Como a Relação Redes Sociais e SEO Pode Afetar Seu Rankeamento

Compartilhe aqui:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O que você verá neste artigo:

Qual é relação entre Redes Sociais e SEO? Como isso pode afetar o seu ranqueamento? Dúvidas pertinentes e que mais pessoas ligadas ao marketing digital buscam descobrir.

Isso porque cerca de 62% dos brasileiros (aproximadamente 120 milhões de pessoas) utilizam as redes sociais de alguma forma (fonte).

Com um volume tão grande de tráfego, o SEO nessas plataformas pode ser o caminho do sucesso pro ranqueamento, comentam alguns.

Talvez não seja tão claro assim: o próprio Google apontou que as estratégias OffPage (otimização feita fora do seu site) nas redes sociais valem tanto quanto outras páginas da internet.

Há, porém, algumas características que podem fazer a diferença nessa relação. Continue lendo.

Redes Sociais e SEO influenciam no ranqueamento?

Existem pontos claros e diretos sobre a relação entre ambos já analisada por especialistas e divulgados pelo Google, principal motor de busca.

Por outro lado, existem técnicas ‘escondidas’ que podem fazer a diferença na relação entre redes sociais e SEO.

Um dos ‘gurus’ do marketing digital, Neil Patel, em entrevista a Exame apontou que é possível unir estratégias de anúncios pagos, SEO e redes sociais. Contudo, o especialista deixa sua fórmula oculta – por enquanto – do grande público, apostando apenas naqueles que investem nas suas palavras.

Mesmo com Neil Patel não divulgando quais são as ferramentas pra chegar lá, é possível entender como a relação entre redes sociais e SEO afligem o ranqueamento do seu site.

Entre os principais tópicos estão:

  • Indexação do seu site, como ocorre em outras páginas web (processo de link building), o que já faz importante a presença nas redes sociais;
  • Conteúdo de qualidade, assim como publicado nas páginas internas, mantém a relevância em estratégias OffPage nas redes sociais;
  • É possível conquistar preciosos backlinks nessa relação – como, por exemplo, o compartilhamento do Facebook: caso consiga que um perfil de relevância na rede compartilhe seu conteúdo, e que tenha várias interações, isso é considerado como conteúdo relevante para os buscadores.

Ou seja: o conteúdo de qualidade, assim como qualquer estratégia OffPage, é a principal ferramenta de SEO nas redes sociais.

Engajamento, interação e comentários contribuem pra que seus links externos tenham mais relevância pros buscadores, mesmo a página sendo entendida como outra qualquer.

Em contrapartida, há o que não influencia diretamente na estratégia de SEO nas redes sociais. Desta forma, você não precisa focar as ações nesse sentido, buscando ampliar o alcance de maneira orgânica.

Entre as características que não influem na otimização junto às redes sociais estão:

  • Número de curtidas da página, inscritos no canal, seguidores no perfil, entre outros;
  • Backlinks redundantes, como compartilhamentos sem a interação do usuário que está divulgando sua postagem;
  • Conteúdos com baixo conteúdo, que podem até ser critérios de indexação, mas pouco contribuem para o ranqueamento do seu site.

Estratégias de SEO a serem aplicadas nas redes sociais

A relação entre redes sociais e SEO pode ser benéfica pro marketing digital do seu negócio. Isso porque há formas contundentes de utilizar dessas plataformas para ranquear o site no topo dos buscadores.

Algumas estratégias ajudam nesse sentido:

1) Aposte nas interações: quanto mais as pessoas interagirem com seus perfis e páginas nas redes sociais, mais relevante será o conteúdo para buscadores como o Google. Por exemplo: ao fazer uma postagem OffPage no Facebook, busque responder comentários, estimular compartilhamentos e replicar o máximo possível o conteúdo disponível.

2) Seja orgânico: o que vale para seu site, também vale para as redes sociais – e, neste sentido, ser orgânico é a melhor forma de criar autoridade e conseguir, consequentemente, um bom ranqueamento.

3) Aposte na marca: ao procurarem o nome da sua marca no Google é possível que, após os resultados do topo, suas redes sociais apareçam na sequência. Por isso é preciso padronizar a sua marca em todos os perfis e páginas que dispor.

4) Use das imagens: elas não só te ajudam a ter mais engajamento do público com o que está divulgando, como geram mais credibilidade ao conteúdo que está divulgando.

5) Faça a linkagem site + redes sociais: não apenas divulgar seu material do site nas redes sociais, mas fazer o processo inverso também é uma estratégia de SEO neste sentido.

6) Backlinks: sempre que possível busque conseguir um bom número de backlinks – como, por exemplo, uma postagem sua no Facebook que chegou até o LinkedIn de um profissional que avaliou bem o seu conteúdo e possui muitas conexões que replicam o seu material.

O conteúdo é a chave

O Google e o Bing têm métodos diferentes de avaliar as redes sociais como fator de SEO.

O primeiro considera as páginas como outras qualquer, com as características descritas acima como fatores de relevância para o posicionamento do site.

Já o segundo leva em conta tudo isso mais o número de seguidores, por exemplo.

Em ambos os casos – e de outros buscadores – uma coisa é clara: o conteúdo de qualidade continua sendo a chave do sucesso.

Isso porque ele permite o engajamento nas redes sociais e, consequentemente, mais links externos, que são fatores indispensáveis no ranqueamento.

Por isso sua estratégia de SEO OffPage deve estar centrada no marketing de conteúdo, e menos nas redes sociais.

Faz sentido pra sua estratégia de negócio? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Marketing Digital, Vendas B2B & Growth.

Receba nossos conteúdos

Mais de 3.000 pessoas inteligentes deixaram o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos em primeira mão.​

🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Deixe seu comentário

Leia também

Seus resultados estão te deixando feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves precisam ser melhorados de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?

Growthboard
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.

Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos