Conheça 14 Técnicas de Persuasão Que Vão Fazer Toda a Diferença nas Suas Vendas

Técnicas de Persuasão
Conheça 14 técnicas de persuasão que farão toda a diferença nas vendas da sua empresa, atraindo ainda mais clientes e fechando mais negócios.
👇🏾 O que você verá neste artigo:

Você sabia que as respostas para alguns dos seus problemas com vendas pode estar relacionada com as técnicas de persuasão que você usa?

Sim! E caso você ainda não domine muito bem essa arte, é possível que você encontre alguns problemas para conseguir fechar um negócio.

Além disso, você deve identificar se a sua equipe de vendas é treinada para persuadir os clientes a fecharem negócio. Isso é fundamental para trazer resultados!

Há quem diga que saber persuadir é um dom, mas na verdade, é uma habilidade que deve ser desenvolvida e muito bem treinada.

Quer saber como desenvolver sua persuasão? Confira as 14 técnicas que vão fazer toda a diferença na hora de você fechar uma venda.

Continue a leitura!

14 técnicas de persuasão para você vender ainda mais

Bom, vamos para o que interessa, né? Nada melhor do que conhecer as técnicas de persuasão que vão facilitar ainda mais o processo de prospecção dos clientes.

Antes de tudo, é importante que cada profissional de vendas saiba que isso não é uma fórmula mágica, muito menos uma receita que te diz o passo a passo e o resultado.

Cada profissional, cada cenário do mercado e cada cliente é diferente, por isso, é importante saber direcionar todas essas técnicas e personalizá-las, de acordo com o negócio que você quer fechar.

Aproveite essas dicas e se torne um profissional ainda mais persuasivo.

Vamos lá!

1. Invista na linguagem corporal

Bom, há quem diga que o corpo muitas vezes fala mais do que as próprias palavras.

Então, nada mais certo do que utilizar isso a nosso favor e passar uma mensagem assertiva ao cliente.

Por isso, foque em sua postura, gestos, expressões faciais e interações, tudo isso será analisado na hora da negociação.

Por exemplo, quando procuramos tirar uma dúvida sobre algum produto em uma loja e o profissional que nos atende não nos olha, apenas responde seguindo a ação que já estava fazendo.

Com certeza essa atitude não passa uma boa impressão ao cliente, muito menos o motiva a seguir com a compra.

Para te ajudar com isso, separei algumas dicas que vão te ajudar a ter uma postura corporal persuasiva:

  • Demonstre estar atento e disponível durante os diálogos
  • De forma alguma cruze os braços enquanto conversa com o cliente
  • Direcione seu corpo para a pessoa que está conversando
  • Faça contato visual
  • Sorria naturalmente, nada de passar uma imagem de falso para o cliente, né?
  • Interaja com o cliente de maneira que torna o diálogo ainda mais confortável

2. Seja um bom ouvinte

É por meio da escuta, que é possível analisar o cliente e construir uma estratégia de persuasão para incentivá-lo a fechar a compra.

O cliente gosta quando percebe que o vendedor está atento no que ele fala, demonstrando interesse em conhecer mais sobre o que o cliente busca e que consegue identificar suas dúvidas antes mesmo de serem mencionadas.

3. Seja um profissional flexível

Bom, se você acredita que é possível trabalhar com vendas replicando apenas mais do mesmo e aplicando uma única receita para todas as negociações, eu sinto em informar: vai dar errado! 🙁

Os clientes são diferentes em muitos aspectos e por isso, toda a sua abordagem precisa ser personalizada, isso despertará um sentimento de conforto ao cliente e de satisfação, afinal, quem não gosta de ser atendido da maneira que planejou?

4. Invista na reciprocidade

É comum que a gente sinta uma espécie de ”necessidade” de fazer algo por alguém que já fez pela gente, certo?

Essa técnica de persuasão, mostra como o sentimento de reciprocidade é bem forte também no mercado de vendas, isso se dá por meio de ofertas e descontos promocionais que incentivam o cliente a fechar uma compra.

Costuma soar como: ”vou comprar, afinal, com esse desconto eu não posso deixar de adquirir”.

Além disso, ao integrar o processo de vendas com o marketing de conteúdo, é possível oferecer conteúdos que agreguem valor ao cliente, trazendo a solução para um problema, por exemplo.

5. Aproveite o gatilho mental de escassez

Uma das formas de persuadir um cliente é investindo nos gatilhos mentais que costumam fazer o cliente agir rapidamente.

O de escassez, por exemplo, chama a atenção do cliente por passar a mensagem de que se o produto não for comprado agora, é possível que nos próximos minutos ele esgote.

A sensação de poucos produtos disponíveis, costuma atrair o cliente porque transmite uma ideia de exclusividade.

6. Utilize o Marketing de Influenciadores

Quem nunca sentiu vontade de comprar algum produto que aquela blogueira famosa ou um influenciador do mercado esportivo divulgou?

Isso acontece porque é comum levar em consideração as escolhas de pessoas que são especialistas em determinada área, aproveitando a opinião delas para decidir se compra ou não.

Uma parceria com um influenciador interessante para o seu público pode fazer toda a diferença para a suas vendas.

7. Construa autoridade

Bom, uma empresa que possui autoridade no mercado costuma sair na frente. Isso acontece, porque ser uma referência em determinado mercado, é uma das técnicas de persuasão que entrega um resultado muito satisfatório.

É comum ver clientes buscarem adquirir produtos com pessoas que são especialistas em determinado assunto, afinal, isso passa uma confiança. Quem melhor para indicar um bom produto se não uma pessoa que sabe tudo sobre o problema que ele soluciona?

8. Construa um bom relacionamento com o cliente

Ter um relacionamento repleto de afinidade com o vendedor, costuma ser um ponto positivo para o cliente decidir fechar a compra.

Por isso, uma abordagem mais personalizada faz toda a diferença e ainda cria uma relação mais próxima com o cliente.

As chances de você receber um ”sim” se tornam ainda maiores!

9. Seja um profissional confiante

Um bom profissional de venda precisa confiar na sua abordagem e na sua carreira.

Quando um vendedor conhece suas habilidades e sabe como colocá-las em pratica, se torna ainda mais fácil persuadir o cliente.

Além de ter auto confiança, é importante conhecer bem o produto ou serviço que está sendo oferecido.

Isso dá ainda mais segurança para abordar o cliente e garante respostas positivas!

1o. Seja empático

Bom, a empatia é uma das soft skills mais procuradas em um profissional de vendas.

Assim, se torna ainda mais fácil se colocar no lugar do consumidor e garantir que o processo de venda seja atrativo, já que ao ser empático, é possível compreender quais são as necessidades do seu cliente, os desejos, os problemas a serem solucionados.

11. Mantenha uma comunicação objetiva

Um diálogo claro e objetivo acaba atraindo o público, afinal, isso mantém a conversa mais dinâmica e ainda possibilita que o cliente tenha uma maior compreensão sobre tudo.

Além disso, ninguém gosta de conversar com alguém que só uma palavras difíceis e que é quase impossível manter um diálogo longe do dicionário, né?

Por isso, adeque a sua abordagem ao seu perfil de cliente ideal e seja claro em tudo que deseja informar. Isso é uma ótima forma de persuadir.

12.  Reconheça seus erros

O profissional de vendas não é um ser perfeito e isso possibilita sim que cometa erros. Eu costumo dizer que o problema não está no erro em si, mas sim, no que será feito após errar.

Se durante a negociação com o cliente, você perceber que errou em algum ponto ou informação, não se acanhe! Reconhecer o erro é necessário e fará toda a diferença para o cliente!

Por mais que o medo de colocar em jogo a negociação, essa postura costuma gerar ainda mais confiança no cliente.

13. Conquiste aliados

Uma outra técnica de persuasão é convidar o cliente a construir a proposta comercial junto com a sua empresa. Sim, exatamente isso!

Ao invés de você propor algo sozinho, convidar o cliente para tomar as decisões junto com você é fundamental, uma espécie de aconselhamento que irá tornar a sua abordagem ainda mais persuasiva.

Mostre ao cliente que é possível encontrar, juntos, uma solução para os problemas dele e isso o motiva ainda mais a fechar a compra.

14. Respeite a opinião do cliente

Soa meio deselegante quando o vendedor aponta um erro ou questiona a opinião do cliente de maneira grosseira.

É possível discordar de alguma opinião, mas a melhor forma de fazer isso é de um jeito mais sutil e trazendo uma solução que incentive o cliente a mudar de ideia.

Você pode experimentar algo como: “Olha, posso estar enganado, mas desse outro modo os resultados podem ser ainda melhores, o que acha?”

Seja diplomático nessa hora!

Em resumo…

Essas técnicas de persuasão, ao serem colocadas em prática, vão aumentar ainda mais as suas vendas, trazendo grandes resultados para a sua empresa.

O processo não é difícil, mas é preciso atenção para compreender o que seus clientes buscam e como incentivá-los a fechar bons negócios.

Aproveite todas essas dicas para identificar qual a melhor abordagem você deve ter para atrair o seu público alvo, quanto mais treino, melhor será o resultado com o cliente.

Para aumentar o seu poder de persuasão, é necessário que você siga em constante estudo e análise, para compreender como deve aplicar cada uma das técnicas de persuasão nos contextos em que está inserido.

Invista nessas técnicas de persuasão e veja suas vendas decolarem de uma vez por todas! 🚀

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Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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