Conheça o TikTok, a Rede Social que Superou o Instagram em Número de Downloads

Conheça o TikTok, a Rede Social que Superou o Instagram em Número de Downloads
O TikTok é uma rede social que você pode criar vídeos curtos e engraçados. A ideia é explorar a criatividade do usuário e viralizar.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Vídeos curtos, de apenas poucos segundos, com desafios e dublagens dominaram o mundo nos últimos meses. Se você está por dentro do universo das redes sociais, já entendeu que estamos falando sobre o TikTok, a nova febre da internet.

Com números surpreendentes de downloads nas lojas de Android e iOS, o aplicativo é de origem chinesa e tem dado o que falar em vários países.

Confira, a seguir, de que se trata o TikTok, como se deu o seu crescimento e quais são os cases de sucesso mais comentados.

O que é o TikTok

Há anos, estamos acostumados com a transformação digital e as redes sociais. É verdade que, com o passar do tempo, algumas conquistaram seu espaço e outras, por outro lado, perderam força.

Os recursos do Snapchat, por exemplo, logo foram ofuscados pelo poder do Instagram. Dessa forma, constantemente, vemos novas redes e seus potenciais, bem como alguns declínios e esquecimentos.

O diferencial do TikTok foi o seu sucesso arrebatador e muito veloz. De origem chinesa, a empresa foi criada com o nome Musical.ly, em 2014, e vendida para ByteDance, em 2017.

No entanto, foi apenas em 2019 que a rede caiu nas graças do povo e, nos últimos meses, alcançou a marca de dois bilhões de downloads.

A mídia possibilita que seus usuários produzam e publiquem vídeos curtos, com no máximo 60 segundos de duração, de humor, com dublagens, danças e desafios.

É possível gravar na própria plataforma e aproveitar os filtros e adesivos disponíveis para uso geral, para deixar cada produção única e especial.

Esses desafios raramente eram vistos em outras plataformas, portanto, a novidade logo fez sucesso pelos países.

Incentivados pela interface simples e bem feita, os influencers amadores enxergaram, na nova rede, uma chance de fazer sucesso.

O Tik Tok possui um algoritmo diferente e menos excludente que o Instagram, seu principal concorrente.

Dessa forma, apresenta aos usuários conteúdos o que acredita ser do interesse de quem está do outro lado da tela.

Assim, muitos iniciantes na vida de blogueiro estão aproveitando a oportunidade para crescer e se tornarem cases da marca.

Saiba mais sobre Marketing de Relacionamento e como as empresas podem apostar nessa estratégia!

Outro ponto que estimula a produção de conteúdo é o uso das hashtags. A aba “Descobrir” mostra quais marcadores estão em alta no momento. Basicamente: para ser visto, basta encontrar as palavras certas!

O TikTok, além de inovar no conteúdo, trouxe novidades até no compartilhamento outra característica interessante da plataforma.

É possível encaminhar, por outras redes sociais, os vídeos que você viu. Caso deseje usar o WhatsApp, já existe até um ícone para agilizar o processo.

TikTok: sucesso mundial

Desde o lançamento até hoje, a ByteDance, empresa que lançou o TikTok, alcançou números astronômicos em relação a sua receita e também usuários. Estima-se que a rede social da moda tenha 800 milhões de usuários ativos no mundo.

Graças ao seu carro-chefe, a companhia está perto de bater a marca de U$ 30 milhões em 2020 e ainda nem chegamos em dezembro.

O segredo para tamanho sucesso é uma incógnita. Talvez o grande apelo com vídeos curtos e potencial de viralização. Fato é que o TikTok cresceu e ainda é um dos aplicativos mais baixados em vários países.

Isso incomoda alguns gigantes da tecnologia, como o Google e o Facebook, que pretendem lançar recursos para competir no mercado.

O Instagram, que pertence ao Facebook, lançou o recurso “Cenas”, para os “Stories” e, mais recentemente lançou o “Reels” que também são vídeos curtos, com a mesma proposta do TikTok.

Vale lembrar que há alguns anos, a marca criou os stories para frear o avanço do Snapchat, como havíamos comentado. Logo, esse processo de controlar o sucesso de um concorrente, neste meio, é comum.

Outro exemplo é o Google, dono do YouTube, que pretende lançar o YouTube Shorts. Como o próprio nome diz, a ideia é publicar vídeos curtos. Igual ao TikTok.

Para entender o sucesso da rede social, é preciso antes entender as suas principais funções. Aliás, elas foram tão bem pensadas, a ponto de explicar boa parte da explosão do aplicativo. Todos os recursos contribuem para uma plataforma leve e descontraída.

Poder das hashtags

Não é segredo que várias redes sociais usam as hashtags. Com certeza, esse não é o diferencial do Tik Tok. Elas apenas reforçam a premissa do aplicativo: produzir conteúdo com alto poder de viralização.

Afinal, as hashtags são ferramentas usadas para segmentar material por tema. Isso facilita a descoberta de novos vídeos, bem como a sua rápida propagação.

Rede, de fato, social

Ser apenas um depósito de vídeos curtos talvez não desse tanto resultados para o TikTok. No entanto, além de armazenar e distribuir o conteúdo produzido pelos usuários, a rede permite que eles enviem mensagens entre si.

Isso reforça o significado de rede social, afinal, há contato, compartilhamento e interação! Essa prática também não era nada inovadora para a concorrência. A maioria, inclusive, permite esse diálogo.

Música e efeitos

O TikTok realmente levou em consideração a experiência do usuário. As opções de filtros, efeitos, músicas que, inclusive, são separadas por gêneros, lançamentos etc., compõem uma lista enorme e, para completar, a interface é convidativa.

Tem mais: o aplicativo permite que você saiba qual é a música que está tocando no conteúdo produzido por alguém que você segue. Isso traz inspiração e aumenta o leque de conhecimentos musicais também.

A música e os efeitos, assim como qualquer outro ponto que trouxemos aqui, não são exclusividade do TikTok. No entanto, possibilitam uma produção mais criativa e divertida. A cara do jovem atual.

Como já comentamos, cada uma dessas características, na verdade, não é exclusiva do TikTok ou muito inovadoras. É a união delas que garantiu a viralização e a aceitação do aplicativo pelo público.

No fim das contas, não estamos falando de uma plataforma difícil, com atributos complicados ou caros. Muito pelo contrário: o TikTok investiu na simplicidade.

Esse sucesso todo está assustando algumas autoridades de países como Estados Unidos e Índia, por exemplo. O avanço da rede social pode ser freado, pelo medo que as nações nutriram de que a China usasse a plataforma para espionagem.

O governo norte-americano, até então o segundo lugar com mais downloads, no mundo, já declarou que pensa em banir o TikTok do país.

A Índia chegou a proibir que o aplicativo fosse oferecido dentro do país, por questões de política de segurança. A ação foi resultado de um confronto envolvendo as duas nações.

Quem mandou bem no TikTok

Confira, a seguir, quais são algumas das contas mais seguidas do TikTok ao redor do mundo e também no Brasil:

  1. Charli D’Amelio: dançarina e influencer norte-americana com mais de 76 milhões de seguidores na rede social. O sucesso rendeu vídeos em parceria com marcas e famosos.
  2. Addison Rae: outra dançarina norte-americana, ela acumula mais de 53 milhões de seguidores em seu perfil na plataforma.
  3. Zach King: conhecido por seus truques de mágica, o norte-americano já era conhecido pelo Vine. No TikTok, possui cerca de 46 milhões de seguidores.
  4. TikTok: pode parecer confuso, mas o perfil da própria rede social também é um sucesso. Com aproximadamente 45 milhões de seguidores, a plataforma consegue engajar o seu público e ainda divulga novos talentos e os vídeos publicados recentemente.

Já no Brasil, os números ainda são menos expressivos, afinal, a rede ainda está se popularizando por aqui. No entanto, artistas brasileiros já chamam atenção. As cantoras Luisa Sonza e Anitta são as brasileiras mais seguidas.

No entanto, assim como em vários outros espaços, algumas pessoas, que até então eram desconhecidas, encontraram potencial na nova rede para se apresentar ao mundo.

Esse é o caso de Mário Júnior, que viralizou na rede e ainda ganhou um “meme” para chamar de seu.

O menino, no vídeo, simula uma conversa com uma menina que, na realidade, nem existe. Até hoje, ele recebe cantadas e ficou guardado como uma pessoa sedutora, aos 20 anos, graças ao vídeo.

O seu perfil está na disputa pela primeira colocação, com as cantoras que citamos: ele já possui mais de 2,5 milhões de seguidores.

E então, o que você achou do TikTok? Convencido de que essa pode ser a rede social do momento? Caso você tenha entendido o que está por trás dessa nova rede social, não deixe de investir nessa nova plataforma!

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Relaxa, seus dados estão 100% protegidos.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Crescimento

Equipe de Crescimento

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Growthboard - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾