Storytelling: A Arte de Contar Histórias Marcantes Que Pode Transformar Sua Produção de Conteúdo

Conheça o Storytelling: o Método de Escrita que vai Transformar o seu Negócio
Aprenda mais sobre Storytelling, uma técnica de narrar histórias que vem sendo cada vez mais usada nas estratégias de marketing digital.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Vivemos a era em que não importa apenas ter um bom produto, se você não souber como fazê-lo chegar no seu público. E para isso, apresentamos o Storytelling, que é a capacidade de narrar histórias de maneira a envolver o leitor. Pode ser usado em forma de textos, sons ou imagens, o importante é ser criativo.

A era do Big Data é real. Milhares de conteúdos são produzidos por milhões de pessoas diariamente e encontrar a sua voz – aquilo que vai te fazer chamar atenção nesse meio – é um desafio muito grande.

Para isso, existem hoje diversas técnicas que estão sendo incorporadas nas estratégias de marketing de conteúdo.

Uma delas que vem ganhando mais espaço no mercado e sendo um verdadeiro sucesso para as marcas é o Storytelling. Por isso, hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre ele e como aplicá-lo em seu conteúdo. Confira!

O que é o Storytelling

O Storytelling é uma maneira de usar os recursos audiovisuais para contar uma história e vender o seu negócio. Mas, você não vai vendê-lo diretamente, e sim persuadir o leitor de forma indireta, assim como se faz com os gatilhos mentais.

A ideia principal é cativar a audiência com o seu conteúdo de tal forma que o leitor vai querer consumir mais da sua marca.

Mas é importante ressaltar que, como qualquer história, existem alguns elementos que precisam estar contidos.

Por isso, elencamos 5 deles:

1. Enredo

Geralmente, dividimos em story – a história que será contada – e telling – a forma como ela será contada.

Dessa forma, é importante pensar que você precisa construir um início, meio e fim. Não deixe pontas soltas, pois pode acabar não fazendo sentido.

Encontre um espaço ou local para a sua história se passar, isso ajuda o leitor a se envolver mais e traz um caráter de realidade.

Escolher um tempo – passado, presente ou futuro – também pode agregar muito. Construa um enredo que tenha sentido, cada ação deve levar seus personagens ao fim pretendido.

2. Personagens

É muito importante uma boa construção dos seus personagens, pois são considerados os fatores mais importantes de qualquer história. Uma dica é baseá-lo na sua persona, assim você vai gerar uma identificação maior.

É muito importante que o seu personagem seja interessante e cative o seu leitor, caso contrário, sua história não será lembrada. Logo, dedique tempo e estudo para entregar a melhor experiência possível ao seu leitor.

3. Problema

Uma boa história é aquela que contém altos e baixos e, para isso, é necessário que algum problema ocorra em algum momento.

Eles geralmente aparecem no meio, depois que você já realizou a introdução e as coisas parecem que vão bem.

Para exemplificar, podemos citar basicamente todos os filmes de comédia romântica: o casal está indo bem quando um dos envolvidos descobre algo que acaba com a relação, ou aparece um conflito de interesses.

O importante é que o seu conflito precisa ser resolvido até o final da história de uma forma marcante.

Corridas aos aeroportos e parar o trânsito para beijar na chuva são resoluções que podem ser considerados clichês de romance por muitos, mas a verdade é que eles continuam arrancando lágrimas e suspiros do público. E, o mais importante: todos se lembram deles.

4. Objetivo

Não comece a contar uma história sem saber o porquê está contando ela. O storytelling é uma excelente estratégia se você souber o objetivo para o qual está utilizando.

O objetivo de toda fábula é passar uma lição/moral. O objetivo de uma receita é ensinar a fazer determinada comida. Qual é o seu objetivo?

5. O meio

Como citamos anteriormente, o telling é a forma pelo qual a história será contada. Você não precisa se utilizar apenas de um texto com imagens em um blog.

É possível utilizar músicas enquanto fala em um podcast – o Escriba Cafe é um bom exemplo – e ainda vídeos com legenda.

Quais os motivos para usar o storytelling

Os seres humanos se movem a partir de histórias há séculos. Os desenhos nas cavernas são apenas um exemplo disso.

Quando crianças é normal que se coloque uma música para tocar no rádio – ou no Spotify – ou se leia um livro.

Quando adultos, gostamos de nos sentar com amigos e escutar sobre o que vem acontecendo.

Tudo isso são histórias. E, se elas geram tanto interesse na vida pessoal, por que seriam diferentes no mundo dos negócios?

Dito isso, um storytelling bem feito pode aumentar o tráfego do seu site, ajudar na sua taxa de conversões e alavancar seu público. Por que?

1. Possuem caráter emocional

Seja por despertar uma memória antiga ou simplesmente por serem bem contadas, a verdade é que as histórias têm um forte apelo emocional. E, isso faz com que as pessoas sejam cativadas e comentem sobre ela.

2. Geram identificação

Lembra que citamos que uma boa estratégia para construir o seu personagem era baseá-lo na sua persona?

Então, um dos motivos disso é que as pessoas vão se envolver mais fácil com a sua história se elas se identificarem.

3. Criam contexto

Aqui vamos usar um exemplo bem claro: a cerveja. Uma das bebidas mais vendidas no Brasil – não importando a marca nesse momento – sua estratégia está fortemente ligada ao seu storytelling.

Quando as pessoas pensam na cerveja, elas não estão pensando apenas em ficar bêbadas. A imagem dessa bebida está ligada ao contexto que foi construída: um churrasco com os amigos, uma praia no final de semana, um happy hour na sexta depois do trabalho.

Tais pensamentos fazem com que as pessoas sejam persuadidas – mesmo sem perceber – a comprarem o produto.

A mesma coisa acontece com o chester no natal, você vende a imagem da felicidade da família reunida ao redor da mesa e não simplesmente um produto.

O seu storytelling por trás do produto é aquilo pelo qual ele realmente vale a pena e, nisso, não falamos apenas do valor material.

Como praticar o storytelling

Agora que você já entendeu todo o valor que um bom storytelling pode trazer para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa.

Vamos mostrar um passo a passo para por em prática o storytelling para a sua empresa. Não fique frustrado caso não saia como você deseja, lembre-se de que é normal acontecer no início, tudo é prática.

1. Escolha uma estratégia

Você pode fazer com que o seu conteúdo seja só a história, ou seja, construir uma narrativa, e para isso existem vários métodos.

Alguns dos mais conhecidos são a Jornada do Herói, do Fracasso à Fama e o Modelo Pixar. Se vai investir na narrativa completa, talvez seja bom estudar um pouco mais sobre esses modelos de sucesso.

Também é possível utilizar ele apenas em uma parte do seu conteúdo assim, para exemplificar o que você está falando ou demonstrar um objetivo, você vai contar uma história – que precisa ter a ver com o tema!

Utilize elementos criativos para o storytelling

O bom de utilizar histórias é que você pode usar e abusar da sua imaginação – portanto que ela faça sentido. Nesse sentido, temos hoje diversas ideias de conteúdo para serem aplicadas na sua estratégia.

A campanha dos pôneis malditos da Nissan é um grande exemplo do uso da imaginação. A marca utilizou de vídeos e construiu uma música – bem do estilo chiclete – para ressaltar as qualidades do carro.

A Nissan utilizou os pôneis como elemento criativo para causar um diferencial e ser lembrada mesmo hoje, nove anos depois. E na época, o comercial da Nissan recebeu ao todo 10 premiações.

Crie um diálogo

Muitas vezes você não vai contar uma história nova, mas vai apresentar uma perspectiva diferente de uma antiga. Por isso, suas narrativas devem levar o usuário a querer dialogar com a sua marca.

Você precisa criar aquele ‘click’ na mente do seu cliente. Desse modo ele será marcado e contará para outras pessoas ou se lembrará dela no momento em que precisar do serviço que você oferece.

Conclusão

Ao longo da leitura desse artigo, você deve ter percebido que o storytelling não é uma receita de bolo e, essa é a graça de todas as histórias, não existe um caminho, e sim vários.

Contudo, construir uma boa estratégia e produzir um bom conteúdo envolve não apenas pensar em uma boa história, mas em conhecer o seu público e levá-lo por uma jornada.

Lembre-se que histórias sempre vão envolver o público. Pratique, faça cursos, leia e, o mais importante: não desista. Como toda estratégia de marketing de conteúdo, o storytelling também é uma série de tentativa e erro.

Por isso, você pode cometê-los, como esquecer de acrescentar alguns elementos essenciais ou o resultado final pode não ser aquilo que imaginou na primeira vez que fizer.

Mas, isso faz parte do seu processo de aprendizado e, com certeza vai te agregar muito conhecimento. Com o tempo e o alinhamento da sua história com uma estratégia, você será capaz de produzir um conteúdo excelente.

Assim, você vai não apenas cativar o seu público, mas também aumentar o tráfego do seu site, ser lembrado e te fazer ser reconhecido como uma referência no seu nicho de trabalho. Tudo isso a partir de um método: o storytelling.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾