Por Que a Tecnologia no Marketing Digital é Fundamental e Otimiza Seus Resultados Como Profissional

Como a Tecnologia no Marketing Digital Pode Otimizar os Seus Resultados
Aprenda agora por que a tecnologia vai otimizar seus resultados como profissional de marketing digital e em quais ferramentas investir.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

A inovação digital tem modificado vidas, e na hora de pensar na sua carreira profissional não é diferente. A tecnologia no marketing digital permite reestruturar ações e, a partir disso, criar estratégias para que os seus resultados seja otimizados.

É importante que todo profissional de marketing saiba como utilizar a transformação digital a seu favor, construindo estratégias efetivas e para alavancar a sua própria carreira profissional.

Nesse conteúdo vamos ver como aproveitar o uso de algumas ferramentas e compreender como a transformação digital pode trazer grandes mudanças. Para isso, basta que você e sua equipe conheçam e comecem a dominar os novos recursos que a tecnologia trouxe ao marketing.

Continue a leitura!

Como a tecnologia no marketing digital inovou o mercado?

Compor equipes de marketing e pensar estratégias focadas na otimização dos resultados nem sempre foi uma realidade para as pequenas e médias empresas, o que dificultava muito na hora de buscar um lugar ao sol no mercado.

Hoje com a internet sendo um ponto chave para o alcance de marcas ao redor do mundo, saber aproveitar as ferramentas que a tecnologia nos oferece é fundamental na hora de investir em marketing digital.

Dessa forma, um negócio que até então só trabalhava com marketing local, com o avanço da tecnologia, pode expandir seu público, e suas estratégias podem alcançar mais resultados.

Isso possibilita que uma empresa esteja bem posicionada na hora que o consumidor decida escolher entre a concorrência.

Ou seja, essa transformação tecnológica torna tudo mais acessível e automatizado, causando um impacto maior tanto no mercado quanto na sociedade.

Mas isso não é tudo: É muito importante que um profissional de marketing não fique concentrado apenas em seguir o que se aprende na faculdade.

Ao longo do tempo, percebemos que saber como uma ferramenta funciona de maneira técnica e conseguir colocá-la em prática é essencial.

Implementar ferramentas inovadoras e saber configurá-las a partir da realidade de um negócio com certeza vai mudar o cenário do marketing da empresa que você trabalha, afinal, profissionais qualificados operando boas ferramentas podem alcançar resultados incríveis.

Por que é importante conhecer bem sobre tecnologia no marketing digital?

A mudança que a transformação digital trouxe não impactou somente o mercado, mas também, a forma com que equipes de marketing se organizam em busca da criação de um novo modelo de negócio, bem sucedido e duradouro diante da realidade atual.

Ao falar sobre a integração entre a tecnologia e o marketing digital, não devemos pensar somente na importância de construir estratégias tecnológicas, mas sim, na necessidade de conhecer bem os processos de tecnologia e como aplicá-los na rotina das empresas.

Isso significa, que o foco na hora de trabalhar com marketing digital não é somente criar campanhas e ações para que as vendas de uma empresa aumentem.

É também sobre conhecer bem sobre tecnologia; afinal, boa parte do sucesso de uma estratégia de marketing está no nível de conhecimento que a equipe possui sobre tecnologia.

Segundo Marcelo Trevisani, CMO (diretor de marketing) da IBM no Brasil:

“Empresas que não seguirem a transformação digital estão fadadas ao fracasso”.

Ou seja, conhecer bem sobre tecnologia permite que uma empresa construa estratégias sólidas que podem mantê-la bem posicionada no mercado, otimizando seus resultados.

É possível que você esteja se perguntando como saber se você e sua equipe dominam as ferramentas de tecnologia no marketing digital, como começar a aplicá-las e por que isso é tão importante. Pensando nisso, eu separei alguns exemplos para ajudar você:

Configurar ferramentas específicas

O primeiro passo para fazer uso de ferramentas específicas do marketing digital é saber como aproveitar ao máximo o que oferecem.

Isso significa que mais importante do que usar uma ferramenta adequada, é saber configurá-la para a realidade da empresa e de uma forma que seja possível analisar melhor os indicadores.

Compreender aspectos técnicos visando complementar a rotina do seu trabalho com marketing pode fazer toda a diferença.

Uma boa ferramenta, por exemplo, é o RD Station. Essa é uma boa pedida quando o assunto é automação de marketing digital.

Ela reúne os principais recursos para executar uma boa estratégia e tudo isso em um único software, o que torna tudo mais acessível e eficiente. Com ela, você pode:

  • Planejar estratégias para atrais leads, ou seja, possíveis clientes qualificados para a sua empresa;
  • Atrair e converter clientes;
  • Analisar resultados das suas ações e campanhas;
  • Automatizar o processo, identificando oportunidades sem depender de análises manuais;
  • Investir em um bom relacionamento com o cliente.

Sendo assim, saber configurar e utilizar uma ferramenta ampla que consegue trazer soluções cada vez mais eficientes para o marketing da empresa é um passo importante.

Criar eventos no Google Analytics

Se você já trabalhou com empresas que possuem performance online, com certeza já ouviu falar no Google Analytics.

Essa ferramenta a é fundamental para entender o comportamento dos visitantes de um site, auxiliando na hora de analisar se as estratégias escolhidas estão ou não dando certo.

O problema é que muitas pessoas só chegam até aí e acabam não explorando outras partes da ferramenta.

Quanto mais você sabe sobre o seu público alvo e quanto mais tempo você passa observando os dados que são gerados a partir dos relatórios, melhores serão seus resultados.

E é nesse ponto que quero chegar: Se você ainda não sabe como aproveitar ao máximo uma ferramenta, você acaba restringindo a empresa.

Um bom exemplo disso são os eventos do Analytics. Estes nada mais são do que a forma que as ações realizadas pelo usuário na sua página serão registradas.

Caso você não configure a ferramenta, você só conseguirá ter acesso aos visitantes da sua página. Mas, ao configurar um evento, é possível interpretar dados mais específicos.

Isso nos mostra que não basta apenas coletar dados, é preciso saber como analisá-los a partir dos interesses da estratégia da empresa.

Para te ajudar com a criação de eventos no Google Analytics, separei este conteúdo da Supersonic.

Google Analytics: ferramenta de tecnologia no marketing digital
Como criar evento no Google Analytics (Reprodução/Supersonic)

 

Customizar uma campanha no Google Ads ou Facebook Ads

Sabemos que com o grande alcance da internet, a publicidade online se tornou um dos principais focos das marcas.

Mas, para que o objetivo principal que é convencer o público a consumir o que está sendo divulgado seja alcançado, é preciso construir uma boa campanha em ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads.

Com um bom anúncio, a empresa será a solução e resposta na hora que um produto ou serviço desejado for pesquisado. Mas isso é o feijão com arroz.

Conhecendo bem sobre tecnologia é possível usar recursos avançados como retargeting, mas eliminando os usuários que já converteram (poupando dinheiro). Além de exibir anúncios customizados baseados em variáveis como localização e comportamento.

Por exemplo, se um usuário pesquisa por “tênis Nike”, é possível personalizar a página de destino pós clique baseado nesta busca específica, aumentando sua taxa de conversão.

Integrar relatórios com bancos de dados

Uma facilidade que a tecnologia trouxe é o poder de integrar dados em um único local.

Com ferramentas como o Google Data Studio, você consegue, por exemplo, integrar todas as informações de marketing e vendas de uma empresa em um único relatório, gerando inteligência de negócios.

Ou seja, cruzar informações de várias fontes de dados sobre os processos de um negócio, tudo isso no mesmo local, facilitando a análise de dados.

Data studio

 

Criar um chatbot

No início deste conteúdo, falei sobre transformação digital. Quando falamos em chatbot, com certeza estamos falando em uma das maiores inovações do mundo digital dos últimos tempos.

Ele é um aliado na hora de planejar estratégias de marketing e acaba saindo como uma solução versátil e que facilita o atendimento ao usuário.

Isso faz com que o tempo dos profissionais que trabalham com atendimento sejam otimizados e ainda garante que o cliente possa se comunicar com a empresa independente de dia e horário.

Além disso, permite que a empresa tenha presença automatizada em diversas plataformas onde seu público está, como o próprio Whatsapp, por exemplo.

Pensando nisso, como dica, anote aí duas ferramentas ótimas para adotar essa tecnologia na sua estratégia: Chatfuel e ManyChat.

Criar e editar um site

O WordPress é a plataforma mais utilizada no mundo todo para criação de sites, e é bastante simples de ser usado.

Depois de configurá-lo, é possível instalar plugins de edição de sites, como o Elementor. Isso fará seu trabalho de criação e edição ser ainda mais simples.

Contudo, mesmo utilizando esse tipo de editor, é importante ter um pouco de conhecimento em codificação.

Afinal, na hora de implementar recursos avançados, o uso de códigos HTML e CSS vai ajudar muito.

Construir estratégias avançadas

Investir na construção de estratégias avançadas e personalizadas ao usuário é um diferencial que um profissional de marketing digital pode oferecer.

Sabendo como aplicar a tecnologia no marketing digital, por exemplo, te ajuda a customizar uma página web baseado no comportamento do usuário em um site ou aplicativo. Isso possibilita que as informações obtidas sejam cruzadas e utilizadas em mais de uma plataforma.

Sabe quando ao navegar por um site, algum link, produto ou serviço é sugerido para você? Provavelmente esse anúncio surgiu a partir de uma análise do seu comportamento digital.

Isso torna a estratégia mais direta e mais propensa a despertar atenção e interesse do usuário.

A programação como parte importante da tecnologia no marketing digital

O mercado de marketing digital passa por mudanças de maneira constante. Um profissional da área, ao longo do tempo, aprende a dominar conhecimentos afim de executar suas ações de maneira mais independente e alinhada com os objetivos já determinados pela empresa ou pelo cliente.

Não é preciso ser um expert em programação, mas saber o básico não é somente um diferencial, como também pode salvar você na hora de colocar uma estratégia em prática.

Algumas tarefas exigem um pouco de conhecimento em codificação, como é o caso na hora de construir um site, onde certas ações necessitam de códigos específicos.

Isso se repete, por exemplo, na hora de extrair relatórios do Google Analytics, configurar e otimizar um anúncio ou planejar raciocínios lógicos fluxos de automação.

A verdade é que a programação é mais presente do que você imagina no marketing digital. Por esse motivo, investir nela é importante para a sua carreira.

Mesmo que o seu conhecimento em programação seja básico, você vai perceber na rotina do seu trabalho o quanto a programação abre portas e facilita a execução de determinas ações.

Muitas vezes o que afasta o profissional de marketing da programação é o tabu sobre a dificuldade da linguagem e na hora de colocar em prática.

Pensando em desburocratizar e tornar acessível esse mundo, separei uma lista de conteúdos, iniciativas e cursos gratuitos que vão te ajudar e muito na hora de trazer a programação para a sua vida:

Reprograma

A {reprograma} é uma iniciativa de impacto social que tem com principal fundamento a representatividade. Com foco em ensinar programação para mulheres cis e trans de baixa renda, o projeto luta contra a predominância masculina no time dos desenvolvedores das empresas.

Mantém diversas parcerias com grandes empresas e no final de cada curso, muitas mulheres que realizaram conseguem suas recolocações no mercado de trabalho.

Vídeo institucional (Fonte: Divulgação/ Reprograma)

 

Programação Dinâmica

Um canal no Youtube criado por Kizzy Terra, cientista de dados e Hallison Paz, pesquisador em computação visual.

O Programação Dinâmica tem como foco em ensinar programação de um jeito acessível, buscando ajudar mais pessoas a terem acesso a uma educação de qualidade, a desenvolverem autonomia e pensamento crítico e experimentarem uma mudança de perspectiva para usufruir de mais oportunidades.

 

Agora que você já sabe por que a tecnologia é muito importante na sua carreira como profissional de marketing digital, basta seguir essas dicas e otimizar os seus resultados. 👊🏾

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Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

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