Por que Mensurar Resultados de Marketing Digital é Imprescindível

Por que Mensurar Resultados de Marketing Digital é Imprescindível

O marketing digital conquistou um espaço eterno no coração de gestores, consultores e até do público! Afinal, graças às suas estratégias, hoje as marcas podem se comunicar muito melhor com seus consumidores, de forma mais interativa e assertiva. Hoje você vai saber mais informações sobre mensuração de resultados no marketing digital.

De acordo com um levantamento da Inteligência Rock Content (uma da grandes referências nacionais em pesquisa de marketing e vendas), mais de 92% das empresas estão nas redes sociais; mais de 70% empresas acompanham regularmente as métricas de mensuração de alcance e engajamento nessas redes e quase 75% fazem análise dos resultados obtidos nas plataformas em questão.

Perceba que as últimas estatísticas dizem respeito à mensuração de resultados, porque de fato essa é uma das etapas mais importantes da estratégia digital.

Por que mensurar resultados de marketing digital?

As plataformas digitais – especialmente as versões para empresas – disponibilizam uma série de números que permitem que as estratégias de marketing nesses espaços sejam avaliadas das mais diferentes formas.

Logicamente, o primeiro objetivo e vantagem da mensuração de resultados é verificar se determinada estratégia está sendo assertiva: se os seguidores estão se engajando; se o público que está sendo atingido é o pretendido; se a geração de leads está crescendo, enfim, dependendo do interesse da campanha.

Caso se perceba que os objetivos não estão sendo atingidos, é possível modificar a abordagem, com base em números que mostram que o direcionamento realmente precisa ser alterado.

Lembre-se: no marketing digital, os resultados são proporcionais ao esforço dedicado, mas isso de nada vale se você não conseguir transformar em algo palpável.

No entanto, a mensuração de resultados do marketing digital também deve ser feita por outras razões, como por exemplo, aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento). Nas mídias sociais você pode impulsionar determinadas campanhas para aumentar o alcance e isso pode trazer novos consumidores para comprar seu produto ou serviço.

Nesse caso, o ROI é dado pela diferença entre o aumento das vendas e o quanto você investiu. Ao mensurar os resultados especificamente dessas campanhas impulsionadas, é possível investir com muito mais inteligência e assertividade.

Outro ponto ligado ao investimento financeiro é o chamado CPC (Custo por Cliques). Também ligado aos posts patrocinados, para obter o valor do CPC basta dividir o total de cliques pelo total investido. Essa é outra forma de verificar se as postagens estão sendo bem escolhidas para patrocinar. Mais uma vantagem da mensuração de resultados.

A taxa de conversão é mais um número essencial obtido nessa mensuração: quantas das pessoas impactadas estão realmente revertendo para a empresa dentro do que aquela campanha desejava?

Em resumo, podemos afirmar que a mensuração de resultados no marketing digital serve para otimizar os investimentos e garantir um melhor custo/benefício para as empresas, corrigir falhas e aprimorar estratégias.

Tipos de indicadores

Já que a mensuração de resultados pode atuar em diversas frentes, é importante saber quais são os principais indicadores que medem o “sucesso” de uma estratégia digital.

As métricas que medem de fato se os objetivos estão sendo atingidos é o ROI; CPC; número de vendas; ticket médio; taxa de conversão; aumento do número de visitantes no site (nesse quesito o marketing de conteúdo é um grande aliado).

Além dessas, existem outras métricas que avaliam mais o quanto a empresa consegue conquistar “fãs”. Embora não tenham uma relação tão direta com a maior parte dos objetivos de campanha digitais, elas também são muito importantes. Nessa categoria estão o número de seguidores; número de interações nos posts (curtidas e comentários); quantidade cliques; quantidade de downloads de um material.

Como mensurar resultados?

Entre as ferramentas mais importantes de mensuração está o Google Analytics, serviço disponibilizado pelo Google de forma gratuita e que fornece relatórios de desempenho de uma página, incluindo números importantes como a taxa de conversão.

O Facebook Analytics também é interessante para analisar especificamente essa mídia, já que revela muito sobre o desempenho dos conteúdos que estão sendo postados e como os seguidores estão se comportando diante desses conteúdos.

Outra ferramenta do Google que vale a pena utilizar é o Google Trends. Não é muito focado em medir desempenho de páginas, mas sim em apontar quais são as principais tendências de pesquisa no motor de busca. Com isso, você pode descobrir quais são as palavras-chave mais importantes para o seu segmento, por exemplo, e usar isso em seus conteúdos.

Gostou da nossa breve jornada pela mensuração de resultados? Se quiser saber mais sobre marketing digital, acesse nossos outros conteúdos e fique ligado nessas tendências.

Deixe seu comentário