Por Que a Tecnologia no Marketing Digital é Fundamental e Otimiza Seus Resultados Como Profissional

Como a Tecnologia no Marketing Digital Pode Otimizar os Seus Resultados
Aprenda agora por que a tecnologia vai otimizar seus resultados como profissional de marketing digital e em quais ferramentas investir.
ūüĎáūüŹĺ O que voc√™ ver√° neste artigo:

A inova√ß√£o digital tem modificado vidas, e na hora de pensar na sua carreira profissional n√£o √© diferente. A tecnologia no marketing digital permite reestruturar a√ß√Ķes e, a partir disso, criar estrat√©gias para que os seus resultados seja otimizados.

√Č importante que todo profissional de marketing saiba como utilizar a transforma√ß√£o digital a seu favor, construindo estrat√©gias efetivas e para alavancar a sua pr√≥pria carreira profissional.

Nesse conte√ļdo vamos ver como aproveitar o uso de algumas ferramentas e compreender como a transforma√ß√£o digital pode trazer grandes mudan√ßas. Para isso, basta que voc√™ e sua equipe conhe√ßam e comecem a dominar os novos recursos que a tecnologia trouxe ao marketing.

Continue a leitura!

Como a tecnologia no marketing digital inovou o mercado?

Compor equipes de marketing e pensar estratégias focadas na otimização dos resultados nem sempre foi uma realidade para as pequenas e médias empresas, o que dificultava muito na hora de buscar um lugar ao sol no mercado.

Hoje com a internet sendo um ponto chave para o alcance de marcas ao redor do mundo, saber aproveitar as ferramentas que a tecnologia nos oferece é fundamental na hora de investir em marketing digital.

Dessa forma, um neg√≥cio que at√© ent√£o s√≥ trabalhava com marketing local, com o avan√ßo da tecnologia, pode expandir seu p√ļblico, e suas estrat√©gias podem alcan√ßar mais resultados.

Isso possibilita que uma empresa esteja bem posicionada na hora que o consumidor decida escolher entre a concorrência.

Ou seja, essa transformação tecnológica torna tudo mais acessível e automatizado, causando um impacto maior tanto no mercado quanto na sociedade.

Mas isso n√£o √© tudo: √Č muito importante que um profissional de marketing n√£o fique concentrado apenas em seguir o que se aprende na faculdade.

Ao longo do tempo, percebemos que saber como uma ferramenta funciona de maneira técnica e conseguir colocá-la em prática é essencial.

Implementar ferramentas inovadoras e saber configurá-las a partir da realidade de um negócio com certeza vai mudar o cenário do marketing da empresa que você trabalha, afinal, profissionais qualificados operando boas ferramentas podem alcançar resultados incríveis.

Por que é importante conhecer bem sobre tecnologia no marketing digital?

A mudança que a transformação digital trouxe não impactou somente o mercado, mas também, a forma com que equipes de marketing se organizam em busca da criação de um novo modelo de negócio, bem sucedido e duradouro diante da realidade atual.

Ao falar sobre a integra√ß√£o entre a tecnologia e o marketing digital, n√£o devemos pensar somente na import√Ęncia de construir estrat√©gias tecnol√≥gicas, mas sim, na necessidade de conhecer bem os processos de tecnologia e como aplic√°-los na rotina das empresas.

Isso significa, que o foco na hora de trabalhar com marketing digital n√£o √© somente criar campanhas e a√ß√Ķes para que as vendas de uma empresa aumentem.

√Č tamb√©m sobre conhecer bem sobre tecnologia; afinal, boa parte do sucesso de uma estrat√©gia de marketing est√° no n√≠vel de conhecimento que a equipe possui sobre tecnologia.

Segundo Marcelo Trevisani, CMO (diretor de marketing) da IBM no Brasil:

‚ÄúEmpresas que n√£o seguirem a transforma√ß√£o digital est√£o fadadas ao fracasso‚ÄĚ.

Ou seja, conhecer bem sobre tecnologia permite que uma empresa construa estratégias sólidas que podem mantê-la bem posicionada no mercado, otimizando seus resultados.

√Č poss√≠vel que voc√™ esteja se perguntando como saber se voc√™ e sua equipe dominam as ferramentas de tecnologia no marketing digital, como come√ßar a aplic√°-las e por que isso √© t√£o importante. Pensando nisso, eu separei alguns exemplos para ajudar voc√™:

Configurar ferramentas específicas

O primeiro passo para fazer uso de ferramentas específicas do marketing digital é saber como aproveitar ao máximo o que oferecem.

Isso significa que mais importante do que usar uma ferramenta adequada, é saber configurá-la para a realidade da empresa e de uma forma que seja possível analisar melhor os indicadores.

Compreender aspectos técnicos visando complementar a rotina do seu trabalho com marketing pode fazer toda a diferença.

Uma boa ferramenta, por exemplo, é o RD Station. Essa é uma boa pedida quando o assunto é automação de marketing digital.

Ela re√ļne os principais recursos para executar uma boa estrat√©gia e tudo isso em um √ļnico software, o que torna tudo mais acess√≠vel e eficiente. Com ela, voc√™ pode:

  • Planejar estrat√©gias para atrais leads, ou seja, poss√≠veis clientes qualificados para a sua empresa;
  • Atrair e converter clientes;
  • Analisar resultados das suas a√ß√Ķes e campanhas;
  • Automatizar o processo, identificando oportunidades sem depender de an√°lises manuais;
  • Investir em um bom relacionamento com o cliente.

Sendo assim, saber configurar e utilizar uma ferramenta ampla que consegue trazer solu√ß√Ķes cada vez mais eficientes para o marketing da empresa √© um passo importante.

Criar eventos no Google Analytics

Se você já trabalhou com empresas que possuem performance online, com certeza já ouviu falar no Google Analytics.

Essa ferramenta a é fundamental para entender o comportamento dos visitantes de um site, auxiliando na hora de analisar se as estratégias escolhidas estão ou não dando certo.

O problema é que muitas pessoas só chegam até aí e acabam não explorando outras partes da ferramenta.

Quanto mais voc√™ sabe sobre o seu p√ļblico alvo e quanto mais tempo voc√™ passa observando os dados que s√£o gerados a partir dos relat√≥rios, melhores ser√£o seus resultados.

E é nesse ponto que quero chegar: Se você ainda não sabe como aproveitar ao máximo uma ferramenta, você acaba restringindo a empresa.

Um bom exemplo disso s√£o os eventos do Analytics. Estes nada mais s√£o do que a forma que as a√ß√Ķes realizadas pelo usu√°rio na sua p√°gina ser√£o registradas.

Caso você não configure a ferramenta, você só conseguirá ter acesso aos visitantes da sua página. Mas, ao configurar um evento, é possível interpretar dados mais específicos.

Isso nos mostra que não basta apenas coletar dados, é preciso saber como analisá-los a partir dos interesses da estratégia da empresa.

Para te ajudar com a cria√ß√£o de eventos no Google Analytics, separei este conte√ļdo da Supersonic.

Google Analytics: ferramenta de tecnologia no marketing digital
Como criar evento no Google Analytics (Reprodução/Supersonic)

 

Customizar uma campanha no Google Ads ou Facebook Ads

Sabemos que com o grande alcance da internet, a publicidade online se tornou um dos principais focos das marcas.

Mas, para que o objetivo principal que √© convencer o p√ļblico a consumir o que est√° sendo divulgado seja alcan√ßado, √© preciso construir uma boa campanha em ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads.

Com um bom an√ļncio, a empresa ser√° a solu√ß√£o e resposta na hora que um produto ou servi√ßo desejado for pesquisado. Mas isso √© o feij√£o com arroz.

Conhecendo bem sobre tecnologia √© poss√≠vel usar recursos avan√ßados como retargeting, mas eliminando os usu√°rios que j√° converteram (poupando dinheiro). Al√©m de exibir an√ļncios customizados baseados em vari√°veis como localiza√ß√£o e comportamento.

Por exemplo, se um usu√°rio pesquisa por “t√™nis Nike”, √© poss√≠vel personalizar a p√°gina de destino p√≥s clique baseado nesta busca espec√≠fica, aumentando sua taxa de convers√£o.

Integrar relatórios com bancos de dados

Uma facilidade que a tecnologia trouxe √© o poder de integrar dados em um √ļnico local.

Com ferramentas como o Google Data Studio, voc√™ consegue, por exemplo, integrar todas as informa√ß√Ķes de marketing e vendas de uma empresa em um √ļnico relat√≥rio, gerando intelig√™ncia de neg√≥cios.

Ou seja, cruzar informa√ß√Ķes de v√°rias fontes de dados sobre os processos de um neg√≥cio, tudo isso no mesmo local, facilitando a an√°lise de dados.

Data studio

 

Criar um chatbot

No in√≠cio deste conte√ļdo, falei sobre transforma√ß√£o digital. Quando falamos em chatbot, com certeza estamos falando em uma das maiores inova√ß√Ķes¬†do mundo digital dos √ļltimos tempos.

Ele é um aliado na hora de planejar estratégias de marketing e acaba saindo como uma solução versátil e que facilita o atendimento ao usuário.

Isso faz com que o tempo dos profissionais que trabalham com atendimento sejam otimizados e ainda garante que o cliente possa se comunicar com a empresa independente de dia e hor√°rio.

Al√©m disso, permite que a empresa tenha presen√ßa automatizada em diversas plataformas onde seu p√ļblico est√°, como o pr√≥prio Whatsapp, por exemplo.

Pensando nisso, como dica, anote aí duas ferramentas ótimas para adotar essa tecnologia na sua estratégia: Chatfuel e ManyChat.

Criar e editar um site

O WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo todo para criação de sites, e é bastante simples de ser usado.

Depois de configurá-lo, é possível instalar plugins de edição de sites, como o Elementor. Isso fará seu trabalho de criação e edição ser ainda mais simples.

Contudo, mesmo utilizando esse tipo de editor, é importante ter um pouco de conhecimento em codificação.

Afinal, na hora de implementar recursos avançados, o uso de códigos HTML e CSS vai ajudar muito.

Construir estratégias avançadas

Investir na construção de estratégias avançadas e personalizadas ao usuário é um diferencial que um profissional de marketing digital pode oferecer.

Sabendo como aplicar a tecnologia no marketing digital, por exemplo, te ajuda a customizar uma p√°gina web baseado no comportamento do usu√°rio em um site ou aplicativo. Isso possibilita que as informa√ß√Ķes obtidas sejam cruzadas e utilizadas em mais de uma plataforma.

Sabe quando ao navegar por um site, algum link, produto ou servi√ßo √© sugerido para voc√™? Provavelmente esse an√ļncio surgiu a partir de uma an√°lise do seu comportamento digital.

Isso torna a estratégia mais direta e mais propensa a despertar atenção e interesse do usuário.

A programação como parte importante da tecnologia no marketing digital

O mercado de marketing digital passa por mudan√ßas de maneira constante. Um profissional da √°rea, ao longo do tempo, aprende a dominar conhecimentos afim de executar suas a√ß√Ķes de maneira mais independente e alinhada com os objetivos j√° determinados pela empresa ou pelo cliente.

Não é preciso ser um expert em programação, mas saber o básico não é somente um diferencial, como também pode salvar você na hora de colocar uma estratégia em prática.

Algumas tarefas exigem um pouco de conhecimento em codifica√ß√£o, como √© o caso na hora de construir um site, onde certas a√ß√Ķes necessitam de c√≥digos espec√≠ficos.

Isso se repete, por exemplo, na hora de extrair relat√≥rios do Google Analytics, configurar e otimizar um an√ļncio ou planejar racioc√≠nios l√≥gicos fluxos de automa√ß√£o.

A verdade é que a programação é mais presente do que você imagina no marketing digital. Por esse motivo, investir nela é importante para a sua carreira.

Mesmo que o seu conhecimento em programa√ß√£o seja b√°sico, voc√™ vai perceber na rotina do seu trabalho o quanto a programa√ß√£o abre portas e facilita a execu√ß√£o de determinas a√ß√Ķes.

Muitas vezes o que afasta o profissional de marketing da programação é o tabu sobre a dificuldade da linguagem e na hora de colocar em prática.

Pensando em desburocratizar e tornar acess√≠vel esse mundo, separei uma lista de conte√ļdos, iniciativas e cursos gratuitos que v√£o te ajudar e muito na hora de trazer a programa√ß√£o para a sua vida:

Reprograma

A {reprograma} √© uma iniciativa de impacto social que tem com principal fundamento a representatividade. Com foco em ensinar programa√ß√£o para mulheres cis e trans de baixa renda, o projeto luta contra a predomin√Ęncia masculina no time dos desenvolvedores das empresas.

Mant√©m diversas parcerias com grandes empresas e no final de cada curso, muitas mulheres que realizaram conseguem suas recoloca√ß√Ķes no mercado de trabalho.

Vídeo institucional (Fonte: Divulgação/ Reprograma)

 

Programa√ß√£o Din√Ęmica

Um canal no Youtube criado por Kizzy Terra, cientista de dados e Hallison Paz, pesquisador em computação visual.

O Programa√ß√£o Din√Ęmica tem como foco em ensinar programa√ß√£o de um jeito acess√≠vel, buscando ajudar mais pessoas a terem acesso a uma educa√ß√£o de qualidade, a desenvolverem autonomia e pensamento cr√≠tico e experimentarem uma mudan√ßa de perspectiva para usufruir de mais oportunidades.

 

Agora que voc√™ j√° sabe por que a tecnologia √© muito importante na sua carreira como profissional de marketing digital, basta seguir essas dicas e otimizar os seus resultados. ūüĎäūüŹĺ

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Este conte√ļdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela hist√≥ria e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do p√© que brotou Maria, nasceu Oy√° Denan. Mulher negra, √Ćy√†w√≥, tem pimenta na boca, dend√™ nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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