Smarketing: Otimize Resultados com a Sinergia Entre Marketing e Vendas

Smarketing: Otimize Resultados com a Sinergia Entre Marketing e Vendas
As vendas e o marketing são áreas distintas, mas podem fazer a sua empresa alcançar resultados incríveis. Conheça o Smarketing.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Apesar de serem dois campos distintos, as vendas e o marketing, quando atuam de forma sinérgica, podem fazer a sua empresa alcançar resultados incríveis. É o que chamamos de Smarketing.

Para entender melhor, imagine a seguinte situação: você investe fortemente nas vendas e no marketing de sua empresa e mesmo assim percebe que o tal investimento não está trazendo os resultados que você almejou. A sua empresa até consegue vender, mas bem aquém do esperado.

Você reflete, tenta encontrar o erro, mas sem sucesso. Então, você já imaginou que o problema pode estar na falta de harmonia ou sintonia entre os departamentos de vendas e de marketing?

Quer saber um pouco mais a respeito do Smarketing? Continue a leitura e entenda melhor sobre esta prática tão importante!

O que é Smarketing?

Não se sabe ao certo quando o conceito surgiu ou até mesmo a prática. No entanto, o que se tem conhecimento é que se trata de um campo conceitual-prático poderoso, capaz de fazer a empresa atingir patamares jamais imaginados.

Smarketing é a junção das palavras “sales” e “marketing”. A primeira, em português, significa venda. Assim, podemos dizer que o termo se refere à junção de dois campos: vendas e marketing.

Você pode ouvir esse termo por aí também na versão em português, traduzido para Vendarketing.

Apesar de seu conceito ser simples e de fácil entendimento, na prática ele representa um desafio para os referidos campos, que guardam, entre si, diferenças e desentendimentos.

De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, mais de 80% dos membros de equipes de vendas e de marketing se descrevem de forma negativa quando questionados um sobre o outro.

Ainda que haja esse desentendimento, no final das contas, ambos atuam no mesmo time: fazer a empresa alavancar as suas vendas.

O marketing tem por função atrair os leads — potenciais clientes — através de estratégias racionais e de conteúdos relevantes, já a equipe de vendas tem o papel de abordar esses clientes em conversas individuais, ou até mesmo a distância, de modo a fechar um negócio.

Segundo a Hubspot, quando as vendas e o marketing atuam de forma integrada, elas podem atingir uma média de crescimento de até 20% ao ano. O que faz do Smarketing uma filosofia de atuação importantíssima para o seu negócio.

O melhor desse alinhamento, é que o vendarketing pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho, pois ele foi criado para funcionar e alcançar ótimos resultados.

Quais são os benefícios do Smarketing

Ao alinhar os setores comercial com o de marketing você sentirá a diferença logo no início de alterações.

Para entender melhor sobre o Smarketing, vamos mostrar os benefícios em utilizar esta prática na sua empresa.

Definição de potenciais clientes

Ter atrito entre a área de marketing e de vendas é mais comum do que imaginamos, e a definição de potenciais clientes qualificados também pode ser um problema.

É comum a equipe de vendas se decepcionar com a de marketing devido a baixa qualidade desses potenciais clientes.

Mas isso muda completamente quando as duas estão trabalhando de forma conjunta, pois ao sentarem para conversar e definir o lead qualificado, se torna muito mais fácil para a equipe de marketing identificar e entregar leads que sejam potenciais para a área de vendas.

Metas niveladas

Os dois setores precisam ter as metas alinhadas para que os objetivos de crescimento sejam alcançados.

Quando os objetivos e o perfil de cliente ideal estão alinhados pelas duas equipes, é possível enxergar o aumento da receita do seu negócio.

Dessa maneira, trabalhar de forma estruturada a equipe de vendas em concomitância com a equipe de marketing é a chave para a geração de novos negócios.

Mensuração do resultado das ações de marketing em vendas

As duas equipes trabalhando de forma conjunta facilita a análise das taxas de conversão do funil de vendas, dessa maneira, fica mais visível verificar onde se encontram as oportunidades e as falhas.

E não é só isso, ainda é possível identificar quais canais são melhores para converter em aquisição do produto ou serviço e quais são os perfis ideais para iniciar uma abordagem de vendas.

Para que o trabalho seja mais rápido, o ideal é partir para automação de marketing, pois a mensuração se torna mais fácil com o auxílio de um software específico para este fim.

Como implantar o Smarketing em sua empresa

Como já dissemos mais acima, não é das tarefas mais simples alinhar o marketing e as vendas.

Porém, uma vez encontrado o caminho, a sua empresa colherá bons frutos por muito tempo. E qual o empresário que não deseja isso?

Abaixo, destacamos formas que você pode aderir para conseguir esse feito. Vamos conferir?

Defina objetivos integrados para os dois setores

É essencial que se crie objetivos iguais ou semelhantes para ambos os departamentos, para que assim eles possam se articular de forma sintonizada.

Veja que, na maioria dos casos, eles trabalham com os mesmos públicos, tornando fácil o processo de constituição dos objetivos.

Estabeleça acordos para vincular os dois departamentos

Uma forma de fazer o marketing e a venda trabalharem de forma integrada é estabelecendo acordos que podem ser feitos a partir de termos de serviços, documento que consta os compromissos assumidos por ambos os departamentos.

Assim, por exemplo, quando o marketing cria uma estratégia e precisa da colaboração das vendas, pode fazer esse acordo, para que ambas atuem de forma colaborativa, visando os mesmos objetivos.

Crie uma política de reuniões regulares

Qual o papel das reuniões, se não a discussão de ideias para se pensar em formas de atuação conjunta? Pois bem, utilize as reuniões a favor de seu Smarketing.

Leve as turmas do marketing e das vendas para reuniões regulares — semanal ou mensal — para que seja criado um clima de colaboração e ajuda mútua.

Podem-se discutir os objetivos do marketing e das vendas e quais serão os papéis delas para o alcance das metas propostas.

Pode-se também criar reuniões para a discussão de relatórios entre as equipes, apontando as falhas e os acertos e estabelecendo uma política conjunta de atuação para transformas as falhas em oportunidades de negócios.

Crie uma cultura de união interdepartamental

Margarida Kunsch, autora de várias obras que versam sobre a comunicação integrada, diz que estabelecer uma mesma linguagem para os setores de uma empresa faz com que ela alcance mais rápido os seus objetivos, evitando problemas ou crises.

Uma empresa que não possui união, ou a cultura dela entre os seus setores, tendem a se tornar presas fáceis no mercado.

Ela acaba não prezando por uma comunicação participativa e aberta entre os seus departamentos, fazendo com que eles atuem de maneira deslocada, prejudicando assim o todo.

Quanto mais os departamentos estiverem conectados, maior é a chance da empresa obter sucesso de forma mais rápida. E isso vale para o setor de marketing e de vendas.

Melhores técnicas para ter um Smarketing de qualidade

Para que todo o seu esforço em unir as duas equipes não vá embora pelo ralo, aconselhamos a adotar políticas em comum para que seus funcionários lembrem o propósito disso e da importância do trabalho alinhado.

A gente sabe que é difícil manter todos nos mesmo barco, até porque são pessoas diferentes e que atuam em áreas diferentes.

Mas para ajudar você nessa, separamos algumas dicas para que o Smarketing funcione e se mantenha muito bem. Confira:

Aplique a cultura “data driven”

Também conhecida como cultura orientada por dados, essa cultura fundamenta-se em tomar decisões utilizando os dados como base.

Isto é, organize as métricas da sua empresa por dados reais, o que resultará em análises reais.

Ótimo para identificar possíveis problemas, melhorias, tendências e também oportunidades.

Para facilitar, a dica é definir metas mais precisas. Isso ajuda a trabalhar melhor os dados e entender o objetivo que você quer alcançar.

Use software integrado para o Smarketing

O Vendarketing trabalha com dados, então além de integrar as duas equipes é necessário alinhar os dados, tudo deve ser compartilhado entre elas.

Para auxiliar nesse processo é indispensável ter um software voltado para a automação de marketing, assim, os dois setores tem acesso aos resultados das campanhas, leads, tráfego e outros pontos cruciais para o bom funcionamento dessa estratégia.

Neste caso, o ideal é investir no CRM – Customer Relationship Management -, que é a gestão de relacionamento com o cliente que ajuda no processo de marketing e vendas.

Compreenda as estratégias propostas

Já é sabido que quem trabalha com vendas dificilmente entende como as ações de marketing funcionam, e o inverso também é válido, dificilmente quem trabalhar com o marketing vai entender os processos de vendas.

Por isso, para que o smarketing dê certo, é preciso haver compreensão mútua do trabalho e das estratégias. Além disso, nada impede que haja contribuição de ambas as partes.

Os setores comercial e de vendas são peças importantes em uma empresa e o que é feito em um interfere no outro.

Por isso, é tão importante alinhar as duas equipes para a melhoria do seu negócio, uma estratégia poderosa para aumentar os lucros da sua empresa.

Aconselhamos você a colocar em prática essas dicas que trouxemos, e lembre-se de que barreiras vão aparecer, mas não se intimide, no fim dá tudo certo!

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾