Como o Desenvolvimento de Soft Skills Pode Elevar Sua Carreira Pra Outro Nível

Soft Skills
Descubra agora o que são Soft Skills e como desenvolvê-las pode trazer muitos benefícios na hora de transformar a sua carreira.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Sabemos que o mercado de trabalho tem se tornado ainda mais concorrido e para driblar isso, desenvolver habilidades faz toda a diferença. E é ai que entra mais um termo em inglês no marketing pessoal: Soft Skills.

Em bom português, não traduzimos como ”habilidades leves”, mas sim, todas aquelas habilidades que lidam com a relação e interação com outras pessoas.

Conhecê-las e saber como desenvolvê-las é fundamental para que um profissional se destaque entre tantos outros com as mesmas formações e conhecimentos técnicos.

Uma palavra que viraliza até hoje na internet: Empatia. Já pensou sobre como ser uma pessoa empática pode te colocar a frente em uma seleção de emprego?

Então continue a leitura que eu vou te explicar tudo sobre essas habilidades e como desenvolvê-las! ✌🏽

O que são Soft Skills?

Sabe aquelas habilidades comportamentais que a gente aprende com a vida e não dentro de uma sala de aula na universidade? Pronto, então você sabe o que são soft skills!

Se apresentam como competências subjetivas e possuem relação direta com nossa personalidade, com nossas próprias experiências, tanto pessoais como profissionais e com a inteligência emocional das pessoas.

soft skills - habilidades comportamentais

Essas características se tornaram fundamentais para que uma pessoa alcance seus objetivos profissionais e consiga construir a carreira dos sonhos.

De certo modo, essas habilidades são difíceis de serem reconhecidas, afinal, como já dito anteriormente, não são adquiridas em cursos que geram certificados, mas sim, por meio de vivências próprias.

Até aqui ok. Mas então como se comprova que uma pessoa possui determinada soft skill?

A resposta é simples: na no dia a dia, na hora da execução de um trabalho em equipe, no resultado final.

Para compreender qual o papel que elas exercem na carreira profissional, é preciso entender que essas habilidades são tão importantes quanto uma lista extensa de experiências e cursos no seu currículo.

Como desenvolver as Soft Skills?

Aqui com certeza não existe uma fórmula mágica. Soft Skills são habilidades comportamentais, o que significa que desenvolvê-las é algo muito pessoal e depende de cada pessoa.

O primeiro passo, sem dúvida alguma, é focar no autoconhecimento. Refletir suas próprias ações e características é essencial para reconhecer seus potenciais e descobrir onde você pode melhorar.

Esse é um dos pontos chaves: compreender que todos temos algo a aprender.

Não se engane com as crenças limitadoras: O mais legal de tudo é que mesmo que uma pessoa não demonstre possuir determina soft skill, ela pode desenvolvê-la.

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para te ajudar a desenvolvê-las:

1. Foque na inteligência emocional

O ambiente de trabalho nem sempre é agradável. E por esse motivo uma das formas de conseguir desenvolver essas habilidades é conseguindo se autorregular e administrar suas emoções.

Para isso, é importante manter o cérebro ativo e treiná-lo para lidar com as mais diversas emoções que possam surgir nas relações profissionais e pessoais.

2. Tempo é rei

Conseguir organizar o seu tempo e decidir quais atividades serão realizadas em determinado horário é uma prática muito importante para garantir êxito em qualquer estratégia de marketing.

Muitas vezes a correria do dia a dia não nos permite enxergar que boa parte das atividades podem ser delegadas, facilitando a rotina de um gestor e de toda uma equipe.

Lembre-se: saber comunicar uma decisão de forma gentil é uma excelente soft skill e super necessário para bons líderes.

3. Potencialize os feedbacks

A melhor forma de se compreender quais são os erros e acertos de um profissional é através da prática de feedback.

E aqui entram duas habilidades necessárias: A primeira é saber comunicar um feedback. Um bom líder precisa saber além de escolher boas palavras e manter a educação, sempre lembrar que é uma responsabilidade gigante desenvolver outros profissionais.

A outra, sem dúvida, é saber escutar. Incorporar os feedbacks que você recebe na sua trajetória profissional, com certeza, farão toda a diferença lá na frente.

Dica: Convide pessoas que conhecem você tanto na vida pessoal quanto profissional a avaliarem suas habilidades de soft skills. As respostas te ajudarão muito em um processo de auto análise e na melhora do que for necessário.

Qual a importância das Soft Skills para a sua carreira?

Em um movimento contrário ao tradicional, as soft skills deixam de lado os pré requisitos já batidos (e que dificultam a representatividade nas empresas), como inglês fluente, por exemplo. Afinal, são habilidades não técnicas que são o foco por aqui.

Cada vez mais, empresas prezam por profissionais que possuam características comportamentais alinhadas com os objetivos da marca. Isso tudo porque se acredita que profissionais assim conseguem entregar melhores desempenhos nos trabalhos realizados.

Aqui fica claro que não adianta ter acesso aos melhores cursos e certificados, se você não nutrir habilidades que te ajudem a alavancar a carreira.

Pense comigo, do que adianta um profissional super competente na visão técnica, com diploma em mãos e experiência no mercado, mas que na hora de executar qualquer ação da empresa, apresenta dificuldades para trabalhar em equipe, compreender o colega, não consegue trabalhar sob pressão?

Isso não é nada bom, certo?

Segundo Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, em entrevista para a revista Forbes:

“Uma frase que exemplifica a importância destas habilidades é aquela que diz que as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento. “

O mercado de trabalho está cada dia mais na busca de profissionais que sejam focados, assertivos e que sejam motivados com as políticas da empresa.

Muitas vezes o que diferencia um talento de outro são as habilidades comportamentais que possuem e é isso que muitas vezes determina o futuro em uma empresa.

Quais são as Soft Skills mais procuradas?

Agora que você já sabe o que são, como desenvolvê-las e qual a importância de possuir habilidades comportamentais, como o diz o povo: já é meio caminho andado!

Além disso, saber identificar quais são as Soft Skills mais procuradas pelo mercado de trabalho pode te ajudar a conseguir identificar quais você já possui naturalmente e quais você pode trabalhar para atender a essa demanda.

Pensando nisso, separei algumas habilidades e competências comportamentais que não podem faltar. Lembre-se aqui o foco é possuir diferencial, ok?

1. Boa comunicação

Uma das principais habilidades que garantem uma boa relação dentro das equipes é conseguir manter uma boa comunicação.

Isso auxilia na execução das tarefas e mais ainda: evita conflitos e divergências. Afinal, conseguir transmitir e interpretar ideias é uma habilidade necessária para conseguir executar trabalhos em equipe.

Uma boa interação tanto com seus colegas quanto com seus clientes pode ser um diferencial no mercado. Isso inclui uma escuta atenta, uma escrita atraente e um nível de compreensão bacana.

2. Liderança

Essa é uma das mais importantes a meu ver. Um bom líder faz toda a diferença para que seus colaboradores consigam entregar um bom desempenho e para que se sintam motivados.

Talvez seja uma das soft skills mais difíceis de desenvolver. Saber decidir e gerenciar uma equipe, administrando tempo, delegando tarefas e ainda assim conseguir compreender cada pessoa a partir de um ângulo é essencial.

Além disso, é um bom líder quem consegue identificar quais são as soft skills mais fortes em cada um da sua equipe.

Essa habilidade não caminha só. Uma liderança existe a partir da união de todas as habilidades e esse é grande diferencial.

3. Flexibilidade e resiliência

Você consegue se adaptar facilmente com a mudança de cenários? Compreende que cada projeto possui suas particularidades e que é importante incorporá-las?

Se a resposta for sim, pode chamar essa soft skill de sua!

Essa é uma habilidade poderosa, já que toda empresa busca profissionais que não sejam resistentes a mudanças, que saibam se reinventar e que consigam lidar com a parte boa e ruim das demandas da equipe.

Como é um profissional que possui essa habilidade? Com toda certeza, com um nível de inteligência emocional evoluído, afinal, consegue ligar com os momentos de crise, resistir a pressão e adaptar-se as mudanças do mercado.

É fácil adquirir essa habilidade? A resposta é não! Normalmente quem já desenvolveu essa competência já vivenciou algum tipo de situação na vida que desencadeou esse movimento resiliente.

4. Trabalho em equipe

Independente da posição que você exerce em uma empresa, saber trabalhar em equipe é essencial. Em outras palavras, contribuir individualmente com o seu trabalho para um interesse coletivo.

Além disso, é forma que você interage com as outras pessoas que demonstra o que você pode oferecer de fato a uma empresa.

Estar disponível para ajudar colegas da equipe, respeitar a diversidade dos grupos e as particularidades de cada um é fundamental.

5. Criatividade

Toda empresa busca um olhar criativo e inovador para compor suas equipes, certo? Com certeza essa é uma habilidade muito requisitada no mercado de trabalho.

Estar em busca de inovação, pensar fora de uma caixinha padronizada, ter soluções ágeis e alternativas pertinentes para o tempo de crise.

É aquele profissional que não é “mais do mesmo” e que acaba sempre conseguindo se reinventar.

6. Proatividade

É aquele profissional capaz e disponível para ajudar uma empresa a resolver qualquer tipo de problema que possa aparecer e atrapalhar os resultados.

Capacidade de arregaçar as mangas, avaliar cenários e encontrar caminhos para resolver questões que impedem os resultados ou atrapalham a produtividade.

7. Empatia

O exemplo que demos no inicio desse artigo é uma soft skill muito requisitada no mercado de trabalho. Conseguir fazer esse deslocamento e se colocar no lugar do outro, compreendendo a diversidade da sua equipe e conseguir criar uma abordagem que contemple a todos e todas é essencial.

Ela é fundamental para a relação entre gestores e colaboradores de uma empresa, isso faz com que torna a relação profissional mais humanizada, o que tem reflexo direto no desempenho da equipe.

Essa habilidade não é somente importante para a relação dentro da empresa, mas também com o consumidor. Saber entender quais são as dores do seu cliente e como o seu serviço ou produto podem solucionar faz toda a diferença.

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Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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