Entenda o Que é Transformação Digital e Por Que é Fundamental pra Sobrevivência do Seu Negócio

Entenda O Que é Transformação Digital e Aprenda a Utilizá-la
Aprenda agora a usar a tecnologia e automação de atividades pra gerar rentabilidade e melhorias dos processos com a Transformação Digital.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

A transformação digital é uma realidade que possibilita a melhoria do desempenho das empresas através dos recursos tecnológicos.

Com esses recursos é possível, além de aumentar a produtividade de diversos segmentos no mercado, ainda garantir melhores resultados com a geração de novas oportunidades de negócio.

O que é Transformação Digital

A transformação digital não é mais um conceito utilizado em um sentido futurista. Ela é uma realidade presente e essencial para a estabilidade de qualquer segmento no mercado competitivo.

Assim, pode-se dizer que a transformação digital é o ato de reestruturar as organizações em um novo modelo de negócios que seja capaz de gerar lucros com inovação e modernidade.

Isso significa investir em uma série de valores, tais como os listados abaixo:

  • Tecnologias avançadas para as operações da empresa;
  • Aperfeiçoamento dos sistemas de gestão com a automatização dos processos e produtividade;
  • Posicionamento e fortalecimento de marca através dos recursos tecnológicos.

Essa possibilidade de gerar valores com investimentos em tecnologia demanda tempo, espaço e capacitação de profissionais.

Esse último, vale lembrar, porque os funcionários deverão ser preparados para a transformação digital nos seus respectivos departamentos.

Repercussão da transformação digital na sociedade e nos empreendimentos

Dentro dos empreendimentos, a repercussão da transformação digital acontece da mesma maneira. A empresa deve adaptar os seus sistemas para conseguir atender as demandas de seus negócios.

Essa reorganização da estrutura da empresa deve acontecer de forma eficiente e sem gerar prejuízos a partir desse novo modelo de negócios.

Para isso, é essencial que seja elaborado um planejamento estratégico com maior capacidade de soluções assertivas e que não comprometam a estabilidade do empreendimento no mercado competitivo.

Desafios enfrentados com a transformação digital

No atual modelo de negócios promovido com o uso de uma tecnologia transformadora para os segmentos, alguns desafios são enfrentados. Dentre eles podemos destacar:

  • A adaptação de maquinários e equipamentos tecnológicos para os novos meios de produção;
  • Mão de obra qualificada para a execução das atividades nos processos da empresa;
  • Satisfação do cliente nos processos de atendimento;
  • Melhorias na experiência dos usuários.

Essa proposta de reorganização da cultura empresarial, quando bem desenvolvida, tem a capacidade de otimizar as atividades do negócio.

Neste sentido, promove maior produtividade, melhorando o desempenho e a rentabilidade nos processos.

O futuro das empresas com a transformação digital

Para atender às demandas de serviços e alcançar as expectativas dos clientes, as ferramentas digitais oferecem, através da praticidade, plataformas inteligentes e amigáveis.

Com esse recurso, a disponibilidade de produtos e serviços de uma empresa pode ser acompanhada de forma remota e em tempo real e com a oferta de soluções mobile.

A utilização da tecnologia para o desenvolvimento de um novo modelo empresarial requer planejamento estratégico.

A partir desse planejamento é possível a obtenção de resultados mais assertivos e que façam os investimentos em tecnologia valer a pena.

Como a transformação digital pode beneficiar a minha empresa?

Aumento das vendas

Com certeza um dos objetivos principais que toda empresa tem na hora de investir em marketing digital é aumentar as vendas online, afinal, depender apenas de estratégias offline e do famoso boca a boca não é o mais eficaz.

Construir uma presença na internet é garantir que quando o seu potencial cliente buscar a solução para o que procura, a sua empresa será notada.

Investir em ferramentas que permitam automatizar o marketing é uma boa forma de aumentar as suas vendas, ofertando conteúdos relevantes para seus leads, gerando maior possibilidade de fechar uma venda.

Outro tipo de plataforma necessária para a sua empresa online são as mídias sociais. É importante que a sua marca esteja em todos os canais que a sua persona se encontra. Lembre-se do ditado: quem não é visto não é lembrado, ok?

Alcance de mais clientes

Quando a sua empresa decide investir em tecnologia no marketing digital, isso faz com que os clientes aumentem. A regra é simples: o perfil do consumidor hoje é buscar na internet, melhor dizendo, no Google, sobre o produto ou serviço que deseja.

Se o seu site ou anúncio estiver bem ranqueado, a probabilidade de que sejam vistos e acessados por esse potencial cliente é maior.

Uma forma de utilizar a tecnologia a seu favor é criando anúncios no Google Ads e investindo em técnicas de SEO para o seu blog ou site.

Dessa forma, é possível atrair um maior número de visitantes e, por consequência, aumentar as suas vendas.

Equipes mais produtivas e organizadas

Para que uma estratégia de marketing exista e dê certo, é necessário garantir um método de trabalho que seja produtivo e que possa ser organizado facilmente. Afinal, é comum que os profissionais acumulem muitas funções e atividades.

Nesse aspecto, a tecnologia pode auxiliar na organização e execução de atividades rotineiras, otimizando o tempo e garantindo que não se perca nenhuma oportunidade.

A automação de vendas é um bom exemplo. Sendo um conjunto de estratégias que tornam uma atividade operacional mais eficiente, utilizando a tecnologia a seu favor, possibilita que as tarefas operacionais sejam padronizadas e mais ágeis. Isso possibilita que erros sejam diminuídos e que o atendimento ao cliente seja padronizado.

Fidelização de clientes

Você com certeza já pensou que a tecnologia conecta as pessoas mas já parou para pensar em como ela pode potencializar relacionamentos?

Com o uso de algumas ferramentas do marketing digital, como o email marketing, mídias sociais e blog, a sua empresa pode não só vender mas também fidelizar e incentivar que as compras sejam feitas de maneira constante.

Tudo isso depende da experiência que a sua empresa oferece ao cliente.

Nova era digital no mercado globalizado

A nova era digital chega ao mercado globalizado promovendo novos comportamentos e estabelecendo uma cultura organizacional diferente dentro dos empreendimentos.

Nesse contexto, o avanço da tecnologia permite ampliar as formas de fazer negócio a partir de ferramentas automatizadas e com inteligência artificial.

Esses recursos geram ações mais assertivas para o negócio, pois facilitam o marketing de relacionamento da empresa com seu cliente e permitem definir todas as necessidades e preferências do seu público-alvo.

Além disso, promovem melhor experiência para o usuário, com a implantação de sistemas digitalizados e com operações abrangentes a todos os setores.

Produtividade

Na produtividade, encontram-se recursos robotizados e com uma capacidade de produção em massa. No estoque, existe um controle mais detalhados sobre as entradas, saídas e armazenamento de produtos.

Comercial

No setor comercial, a inteligência artificial possibilita a utilização de informações e dados com respostas mais rápidas, agilizando os processos de compra, venda e cadastros. Neste setor, muitas empresas fazem uso do chatbot.

Logística

E ainda, na logística da empresa, a tecnologia amplia a forma de controle e distribuição de produtos, assim como apresenta facilidades para o acompanhamento da manutenção e de revisão de frotas.

Além disso, os sistemas de gestão passam a ser mais precisos, pois com o auxílio de plataformas integradas é possível acompanhar com maior autonomia o desempenho e desenvolvimento do negócio.

Isso significa que o acompanhamento do desenvolvimento do negócio pode ser analisado com maior detalhamento a partir das informações apuradas pelos sistemas digitais.

Transformação digital na gestão de empresas

A gestão da empresa precisa se adaptar a essa nova realidade para se manter firme no mercado competitivo.

Assim, o processo de informatização dos departamentos, a integração entre os setores da empresa e a utilização da inteligência artificial fazem com que o negócio apresente uma boa desenvoltura na sua área.

Mão de obra qualificada

No entanto, se faz necessária a utilização de mão de obra qualificada para que essa transformação aconteça sem gerar impactos negativos para o empreendimento.

Nessa perspectiva, todos os profissionais da empresa precisam estar engajados com esse novo cenário. Eles deverão ser treinados e qualificados para desempenhar as suas funções de forma inovadora e moderna.

Ainda nessa realidade, alguns cargos são gerados, como o de suporte de TI, que é tão importante para preservar em segurança todos os recursos tecnológicos da empresa, assim como os dados e informações gerenciados por ela.

O posicionamento do negócio com essas ferramentas em sua área, visa o empreendimento tanto de forma individualizada pelos seus departamentos, quanto pela sua configuração total.

Transformação digital e cliente

Se no modelo anterior de fazer negócios o foco era o produto em si, no modelo da transformação digital o foco é a satisfação do cliente.

Portanto, saber aplicar a tecnologia dentro do empreendimento é essencial para o posicionamento da empresa que deve mostrar autoridade e referência na área que atua.

Assim, é possível organizar os processos de gestão com a transformação digital de forma a:

  • Alcançar um público com potencial para fidelização de clientela ainda maior;
  • Apresentar a utilidade de seus produtos e trabalhar o fortalecimento de marca;
  • Oferecer soluções remotas para as necessidades de seus clientes, tornando os atendimentos mais ágeis.

Para que esses recursos não se tornem um pesadelo, o empreendedor precisa direcionar um olhar mais aguçado para o seu negócio.

Assim, conseguirá compreender as exigências de seu perfil de cliente ideal e oferecer os serviços que eles estão desejando comprar.

Relacionamento com o cliente

Atualmente, as relações comerciais se estabelecem através da interação entre clientes e empresas, que interagem pelos meios digitais, promovendo engajamento e maior envolvimento das pessoas com sua marca.

Nesse modelo inovador, os clientes passam a interagir de forma mais dinâmica, se conectando com o empreendimento através de todas as possibilidades geradas pela mídia digital.

É nessa perspectiva que os funis de vendas passam a ser reajustados, com propostas mais atrativas para o perfil de público.

Permitem, desta forma, um fluxo maior de clientes em sua empresa através das redes virtuais e geram maior lucratividade para o empreendimento.

Como é aplicada a transformação digital nas empresas

Muitas empresas ainda não conseguiram colocar em prática a implantação da tecnologia por não terem ideia de como fazer essa migração de um modelo tradicional de negócios para o digital.

Para isso, é necessário desenvolver planejamentos estratégicos adequados para cada negócio, desenvolvendo programações específicas para a aplicação das mudanças necessárias.

Os recursos digitais estão disponíveis para todos os empreendimentos independente do seu segmento.

Uma reorganização eficiente é aquela que aproxima os gestores da empresa, pois eles serão os responsáveis pela aplicabilidade da transformação digital nos espaços empresariais.

Assim, o setor de TI não é o único responsável pelo funcionamento da tecnologia dentro da empresa.

Ele atua como um apoio para que o negócio esteja preparado para suprir as demandas do mercado em que atende, garantindo a estabilidade dos recursos tecnológicos com funcionalidade e confiabilidade.

Inovação por meio de um novo modelo de negócios

Através de um modelo de negócios baseado na tecnologia e na automatização dos sistemas é possível aumentar de forma significativa o crescimento do alcance digital ao perfil de cliente ideal.

Isso significa que as ferramentas digitais permitem melhor promoção de produtos e serviços, sem a necessidade de um grande fluxo de pessoas dentro do estabelecimento físico da empresa.

Nos processos operacionais, a transformação digital acontece promovendo comunicações mais rápidas através da integração dos setores da empresa.

Ainda nesse sentido, as decisões mais assertivas passam a acontecer a partir do uso de dados e ao acesso a informações geradas pelos processos automatizados e de inteligência artificial.

A implantação de tecnologias inovadoras para os processos empresariais permite o fortalecimento de marca, destacando o empreendimento com referência e autoridade no seu segmento.

É dessa forma que a transformação digital agrega valor aos empreendimentos: automatizando as atividades, proporcionando maior agilidade às equipes sem a necessidade de retrabalho e permitindo a atenção desses profissionais no desenvolvimento de outras estratégias.

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Gui Nery

Gui Nery

Empreendedor brasileiro e Especialista em Growth Marketing. Mineiro de BH, mas cosmopolita de coração. Apaixonado por Empreendedorismo, Tecnologia, Marketing Digital, Vendas B2B, Viagens, Vida Saudável e pelas Pessoas.

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