Reciclagem de Conteúdo: Por que Reutilizar Blog Posts é Ótima Sacada

Reciclagem de Conteúdo: Por que Reutilizar Blog Posts é Ótima Sacada

A rapidez das informações proporcionada pela internet fez com que o setor de marketing digital e os produtores de conteúdo em geral se dedicassem ainda mais aos conteúdos segmentados, com qualidade e posts com fluxo constante.

Porém, manter essa frequência sempre em dia não é uma tarefa fácil, uma vez que existem outras atividades pertinentes ao setor que não se resumem apenas à produção de conteúdo.

Além disso, apesar de manter certa constância nas postagens, muitas empresas e donos de blogs acabam por diminuir a qualidade dos mesmos, visando apenas quantidade, tão cobrada pelos leitores.

Contudo, o que mais fideliza público não é a quantidade de publicações, mas sim a qualidade do conteúdo, que deve ser focado e totalmente direcionado para o público-alvo.

Reciclagem de conteúdo

Pra conseguir agregar tempo e qualidade, a reciclagem de posts do blog é uma alternativa bastante utilizada no marketing de conteúdo, principalmente pra aqueles posts que demandaram intensa pesquisa de dados e obtiveram resultados satisfatórios com o público.

Com essa estratégia, você reutiliza um post ou parte das informações contidas no mesmo, mudando apenas o formato, a linguagem ou o meio aonde ele será exibido.

Isso permite que você economize tempo para elaborar novos conteúdos e evita que o blog perca sua periodicidade de postagens, com conteúdos que não deixam a qualidade de lado.

Benefícios da reciclagem de conteúdo

Além de ser possível economizar tempo e manter a periodicidade e qualidade das postagens, outro grande benefício de reutilizar publicações é a melhoria da função do SEO (Search Engine Optimization).

Isso porque, quanto mais textos publicados, mais ativo será pro SEO. Se o post teve sucesso quando postado pela primeira vez, esse ativo será benéfico em dobro para o blog.

A publicação reciclada em diferentes meios, como blogs, redes sociais e site, por exemplo, permite também alcançar novos patamares de audiência sem grandes esforços para isso. Basta adaptar a linguagem para o meio.

Além disso, consegue reforçar o nome do blog ou da marca, já que a periodicidade e a mensagem são mantidas.

Outro grande benefício pra empresa ou pro blogueiro é o ROI (retorno sobre investimento), que é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido nele.

No caso da reciclagem de posts para o blog, esse retorno é muito maior já que não haverá a necessidade de novos investimentos para a produção do post, e o ganho será muito mais rápido devido à periodicidade de acessos e pela qualidade que continua atraindo os leitores.

Dicas de como reutilizar

Se você pretende começar a reutilizar os conteúdos do seu blog ou do blog da empresa aonde trabalha, é preciso começar a emplacar algumas pautas atemporais.

Ou seja, conteúdos relevantes para os leitores, independentemente do período em que foi publicado.

Com isso, é possível reutilizar as informações contidas no mesmo, apenas atualizando com algum novo dado, caso ache necessário, o que irá atrair a leitura do mesmo modo de quando foi postado pela primeira vez.

Se você só produzir textos e outros conteúdos temporais, como a divulgação de eventos ou de lançamentos, por exemplo, estes não poderão ser reutilizados.

Outra forma de reciclar o conteúdo é alterando o seu formato para algum mais moderno. Os vídeos, por exemplo, formato que está bastante em alta em blogs, são uma ótima opção para essa reciclagem.

Caso você tenha escrito um post sobre algum produto ou serviço, por exemplo, você pode utilizar as mesmas informações, apenas alterando pro formato de vídeo. Estes podem ser meramente explicativos com imagens e animações, ou conter entrevistas, por exemplo.

Isso ajuda o seu blog a conseguir uma melhor posição na pesquisa do Google, já que terá um post com o mesmo assunto, mas com um desdobramento complementar.

Você até pode inserir na página do vídeo, um CTA (call-to-action) contendo o link do post escrito original, a fim de que o leitor busque mais referências sobre o assunto no blog.

A criação de infográficos também é uma alternativa. Você pode complementar os posts, principalmente aqueles que lidam com alguns dados fixos, com o apoio de infográficos. Com isso, você também usa as mesmas informações só que em um formato diferenciado.

É importante ter a devida atenção no momento de elaborar uma reciclagem em infográfico, já que esse formato representa visualmente tudo o que foi escrito no post.

Ou seja, todas as informações devem ser iguais ao que foi publicado, dando prioridade pras que forem mais relevantes para o público.

E você já aplica a reciclagem de conteúdo por aí? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

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