Social Selling: A Estratégia Perfeita pra Potencializar as Vendas Usando as Redes Sociais

Social Selling: A Estratégia Perfeita para Vendas nas Redes Sociais
O Social Selling é uma estratégia de vendas que analisa seu público-alvo nas redes sociais para entregar produtos e serviços de qualidade.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

A evolução das Tecnologias de Informação fez com que as empresas ficassem cada vez mais próximas de seu público, criando laços emocionais cada vez mais estreitos. É através desse entendimento que foi criado o conceito de Social Selling.

Quem viveu durante toda a década de 1990 sabe muito bem: o entrosamento entre público e marca era bastante diferente de hoje. A produção de conteúdo virou o novo padrão para criar sentimento de autoridade e referência sobre o assunto.

Muitos não sabem, mas não basta estar apenas presente nas mídias sociais ou fazendo publicações esporádicas. Assim como em qualquer etapa profissional, todo processo publicitário exige, antes de tudo, planejamento adequado.

Quer saber mais sobre social selling? Então, continue a leitura que vamos explicar tudo para você. Confira!

Social Selling, o que é

Social Selling é uma métrica publicitária que tem como objetivo, através de planejamento personalizado, entender como o público-alvo pensa e se sente com relação a seus produtos ou serviços.

Com isso, é possível executar campanhas de Marketing cada vez mais eficientes e, ao mesmo tempo, criar conteúdos realmente interessantes e de qualidade.

Em suma, esta métrica pode ser definida como a utilização de ferramentas ligadas ao marketing digital como forma de comunicação com seus clientes e, por consequência, maior conversão em vendas.

Ferramentas de trabalho

Em pleno século XXI, é simplesmente impossível pensar em marketing tradicional como o meio mais correto e viável para anunciar. Há cada vez mais usuários conectados à internet, a qual tornou-se o maior cenário publicitário da modernidade.

Redes sociais

As redes sociais desempenham um papel fundamental no conceito de Social Selling. Elas servem, afinal, como uma ponte entre opiniões diversas, além de servirem como meio instantâneo de comunicação entre indivíduos, independentemente da distância física que os separam.

As redes sociais devem ser utilizadas para criar uma intimidade entre indivíduos e empresas, criando cada vez mais uma conexão íntima com seus leads.

É um erro grave imaginar que um negócio é capaz de prosperar e crescer sem se preocupar com as pessoas. Na verdade, elas preferem estar bem informadas antes de comprar.

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC, 97% dos usuários acessam a internet para pesquisar melhor sobre os produtos e serviços desejados antes de fechar negócio.

Os dados são interessantes: a maior parte dos usuários busca informações relevantes sobre eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos em geral (50%).

Sendo assim, empresas que se dedicam em criar conteúdos de qualidade a respeito de suas especializações, com o tempo, tornam-se referência no assunto. Com isso, conseguem cada vez mais clientes em potencial através das redes sociais.

Plataformas de compra online

Ainda segundo o estudo publicado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, páginas e aplicativos de lojas também fazem um papel fundamental no crescimento do comércio online, sendo preço, flexibilidade nos horários de compra e comodidade os pontos mais importantes, segundo os usuários.

Portanto, o conceito de Social Selling pode se estender não apenas às redes sociais, mas às plataformas de compras online, também.

Lojas virtuais bem estruturadas criam mecanismos pré-venda e pós-venda que motivam seus usuários a opinar sobre a qualidade de suas aquisições.

Além disso, eles podem falar sobre o respeito a prazos de entrega, profissionalismo, cordialidade de seus colaboradores e, sobretudo em cases relacionados a suporte técnico.

É bastante comum, antes de comprar algum produto online, que você verifique as avaliações de outros usuários para tomar uma decisão mais acertada.

Hi Platform

A Hi Platform é uma plataforma de monitoramento de redes sociais, responsável por mensurar o desempenho das iniciativas publicitárias promovidas por sua empresa.

O próprio Google também possui um serviço próprio para notificar os publicitários sobre a entrada de algum resultado nos mecanismos de busca: o Google Alerts.

Todo trabalho em mídias digitais deve fazer uso de todas as redes sociais em evidência, tais como Facebook, Instagram, Twitter e, mais recentemente, o TikTok, aplicativo que permite a publicação de vídeos divertidos e de curtíssima duração.

Este último, ainda que, por enquanto, bastante segmentado, com público bastante jovem, entre 16 e 24 anos, está se popularizando cada vez mais entre outras faixas etárias, sendo uma ferramenta eficiente, dependendo do tipo de negócio.

Técnicas de SEO e Social Selling

Search Engine Optimization (SEO) é imprescindível para o crescimento de seu negócio nas redes sociais e nos principais mecanismos de pesquisa, como Google e Bing.

O conceito de Social Selling estende-se à necessidade de otimizar os textos para que se tornem facilmente localizáveis pelo público.

Segundo Roque Pellizaro Junior, presidente do SPC Brasil, a ampliação e integração de múltiplos canais de venda vão muito além da intenção óbvia de aumentar as vendas.

Trata-se de uma iniciativa necessária para sanar as dúvidas dos consumidores e, com isso, atender às suas expectativas de forma transparente e adequada.

Textos interessantes e que façam uso de palavras-chave com frequência são obrigatórios para trazer seu público para perto de você.

Com isso, será possível realizar diversas outras técnicas de Marketing para conhecê-lo melhor e, com o tempo, aumentar as vendas e criar sentimento de autoridade.

Como fazer Social Selling corretamente

Antes de tudo, compreenda que o entrosamento entre empresa e público-alvo é fundamental para ampliar os horizontes comerciais.

É preciso fazer com que o público-alvo deixe claro suas intenções e suas vontades e, com isso, desenvolva iniciativas que incentivem, também, o crescimento orgânico da marca, como compartilhamentos feitos por conta própria pelos usuários, além de marcações por meio de hashtags, por exemplo.

Caso você trabalhe com venda de produtos alimentícios, por exemplo, pode ser uma ótima ideia marcar amigos e conhecidos que tenham gostos em comum com você e com sua empresa.

Isso também incentiva o crescimento orgânico das campanhas publicitárias e é especialmente eficiente em negócios embrionários, ou seja, que começaram recentemente e que ainda estão em processo de conquista de seu próprio espaço.

Command & Conquer Remastered, um exemplo de Social selling

Um excelente exemplo de Social Selling criado com carinho foi apresentado recentemente pela EA, uma das gigantes do mundo dos videogames.

Foi recentemente anunciado o lançamento de Command & Conquer Remastered, um dos maiores clássicos de estratégia em tempo real (RTS) do mundo.

Foi gravado um vídeo com Joseph D. Kucan, ator e desenvolvedor que estrelou Kane, líder de uma das facções jogáveis e um dos personagens mais queridos da franquia.

Esta iniciativa gerou repercussões extremamente positivas entre os usuários que se divertiram bastante com o jogo no final da década de 1990 e, com a nostalgia à flor da pele, interessaram-se em adquirir a versão remasterizada do clássico.

Convém citar que o vídeo foi gravado de maneira simples, mas faz uso do mesmo tom de linguagem que cativou as audiências nos tempos áureos da aclamada franquia.

Esta é a prova de que nem sempre é necessário investir muito capital para criar algo interessante e que se torne viral.

Como criá-lo

Os apps estão cheios de ferramentas para auxiliar na elaboração correta de um social selling. Construa enquetes, vídeos apresentando os bastidores de sua empresa, apresente sua equipe, mostre seus valores e sua missão.

Por exemplo, se você vende marmitas para almoço, pergunte a seus clientes se estão satisfeitos com o produto, com o atendimento e com o preço.

Com o tempo, você será capaz de entender com mais clareza como funciona o mindset das pessoas que pedem comida em seu restaurante.

Quem pode usar este conceito

Qualquer modelo de negócio precisa criar entrosamento com as audiências para funcionar corretamente, ainda mais em períodos de grave crise socioeconômica.

O funil de vendas deve ser construído de acordo com estudos detalhados sobre as iniciativas propostas em Marketing e as respostas, positivas ou não, vindas das audiências.

O processo de reconhecimento do público pode ser um grande desafio para iniciantes. Mas, não desista! Sim, pode levar algum tempo até que as métricas corretas sejam adequadamente alinhadas.

Porém, assim como na abertura de qualquer negócio, Social Selling deve ser entendido como o início de um relacionamento amoroso.

O casal está, aos poucos, se conhecendo e criando intimidade até encontrar um ponto de equilíbrio que sustente uma convivência harmoniosa e de longo prazo.

Tudo está mudando: maneiras de pensar, de agir e de consumir. O mercado publicitário precisa estar sempre a par dos últimos acontecimentos sociais e compreender de que forma seu público-alvo se comporta.

Com isso, é possível criar conteúdos de qualidade que satisfaçam às necessidades urgentes dos usuários. Além disso, é preciso oferecer produtos e serviços que façam jus às informações transmitidas.

Utilize bastante as redes sociais, estude seu público e estabeleça um planejamento claro para traçar o perfil psicológico de seus leads. Fale a língua de seu público.

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