O Que Aprendemos Com os Profissionais de Marketing e Vendas no Hostel by RD Summit 2020

O que Aprendemos com os Especialistas em Marketing e Vendas no Hostel by RD Summit 2020
Estivemos presentes no RD Summit, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina. Veja nosso relato sobre esses 3 dias de evento online.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

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2020 foi um ano bem diferente devido a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Muitos eventos foram cancelados, outros reformulados, e o Hostel by RD Summit 2020 foi um deles.

O evento seria cancelado, mas passou por reformulação e foi para o meio online. E nós da Marketing de Crescimento não ficamos de fora dessa experiência!

Considerado como o maior evento de Marketing e Vendas de toda a América Latina, essa edição contou com uma palavra chave: inovação. Toda a sua trilha foi realizada 100% online.

Dessa forma, o novo formato seguiu reunindo profissionais de diversas áreas de atuação, contando suas experiências e compartilhando dicas fundamentais para um negócio.

Além de totalmente aplicáveis na vida dos profissionais e empresas que participaram desses 3 dias de evento.

Eu — Maria — e Noelle, juntamos as nossas experiências no evento e de quebra, selecionamos as 5 melhores palestras que acompanhamos nessa jornada.

Vem com a gente!

Como foi a estrutura do evento?

Reafirmando um compromisso com o marketing, a RD Station organizou o maior evento do segmento em um formato totalmente digital.

Um dos grandes benefícios de um evento online é a flexibilidade para acompanhar. Afinal, a quantidade de informações e conteúdo é enorme.

Foram 3 dias de palestras com diversos profissionais do mercado, possibilitando a conexão e o aprendizado para empresas e profissionais de marketing, trazendo soluções praticáveis por toda a trilha de conteúdo.

A plataforma escolhida para realizar o evento foi bastante interativa, permitindo a criação de agenda com as palestras que mais nos interessaram. Fora isso, a oportunidade de networking nos chamou bastante atenção.

Com mais de 80 palestras divididas nesses 3 dias de evento, o conteúdo ficará disponível até fevereiro de 2021 e você pode retornar quantas vezes achar necessário para acompanhar as discussões.

Quais foram as trilhas do RD Summit 2020?

O RD Summit bem como outros eventos realizados pela RD, tem essa característica de abordar as várias etapas da carreira de um profissional de marketing e vendas.

Por isso, você encontrará desde palestras que abordam assuntos introdutórios até assuntos avançados, o que é ótimo, pois se torna um evento democrático, uma vez que abrange tantos temas da área.

No RD Summit as palestras foram divididas em cinco vertentes:

  1. Desenvolvimento pessoal;
  2. Gestão e estratégia;
  3. Marketing introdutório;
  4. Marketing avançado;
  5. Vendas.

Em cada uma delas, a RD fez questão — como em todos os seus eventos — de selecionar os melhores profissionais do marketing para passar seus conhecimentos, foi uma verdadeira aula.

Uma das vantagens do hostel, principalmente por ser totalmente online, é que a gente pôde escolher qualquer uma das trilhas que a RD separa.

Essa forma de divisão é feita para que os participantes consigam definir o que querem assistir por área.

Às vezes, você quer ver um ou dois tipos de assunto, e dessa forma fica muito mais fácil de escolher as palestras e encontrar aquele palestrante que você estava aguardando ansiosamente.

No nosso caso, nos dividimos em todas as trilhas, pois o nosso intuito era absorver o máximo possível de conteúdo para trazer aqui e também aplicarmos na Marketing de Crescimento.

As 4 palestras que mais chamaram a atenção no Hostel by RD Summit

Como dissemos, foram mais de 80 palestras com excelentes profissionais, e apesar de vermos sobre os mais variados assuntos não conseguimos ver tudo em três dias.

O bom é que a RD disponibilizou por três meses o acesso na plataforma para assistirmos — ufa, ainda bem! Assim podemos vir aqui contar mais para vocês. 😉

Eu — Noelle — e Maria nos unimos e selecionamos as 4 palestras que mais chamaram nossa atenção, vou falar um pouco sobre cada uma delas.

1. Content Talks com Ann Handley

Ann Handley é especialista na área de marketing digital e produção de conteúdo, não é a toa que foi a primeira a receber o título de Chief Content Officer — vice-presidente de conteúdo —, além de ser autora best-seller do livro Everybody writes.

Nessa conversa, ela nos trouxe insights sobre estratégias de conteúdo, além das mudanças na área em pleno 2020.

Com relação as estratégias, Ann abordou sobre os três pilares da produção de conteúdo:

  1. Utilidade — o seu conteúdo deve ser útil para a pessoa que está lendo/assistindo;
  2. Empatia — produza conteúdo com o olhar dos seus clientes;
  3. Inspiração — o seu conteúdo deve inspirar seus leitores.

Outro ponto abordado foi sobre as mudanças que as empresas precisaram fazer para se adaptar ao “novo normal”, proveniente da pandemia.

Ann respondeu essa questão de forma sucinta. Não houve mudanças significativas para área, entretanto, as empresas precisaram se esforçar mais para entregar conteúdos de valor para seus clientes, algo defendido por ela há algum tempo.

Para ela, o segredo é garantir a confiança dos clientes, isso independente do momento que estamos passando.

Em situações mais difíceis — como a pandemia da Covid-19 — é papel da empresa ajudar seus clientes, e assim, ganhar a confiança deles.

Confira aqui nossas dicas de marketing em tempos de crise.

Como sabemos, o marketing de conteúdo passou por mudanças no ano de 2020, e questionada sobre isso, Ann Handley ressalta a questão do ciclo de vendas de serviços e produtos — que aumentou e muito neste ano.

Os consumidores têm mais tempo para avaliar o que quer comprar, por isso, é dever dos produtores de conteúdo entregar textos, vídeos e outras variações, de forma que responda de fato as dúvidas dos seus clientes.

Outro ponto importante realçado por ela, é sobre a constância das informações. Todos os conteúdos devem ter a mesma base, ou seja, conte a mesma história.

2. Falando a mesma língua que seu cliente e seu CMO

Wil Reynolds é referência mundial em SEO, considerado um dos mestres no assunto, sua palestra não poderia deixar de ser citada por nós.

Neste RD Summit, ele mostra como é possível proporcionar experiências ao cliente por meio das técnicas de SEO e também pela análise de dados.

As pessoas estão cada vez mais recorrendo a internet para encontrar respostas para suas perguntas, e uma boa prática de SEO pode auxiliar nesse processo.

Isso porque as pessoas fazem buscas cada vez mais específicas e desejam encontrar respostas mais personalizadas.

Mas, segundo Wil, a grande problemática é que as empresas não acompanharam essa evolução, o que influencia consideravelmente no faturamento e espaço de mercado.

Em sua palestra, tivemos dicas valiosas para proporcionar boas experiências ao cliente, que tem a ver com a melhoria da conexão com ele.

Pensando nisso, veja os seis pontos levantados por ele:

  1. Seja pessoal — apresente conteúdo que tenha a ver com o que a pessoa busca (imagens condizentes à busca específica);
  2. Seja preciso — busque os termos mais buscados e que estejam relacionados a sua empresa, a partir disso, crie conteúdos como forma de resposta a esses termos/perguntas;
  3. Consistente — ofereça uma resposta que se encaixe com a pergunta do seu cliente, ou seja, mantenha a consistência do seu conteúdo;
  4. Relevante — ofereça conteúdo relevante e atualizado, relevância de forma orgânica;
  5. Compreensível — entenda a necessidade dos seus clientes antes de produzir o conteúdo, ele precisa se conectar a essa necessidade;
  6. Feedbacks — crie enquetes e pergunte diretamente a seus clientes, sobre a sua empresa, e utilize o feedback para construir melhor a sua estratégia.

3. Trabalho remoto em formato híbrido: armadilhas e boas práticas

Renato Contaifer foi o palestrante desse tema. Ele é conhecido por ser o o idealizador do Officeless, um movimento que auxilia líderes a aplicar o trabalho remoto em suas equipes.

Na RD Summit o Renato abordou principalmente sobre as boas práticas e o que devemos evitar em um trabalho remoto.

É um ótimo tema tendo em vista que a pandemia da Covid-19 alterou nossa forma de trabalho, e provavelmente, as empresas adotarão 100% ou em partes o home office.

Ele começa explicando a diferença entre remote friendly — o home office que conhecemos — e o remote first — conhecido também como cultura híbrida.

O home office é um formato mais flexível adotado pelas empresas, entretanto, ainda necessita de um espaço físico.

Já o remote first não necessita de um ponto físico, e é totalmente digital. Onde as condições de trabalho devem ser as mesmas, uma boa estrutura que auxilia no fortalecimento da cultura da empresa, de qualquer lugar do país ou do mundo.

O movimento officeless defende justamente o modelo remote first, e para mantê-lo, Renato apresentou 4 dicas essenciais:

  1. Todas as decisões devem ser tomadas online;
  2. Busque novos indicadores de desempenho, já que o formato online exige isso;
  3. Comunique-se por meio da escrita, torne isso padrão;
  4. Os gestores também devem trabalhar de forma remota.

4. Inovação e transformação digital

Lisiane Lemos é considerada uma das principais lideranças do Brasil, pela Forbes foi escolhida como jovem que faz a diferença em nosso país.

Em sua palestra no Hostel by RD Summit, Lisiane traz dicas sobre tecnologia, o que a ajudou a se tornar referência nessa área.

A transformação digital é o pilar do nosso trabalho, por isso, essa apresentação foi tão importante para nós, ainda mais por ser uma mulher preta em um lugar de destaque.

Lisiane nos mostra alguns passos para a aplicação da inovação e tecnologia nas empresas, ou seja, como a utilização de dados pode ser sua aliada. Vamos conhecê-los?

Inovação vai além da tecnologia

Lisiane aborda neste ponto o que defendemos: faça processos de forma inteligente, isso tem a ver com inovação também.

Durante a palestra, ela nos indicou o livro Dez tipos de Inovação: A disciplina de criação de avanços de ruptura, escrito por Larry Keeley, Ryan Pikkel e Brian Quinn.

Esse livro serve como um guia para a inovação, onde cita os 4 pilares que a fundamentam:

  1. Configuração do modelo de lucro;
  2. Experiência de como engajar com os clientes;
  3. Ofertar a solução do problema que deve ser resolvido;
  4. Automatização de processos.

Os dados devem trabalhar a favor do seu negócio

A utilização de dados é essencial para a solução de problemas, para isso, é necessário saber a sequência de trabalho:

  1. Encontrar o problema;
  2. Dividir esse problema em “pedaços” menores;
  3. Encontrar o padrão para a solução.

Aprenda a lidar com a gestão/liderança remota

Nesse momento de pandemia, onde todo o trabalho foi para o remoto, a maior parte das lideranças teve que se adaptar.

Dessa forma, é indispensável o conhecimento de técnicas para que o trabalho continue fluindo e seja realizado da melhor forma.

Networking e personal branding devem ser trabalhados

Esse foi outro ponto levantado por Lisiane Lemos: como trabalhamos nossa marca pessoal e nosso networking?

A ideia aqui é manter nossos perfis atualizados, como LinkedIn, currículos e tudo que envolve o meio profissional. Não se esqueça também de se manter atualizado.

3 mulheres que a gente precisava conhecer no RD Summit

Para nós mulheres, ter outras para nos espelhar em lugares de destaque é de suma importância para a representatividade.

Principalmente mulheres pretas em ambientes de trabalho. Dessa forma, vamos falar um pouco sobre três mulheres inspiradoras e que estavam no Hostel by RD Summit:

1. Priscila Gama

Empreendedora social e presidente do Instituto Das Pretas.Org, Priscila Gama foi palestrante em uma palestra que nós duas gostamos muito: sobre Marketing Social!

Ela é consultora de Inteligência em Resolutivas de Impacto Social, CEO da Ojá Consultoria & Soluções em Tecnologia Social, trabalha desenvolvendo produtos de impacto social para a iniciativa privada.

2. Lisiane Lemos

Top Voices no LinkedIn, Lisiane Lemos é Gerente de Parceiros no Google e também foi uma das palestrantes que mais nos chamaram a atenção no Hostel by RD Summit.

Ela acredita que a transformação digital pode mudar a vida e a carreira das pessoas, sobretudo das mulheres negras.

É co-fundadora da Rede de Profissionais Negros e do Conselheira 101, iniciativa 100% digital que auxilia na inclusão de mulheres negras em conselhos de administração.

Segundo ela, a sua missão no mundo é “mostrar pelo exemplo de que com as oportunidades e as ferramentas certas a gente pode mudar as estatísticas para melhor.”

Incrível, né?

3. Suelen Marcolino

Não podemos deixar de contar nesse conteúdo que a gerente de relacionamento da divisão de soluções de talento do LinkedIn é uma mulher negra! ❤️

Suelen Marcolino é também líder do comitê de inclusão racial do LinkedIn para a América Latina.

Além disso também atua com o Black Inclusion Group – BIG, que busca construir oportunidades para profissionais negros no próprio LinkedIn, promovendo a diversidade, o pertencimento e desenvolvendo líderes atuais e futuros.

É formada em Relações Institucionais e com um MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foi apontada como uma das 10 profissionais que estão fazendo história em grandes empresas pela revista Forbes, ela é a responsável por auxiliar clientes do LinkedIn a encontrar os candidatos certos para determinadas vagas e potencializar a diversidade em grandes empresas.

Ministrou uma das melhores palestras do evento e trouxe toda a sua experiência com a diversidade nas empresas para mostrar que sim, não investir nisso é prejudicial para os negócios!

Diversidade em foco no RD Summit 2020

Quem já nos acompanha, sabe que um dos pilares da Marketing de Crescimento é a representatividade e não poderíamos deixar de analisar o evento também a partir desse ponto.

Até pouco tempo atrás, os eventos de marketing tinham suas palestras compostas majoritariamente por homens brancos, pouco se via profissionais negros e mulheres nas programações e esses assuntos não eram abordados pelos participantes.

Para nós, duas mulheres negras, a falta de profissionais que nos representem é crucial na hora de avaliar um evento. E essa edição do RD Summit cumpriu com o que esperávamos. ❤️

E para complementar não podíamos deixar de abordar mais uma palestra que foi tão importante para nós:

A diversidade em foco nas companhias — Suelen Marcolino

Nessa conversa, ela nos trouxe dados super importantes: 78% de recrutadores/as entrevistadas, justificaram que mantém o foco em diversidade no trabalho porque melhora a cultura da empresa, 62% disse que melhora o desempenho da empresa e 49% dizem que representa melhor o cliente.

Sendo assim, não é nada inteligente manter quadros corporativos que não sejam diversos.

Isso significa incluir mais negras/os, mulheres, LBTQIA+, PCD (pessoa com deficiência), profissionais com 50 anos ou mais, etc.

Outro dado importante que Suelen nos trouxe de uma pesquisa realizada pela Santo Caos em 2018, mostra que 9 em cada 10 profissionais de recrutamento afirmam que o processo de ascensão nas empresas é diferente entre pessoas negras e não negras.

Essa discussão é fundamental em eventos de grande alcance como foi o caso do Hostel by RD Summit, afinal, isso potencializa que cada vez mais as empresas busquem incorporar a diversidade em suas equipes.

Em suma, os três dias de imersão no mundo do marketing e vendas foi essencial para o nosso crescimento profissional.

A cada ano terá assuntos que precisamos saber para nos atualizar, e com tantos temas importantes sempre haverá formas para reinventar o trabalho na área.

Esperamos que tenham gostado de saber mais sobre o maior evento de marketing e vendas da América Latina.

Até a próxima! 😊

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