Descubra Como Uma Boa Taxa de Conversão Pode Otimizar Seus Resultados de Marketing e Vendas

Taxa de Conversão
Conheça agora tudo sobre a taxa de conversão e aprenda como melhorar os resultados da sua empresa com a análise de métrica.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Uma boa forma de mensurar os resultados obtidos com o marketing digital é utilizando métricas específicas que possam te ajudar a compreender a eficiência das estratégias escolhidas. Um bom exemplo disso é a taxa de conversão.

Com ela, pode-se analisar a página ou site da sua empresa, auxiliando nas criações das metas da sua equipe e também identificando se há avanço no desempenho dessas estratégias.

Saber como trabalhar com a taxa de conversão é essencial para otimizar os resultados. Nesse artigo, vou te explicar tudo para que você comece a utilizá-la agora mesmo.

Vem comigo!

O que é taxa de conversão?

Uma métrica que ajuda a entender se as estratégias escolhidas pela sua empresa estão dando o retorno esperado (e o necessário!). Quando falamos sobre isso, não estamos apenas pensando se o dinheiro que é investido surte efeito, mas também se o tempo gasto tem sido suficiente.

Quando falamos em sites e páginas consolidadas, sabemos o quão importante é acompanhar de perto cada métrica e buscar compreender quais são os resultados obtidos e os caminhos traçados para alcançá-los.

Em outras palavras e de forma mais acessível, taxa de conversão é a métrica que identifica quanto dos visitantes de uma página realizam ações de conversão que geram resultados.

Isso acontece quando, a empresa cria intervenções digitais que direcionam seus potencias leads e/ou personas a executarem ações que levam a conversão. Isso pode ser resultado de um preenchimento de formulário, da compra de um produto, etc.

Dessa forma, ao analisar a taxa de conversão você consegue identificar quantas pessoas que acessam o seu site são atraídas pela intervenção da sua empresa.

Por que a taxa de conversão é tão importante?

Quem trabalha com marketing digital sabe o quanto é importante lucrar com as vendas realizadas pelo site, porém, os gastos com ações de marketing sempre acabam sendo um peso a mais no orçamento.

A importância da taxa de conversão é justamente essa. Quando você acompanha essa métrica há possibilidade de aumentar seus resultados mas sem fazer novos investimentos financeiros.

Não somente, também impede que o investimento da sua empresa seja feito em estratégias equivocadas ou que, de certa forma, não alcançam os resultados procurados.

Isso pode te mostrar que há oportunidades sendo perdidas e que você poderia aproveitar melhor os visitantes da sua página para gerar conversão de vendas.

Sendo assim, é essencial saber como funciona e como começar a utilizá-la da maneira correta.

Como calcular a taxa de conversão?

Quando falamos em taxas, logo pensamos em matemática e a cálculos que nem sempre são fáceis de serem realizados. Mas nesse caso, a fórmula para calcular a taxa de conversão é super tranquila.

Nada mais é do que calcular a porcentagem a partir do número total de visitantes que uma página recebe e quais são os visitantes que são convertidos por ela.

Ainda não entendeu? Vamos de forma prática:

A sua landing page é um formulário a ser preenchido que possibilita que o visitante baixe um conteúdo exclusivo, sua página possui os seguintes números:

  • Visitantes: 3.000
  • Pessoas convertidas: 300

Sendo assim, o cálculo seria o total de conversões feitas dividido pelo total de visitantes na página multiplicado por 100 (neste caso, 10%).

Mas não se preocupe, essa conta pode ser realizada por ferramentas online que promovem a análise dessas métricas, sendo uma delas o próprio Google Analytics.

Como saber se a taxa de conversão está boa?

Como a gente vive falando por aqui, nada no mundo do marketing digital é igual receita de bolo. Não há fórmulas mágicas que possam direcionar qual a estratégia correta a ser escolhida.

Isso significa que os números não são tão importantes, afinal, saber analisar esses números e identificar quais são bons de acordo com a realidade de cada empresa acabam trazendo mais resultados.

Sabe por que isso? Uma empresa pode ter 5% de conversão enquanto outra não chega nem em 1%, mas isso não significa que o resultado dela seja melhor somente por apresentar números maiores.

Isso significa o que na prática? Que a taxa de conversão é uma métrica que varia a depender do segmento de cada empresa. É necessário saber quais são os números bases para a sua área, assim você acaba conseguindo estabelecer um padrão para a análise dos dados.

Mas, não esqueça: Independente do valor que seja, é sempre bom que a taxa de conversão tenha um aumento constante.

O que fazer para aumentar a métrica?

É importante identificar quais estratégias podem fazer os resultados da sua empresa decolarem. Pensando nisso, separei algumas dicas práticas que podem te ajudar nessa hora.

O melhor de tudo é que você pode testá-las para descobrir qual funciona melhor com a realidade da sua empresa:

1. Testes A/B

Uma das bases mais importantes quando o assunto é taxa de conversão, com certeza é investir em testes A/B. Quando você cria duas versões da mesma página porém promove uma mudança ente elas, é possível analisá-las.

Isso acontece porque com o uso dessa estratégia, você consegue compreender o que cada forma desperta no visitante de uma página.

Você disponibiliza as duas versões de uma página para os visitantes simultaneamente, uma parte visualiza a página A e a outra acessa a página B.

Dessa forma, é possível analisar como cada página interfere na conversão e como isso reflete na taxa da sua empresa. Não se preocupe que para colocar em prática o teste A/B é sempre bom poder contar com algumas ferramentas, pensando nisso, separei algumas para você utilizar:

2. Proposta de valor

Sabemos que a internet oferece o tempo todo várias opções de páginas e serviços, na tentativa de convencer os visitantes a executarem determinada ação.

Isso faz com que a gente retorne na necessidade de que todo conteúdo construído pensando em uma página empresarial não pode ser somente pensado em vendas, mas também e principalmente, em agregar valor a quem acompanha.

Dessa forma, direcionar para que a persona baixe um material específico, assine a newsletter ou se inscreva em determinado formulário são coisas aparentemente simples, mas que se não forem bem pensadas podem não surtir o efeito desejado.

Antes de construir qualquer material, é importante responder a seguinte pergunta: Por que alguém faria isso? O que o visitante ganha em realizar a ação direcionada?

E nada hora de falar sobre valores, o que com certeza é algo que não é muito fácil, caso você exponha a proposta de valor de uma maneira correta e ainda assim apresentando conteúdos valiosos, a possibilidade de fechar negócio se potencializa.

3. Gatilhos mentais que otimizam resultados

Taxa de conversão só é possível quando se tem o dom de persuadir o cliente. Isso é um fato, não tem pra onde correr.

Na hora de pensar quis são os melhores caminhos, é sempre bom lembrar que é preciso saber como convencer os visitantes e atraí-los para a ação desejada. Os gatilhos mentais fazem um bom papel nessa hora, possibilitado persuadir os clientes sem deixar que eles percebam o fato.

Muitas ações da internet são criadas mas não são atrativas e é por esse motivo que convocar os visitantes da forma correta pode fazer toda a diferença.

Separei alguns desses gatilhos para você investir na hora de criar a sua página:

  1. Ofereça poucas unidades do produto ou serviço oferecido, isso demonstra que há muita procura;
  2. Lembre-se do formato de urgência. Dizer que um produto ou serviço estarão disponíveis somente em caráter imediato pressiona o cliente a agir rapidamente;
  3. Edições limitadas e acesso exclusivo trazem um caráter de personificação e demonstram ao cliente o quanto ele é especial para a empresa;
  4. Não esqueça de pontuar o que o cliente perde caso não adquira o produto ou serviço que você está oferecendo!

Todos esses gatilhos podem ser incorporados agora mesmo e trazerem resultados interessantes. 🙂

4. Linguagem acessível é importante

Não podemos deixar de falar da importância de produzir conteúdos e materiais que possuam uma linguagem acessível. Esse inclusive é um dos pilares aqui da Marketing de Crescimento.

Como converter um cliente que não se vê e não compreende a forma de diálogo de uma empresa? Missão impossível, certo?

Mesmo que o marketing possua sua linguagem própria, é importante lembrar que nem sempre são acessíveis e que a utilização de uma linguagem mais simples e clara chama mais a atenção e possibilita um aumento na taxa de conversão.

Querendo ou não, a ação que você deseja que o visitante realize só será possível caso ele entenda o que você quer dizer até aqui.

É importante não esquecer disso, afinal, esse é um ponto que muitas empresas podem esquecer de levar em consideração, mas um cliente interessado quer compreender o que a empresa promove e uma linguagem não acessível acaba afastando o usuário.

Agora você já conhece a taxa de conversão e sabe como aplicá-la para otimizar os seus resultados, então é hora de jogar duro e investir nela.

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos 👇🏾

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela