultados.

Qual a importância da psicologia reversa nas estratégias de marketing e vendas?

Aplicar a psicologia reversa nas estratégias de marketing e vendas é um ponto crucial, afinal, saber como analisar o comportamento humano e como aplicá-lo nos negócios costuma trazer bons resultados.

Com isso, você pode aumentara as suas vendas, criar e fortalecer o relacionamento com os seus clientes, promove uma melhor imagem da sua marca e acaba trazendo uma experiência melhor para o cliente.

Como uma empresa pode melhorar o seu produto ou o serviço, sem conhecer o perfil da sua persona e como ela se comporta? É quase impossível, certo?

O comportamento do consumidor é muito importante para o sucesso do seu negócio, afinal, é dessa forma que você consegue perceber se a sua estratégia está dando certo, é atrativa e no que você pode melhorar.

O mais importante é que isso não é apenas um “achismo”, mas sim, um conceito científico. Além disso, é possível aplicar a psicologia reversa de diversas formas, como em um CTA (chamada para ação, em português) ou até mesmo nas cores escolhidas para o anúncio da sua marca.

Saiba identificar que em toda a sua estratégia de marketing e vendas é possível aplicá-la. Um bom exemplo disso é a representatividade. Quando empresas investem em trazer essa questão para a sua estratégia, é comum despertar o sentimento de “pertencimento” nos clientes, ou seja, acabam se vendo na empresa e acabam fechando o negócio.

Quer saber como aplicar? Confira algumas dicas de como investir na psicologia reversa em sua estratégia de marketing e vendas:

5 dicas para investir na psicologia reversa em sua estratégia de marketing e vendas

Aqui, é importante lembrar que toda estratégia deve ser planejada e colocada em prática da maneira correta, certo? Com a psicologia reversa isso não é diferente. Os resultados podem ser muito bons, mas caso não se tenha cuidado, os clientes podem acabar não gostando e isso não é algo bom, né?

Muitas vezes, para conseguir atrair a atenção do público, são utilizados gatilhos mentais para incentivar a venda. Algo como “garanta já o seu” ou “aproveite agora mesmo essa oferta imperdível” são bastante vistos, mas é importante tem em mente que somos diariamente bombardeados com conteúdos nas redes sociais, então é preciso realmente chamar a atenção do cliente.

Descubra como fazer isso:

1. Construa boas experiências

Sabe aquela máxima do mercado que cliente feliz retorna a fazer negócio? É muito importante ter isso em mente na hora de pensar a sua estratégia.

Promover boas experiências aos clientes é essencial, afinal, isso desperta um sentimento de pertencimento e isso faz com que o cliente não só feche o negócio, mas também, siga acompanhando a marca no pós venda.

Para isso, é importante que você saiba mostrar o valor do seu produto ou serviço, você precisa saber como comunicar isso ao cliente e atraí-lo.

Além disso, tenha um bom relacionamento com o seu público alvo, promova a prática de não vender diretamente, mas sim, de expor os benefícios do produto e despertando o sentimento de “necessidade” no cliente.

Não tenha somente a venda como objetivo, mas sim, a ideia de gerar uma boa experiência ao cliente e por isso, conseguir fechar bons negócios.

2. Invista em storytelling

Para conquistar um possível cliente e fechar negócio, é importante construir estratégias que cativem e possam inspirar o cliente, envolvendo-o cada vez mais com a sua empresa e produto.

Contar uma boa história pode ser um diferencial para atraí-lo. Criar narrativas que exponham os benefícios do produto ou serviço, características e também mostrem a satisfação de quem já adquiriu faz toda a diferença.

Isso acaba despertando um sentimento de pertencimento no cliente, o que costuma atrair bons resultados.

3. Não deixe de investir em gatilhos mentais

Como falar em psicologia reversa e não citar os gatilhos mentais? É bem comum notá-los nas estratégias de comunicação das empresas e também funcionam muito na área de vendas.

Aqui, você percebe como é importante despertar sentimentos específicos nos potenciais clientes, tornando ainda mais fácil e rápido o processo de vendas.

Existem alguns gatilhos que costumam funcionar, como o da reciprocidade.

Ou seja, você desperta no cliente a necessidade de retribuir, quando oferece algo gratuito antes do lançamento de um produto, como um curso de vendas, por exemplo. Isso faz com que a pessoa sinta que deve adquiri-lo, afinal, consumiu um conteúdo valioso e que também aumentou seu interesse.

4. Conhecer a psicologia das cores fará toda a diferença

Uma das formas de investir em psicologia reversa é ter conhecimento sobre as cores e quais sentimentos despertam nas pessoas.

Sim, você pode atrair um cliente utilizando as cores certas! Além disso, isso faz parte também do comportamento humano e saber como identificar quais são as melhores cores é fundamental, afinal, caso escolha uma cor que não desperte um sentimento positivo para vendas, é possível que você perca o seu cliente.

A decisão de compra pode ser influenciada por diversos fatores e costumam ser involuntárias na maior parte dos casos.

O autor do livro “A lógica do consumo“, Martin Lindstrom, diz que “nos primeiros segundos da oportunidade de compra, não raciocinamos bem e acabamos tomando decisões pela emoção e não pela razão”

Ou seja, despertar as emoções corretas nas pessoas é uma parte muito importante da estratégia de marketing e vendas.

Por exemplo, a cor verde acaba transmitindo confiança ao cliente, já o azul, passa um sentimento de calma e equilíbrio.

Veja aqui → Conheça a Psicologia das Cores e a Sua Relação Emocional na Comunicação e Marketing

5. Saiba utilizar e analisar dados

A internet acabou facilitando muito nas estratégias de marketing e vendas, afinal, nas mídias sociais é possível colher e analisar os dados das pessoas que acompanham.

E como isso pode ajudar nas vendas? É a partir disso que você pode capturar as informações necessárias dos seus possíveis clientes e mapear o perfil de consumo.

Isso faz toda a diferença na hora de planejar a abordagem e nas técnicas escolhidas.

Bônus: exemplos de como aplicar a psicologia reversa na sua estratégia

Agora que você já tem conhecimento sobre a psicologia reversa e algumas dicas de como aplicá-la, nada melhor do que alguns exemplos que podem te auxiliar nesse caminho, certo?

Pensando nisso, separei algumas expressões que podem fazer toda a diferença, preste atenção e invista no seu negócio:

“Você é o tipo de pessoa que não quer aprender como alavancar o seu negócio? Não assista este vídeo!’

Isso faz com que você acabe apelando para a identidade da pessoa, ou seja, para provar que ela não é essa pessoa desinteressada no próprio negócio, ela acaba sentindo vontade de dar play no vídeo e ouvir a mensagem.

“Você não precisa investir nesse serviço que aumentará as suas vendas 10x mais!”

Como dito no inicio desse artigo, uma das formas de incentivar que um cliente faça o que você espera, é acionar um comando negativo. Quando você fala que a pessoa não precisa fazer algo, mas ainda assim expõe um grande benefício, é comum que ela se sinta atraída.

“Você pode aumentar a sua taxa de conversão agora mesmo. Só depende de você!”

Nesse exemplo, a psicologia reversa trabalha um sentimento de autonomia, ou seja, você mostra ao cliente o que ele terá de benefícios caso feche o negócio e ainda coloca na mão dele a responsabilidade da escolha.

“Especialistas mostram que nem todos os consumidores conseguem perceber todos os benefícios desse produto!”

Aqui, é possível perceber que o uso de autoridade acaba atraindo o cliente, afinal, se especialistas apontam que nem todos são capazes, é comum que a pessoa queira fazer parte do grupo que é.

Agora, você pode investir na psicologia reversa para otimizar ainda mais a sua estratégia de marketing e vendas. Lembre-se: é mais uma ferramenta para você atrair o cliente, mas deve ser utilizada com consciência e profissionalismo! 🤞🏾

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela