Smarketing: Otimize Resultados com a Sinergia Entre Marketing e Vendas

Smarketing: Otimize Resultados com a Sinergia Entre Marketing e Vendas

Imagine a seguinte situação: você investe fortemente nas vendas e no marketing de sua empresa e mesmo assim percebe que o tal investimento não está, de certo modo, trazendo os resultados que você almejou. A sua empresa até consegue vender, mas bem aquém do esperado.

Você reflete, tenta encontrar o erro, mas sem sucesso. Então, você sabia que o problema pode estar na falta de harmonia ou sintonia entre os departamentos de vendas e de marketing?

Apesar de serem dois campos distintos, as vendas e o marketing, quando atuam de forma sinérgica, podem fazer a sua empresa alcançar resultados incríveis. É o que chamamos de Smarketing. Quer saber um pouco mais a respeito? Continue lendo este texto e confira outras informações no nosso site.

O que é Smarketing?

Não se sabe ao certo quando o conceito surgiu ou até mesmo a prática. No entanto, o que se tem conhecimento é que se trata de um campo conceitual-prático poderoso, capaz de fazer a empresa atingir patamares jamais imaginados. Mas do que se trata?

De acordo com os especialistas, Smarketing é a junção das palavras “sales” e “marketing”. A primeira, em português, significa venda. Assim, podemos dizer que o termo se refere à junção de dois campos: vendas e marketing.

Apesar de seu conceito ser simples e de fácil entendimento, na prática ele representa um desafio para os referidos campos, que guardam, entre si, diferenças e desentendimentos. De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, mais de 80% dos membros de equipes de vendas e de marketing se descrevem de forma negativa quando questionados um sobre o outro.

Ainda que haja esse desentendimento, no final das contas, ambos atuam no mesmo time: fazer a empresa alavancar as suas vendas. O marketing tem por função atrair os leads — potenciais clientes — através de estratégias racionais e de conteúdos relevantes, já a equipe de vendas tem o papel de abordar esses clientes em conversas individuais, ou até mesmo a distância, de modo a fechar um negócio.

Segundo a Hubspot, quando as vendas e o marketing atuam de forma integrada, elas podem atingir uma média de crescimento de até 20% ao ano. O que faz do Smarketing uma filosofia de atuação importantíssima para o seu negócio.

Como implantar o Smarketing em sua empresa?

Não é das tarefas mais simples alinhar o marketing e as vendas. Porém, uma vez encontrado o caminho, a sua empresa colherá bons frutos por muito tempo. E qual o empresário que não deseja isso? Abaixo, destacamos formas que você pode aderir para conseguir esse feito. Vamos conferir?

Defina objetivos integrados para o marketing e para as vendas

É essencial que se crie objetivos iguais ou semelhantes para ambos os departamentos, para que assim eles possam se articular de forma sintonizada. Veja que, na maioria dos casos, eles trabalham com os mesmos públicos, tornando fácil o processo de constituição dos objetivos.

Estabeleça acordos para vincular os dois departamentos

Uma forma de fazer o marketing e a venda trabalharem de forma integrada é estabelecendo acordos que podem ser feitos a partir de termos de serviços, documento que consta os compromissos assumidos por ambos os departamentos.

Assim, por exemplo, quando o marketing cria uma estratégia e precisa da colaboração das vendas, pode fazer esse acordo, para que ambas atuem de forma colaborativa, visando os mesmos objetivos.

Crie uma política de reuniões regulares

Qual o papel das reuniões, se não há discussão de ideias para se pensar em formas de atuação conjunta? Pois bem, utilize as reuniões a favor de seu Smarketing. Leve as turmas do marketing e das vendas para reuniões regulares — semanal ou mensal — para que seja criado um clima de colaboração e ajuda mútua.

Podem-se discutir os objetivos do marketing e das vendas e quais serão os papéis delas para o alcance das metas propostas. Pode-se também criar reuniões para a discussão de relatórios entre as equipes, apontando as falhas e os acertos e estabelecendo uma política conjunta de atuação para transformas as falhas em oportunidades de negócios.

Crie uma cultura de união interdepartamental

Margarida Kunsch, autora de várias obras que versam sobre a comunicação integrada, diz que estabelecer uma mesma linguagem para os setores de uma empresa faz com que ela alcance mais rápido os seus objetivos, evitando problemas ou crises.

Uma empresa que não possui união, ou a cultura dela entre os seus setores, tendem a se tornar presas fáceis no mercado. Ela acaba não prezando por uma comunicação participativa e aberta entre os seus departamentos, fazendo com que eles atuem de maneira deslocada, prejudicando assim o todo.

Quanto mais os departamentos estiverem conectados, maior é a chance da empresa obter sucesso de forma mais rápida. E isso vale para o setor de marketing e de vendas.

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