Entenda o Que é Transformação Digital e Aprenda a Usá-la a Favor do Seu Negócio

Entenda O Que é Transformação Digital e Aprenda a Utilizá-la
Aprenda agora a usar a tecnologia e automação de atividades pra gerar rentabilidade e melhorias dos processos com a Transformação Digital.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

A transformação digital é uma realidade que possibilita a melhoria do desempenho das empresas através dos recursos tecnológicos.

Com esses recursos é possível, além de aumentar a produtividade de diversos segmentos no mercado, ainda garantir melhores resultados com a geração de novas oportunidades de negócio.

O que é Transformação Digital

A transformação digital não é mais um conceito utilizado em um sentido futurista. Ela é uma realidade presente e essencial para a estabilidade de qualquer segmento no mercado competitivo.

Assim, pode-se dizer que a transformação digital é o ato de reestruturar as organizações em um novo modelo de negócios que seja capaz de gerar lucros com inovação e modernidade.

Isso significa investir em uma série de valores, tais como os listados abaixo:

  • Tecnologias avançadas para as operações da empresa;
  • Aperfeiçoamento dos sistemas de gestão com a automatização dos processos e produtividade;
  • Posicionamento e fortalecimento de marca através dos recursos tecnológicos.

Essa possibilidade de gerar valores com investimentos em tecnologia demanda tempo, espaço e capacitação de profissionais.

Esse último, vale lembrar, porque os funcionários deverão ser preparados para a transformação digital nos seus respectivos departamentos.

Repercussão da transformação digital na sociedade e nos empreendimentos

Dentro dos empreendimentos, a repercussão da transformação digital acontece da mesma maneira. A empresa deve adaptar os seus sistemas para conseguir atender as demandas de seus negócios.

Essa reorganização da estrutura da empresa deve acontecer de forma eficiente e sem gerar prejuízos a partir desse novo modelo de negócios.

Para isso, é essencial que seja elaborado um planejamento estratégico com maior capacidade de soluções assertivas e que não comprometam a estabilidade do empreendimento no mercado competitivo.

Desafios enfrentados com a transformação digital

No atual modelo de negócios promovido com o uso de uma tecnologia transformadora para os segmentos, alguns desafios são enfrentados. Dentre eles podemos destacar:

  • A adaptação de maquinários e equipamentos tecnológicos para os novos meios de produção;
  • Mão de obra qualificada para a execução das atividades nos processos da empresa;
  • Satisfação do cliente nos processos de atendimento;
  • Melhorias na experiência dos usuários.

Essa proposta de reorganização da cultura empresarial, quando bem desenvolvida, tem a capacidade de otimizar as atividades do negócio.

Neste sentido, promove maior produtividade, melhorando o desempenho e a rentabilidade nos processos.

O futuro das empresas com a transformação digital

Para atender às demandas de serviços e alcançar as expectativas dos clientes, as ferramentas digitais oferecem, através da praticidade, plataformas inteligentes e amigáveis.

Com esse recurso, a disponibilidade de produtos e serviços de uma empresa pode ser acompanhada de forma remota e em tempo real e com a oferta de soluções mobile.

A utilização da tecnologia para o desenvolvimento de um novo modelo empresarial requer planejamento estratégico.

A partir desse planejamento é possível a obtenção de resultados mais assertivos e que façam os investimentos em tecnologia valer a pena.

Como a transformação digital pode beneficiar a minha empresa?

Aumento das vendas

Com certeza um dos objetivos principais que toda empresa tem na hora de investir em marketing digital é aumentar as vendas online, afinal, depender apenas de estratégias offline e do famoso boca a boca não é o mais eficaz.

Construir uma presença na internet é garantir que quando o seu potencial cliente buscar a solução para o que procura, a sua empresa será notada.

Investir em ferramentas que permitam automatizar o marketing é uma boa forma de aumentar as suas vendas, ofertando conteúdos relevantes para seus leads, gerando maior possibilidade de fechar uma venda.

Outro tipo de plataforma necessária para a sua empresa online são as mídias sociais. É importante que a sua marca esteja em todos os canais que a sua persona se encontra. Lembre-se do ditado: quem não é visto não é lembrado, ok?

Alcance de mais clientes

Quando a sua empresa decide investir em tecnologia no marketing digital, isso faz com que os clientes aumentem. A regra é simples: o perfil do consumidor hoje é buscar na internet, melhor dizendo, no Google, sobre o produto ou serviço que deseja.

Se o seu site ou anúncio estiver bem ranqueado, a probabilidade de que sejam vistos e acessados por esse potencial cliente é maior.

Uma forma de utilizar a tecnologia a seu favor é criando anúncios no Google Ads e investindo em técnicas de SEO para o seu blog ou site.

Dessa forma, é possível atrair um maior número de visitantes e, por consequência, aumentar as suas vendas.

Equipes mais produtivas e organizadas

Para que uma estratégia de marketing exista e dê certo, é necessário garantir um método de trabalho que seja produtivo e que possa ser organizado facilmente. Afinal, é comum que os profissionais acumulem muitas funções e atividades.

Nesse aspecto, a tecnologia pode auxiliar na organização e execução de atividades rotineiras, otimizando o tempo e garantindo que não se perca nenhuma oportunidade.

A automação de vendas é um bom exemplo. Sendo um conjunto de estratégias que tornam uma atividade operacional mais eficiente, utilizando a tecnologia a seu favor, possibilita que as tarefas operacionais sejam padronizadas e mais ágeis. Isso possibilita que erros sejam diminuídos e que o atendimento ao cliente seja padronizado.

Fidelização de clientes

Você com certeza já pensou que a tecnologia conecta as pessoas mas já parou para pensar em como ela pode potencializar relacionamentos?

Com o uso de algumas ferramentas do marketing digital, como o email marketing, mídias sociais e blog, a sua empresa pode não só vender mas também fidelizar e incentivar que as compras sejam feitas de maneira constante.

Tudo isso depende da experiência que a sua empresa oferece ao cliente.

Nova era digital no mercado globalizado

A nova era digital chega ao mercado globalizado promovendo novos comportamentos e estabelecendo uma cultura organizacional diferente dentro dos empreendimentos.

Nesse contexto, o avanço da tecnologia permite ampliar as formas de fazer negócio a partir de ferramentas automatizadas e com inteligência artificial.

Esses recursos geram ações mais assertivas para o negócio, pois facilitam o marketing de relacionamento da empresa com seu cliente e permitem definir todas as necessidades e preferências do seu público-alvo.

Além disso, promovem melhor experiência para o usuário, com a implantação de sistemas digitalizados e com operações abrangentes a todos os setores.

Produtividade

Na produtividade, encontram-se recursos robotizados e com uma capacidade de produção em massa. No estoque, existe um controle mais detalhados sobre as entradas, saídas e armazenamento de produtos.

Comercial

No setor comercial, a inteligência artificial possibilita a utilização de informações e dados com respostas mais rápidas, agilizando os processos de compra, venda e cadastros. Neste setor, muitas empresas fazem uso do chatbot.

Logística

E ainda, na logística da empresa, a tecnologia amplia a forma de controle e distribuição de produtos, assim como apresenta facilidades para o acompanhamento da manutenção e de revisão de frotas.

Além disso, os sistemas de gestão passam a ser mais precisos, pois com o auxílio de plataformas integradas é possível acompanhar com maior autonomia o desempenho e desenvolvimento do negócio.

Isso significa que o acompanhamento do desenvolvimento do negócio pode ser analisado com maior detalhamento a partir das informações apuradas pelos sistemas digitais.

Transformação digital na gestão de empresas

A gestão da empresa precisa se adaptar a essa nova realidade para se manter firme no mercado competitivo.

Assim, o processo de informatização dos departamentos, a integração entre os setores da empresa e a utilização da inteligência artificial fazem com que o negócio apresente uma boa desenvoltura na sua área.

Mão de obra qualificada

No entanto, se faz necessária a utilização de mão de obra qualificada para que essa transformação aconteça sem gerar impactos negativos para o empreendimento.

Nessa perspectiva, todos os profissionais da empresa precisam estar engajados com esse novo cenário. Eles deverão ser treinados e qualificados para desempenhar as suas funções de forma inovadora e moderna.

Ainda nessa realidade, alguns cargos são gerados, como o de suporte de TI, que é tão importante para preservar em segurança todos os recursos tecnológicos da empresa, assim como os dados e informações gerenciados por ela.

O posicionamento do negócio com essas ferramentas em sua área, visa o empreendimento tanto de forma individualizada pelos seus departamentos, quanto pela sua configuração total.

Transformação digital e cliente

Se no modelo anterior de fazer negócios o foco era o produto em si, no modelo da transformação digital o foco é a satisfação do cliente.

Portanto, saber aplicar a tecnologia dentro do empreendimento é essencial para o posicionamento da empresa que deve mostrar autoridade e referência na área que atua.

Assim, é possível organizar os processos de gestão com a transformação digital de forma a:

  • Alcançar um público com potencial para fidelização de clientela ainda maior;
  • Apresentar a utilidade de seus produtos e trabalhar o fortalecimento de marca;
  • Oferecer soluções remotas para as necessidades de seus clientes, tornando os atendimentos mais ágeis.

Para que esses recursos não se tornem um pesadelo, o empreendedor precisa direcionar um olhar mais aguçado para o seu negócio.

Assim, conseguirá compreender as exigências de seu perfil de cliente ideal e oferecer os serviços que eles estão desejando comprar.

Relacionamento com o cliente

Atualmente, as relações comerciais se estabelecem através da interação entre clientes e empresas, que interagem pelos meios digitais, promovendo engajamento e maior envolvimento das pessoas com sua marca.

Nesse modelo inovador, os clientes passam a interagir de forma mais dinâmica, se conectando com o empreendimento através de todas as possibilidades geradas pela mídia digital.

É nessa perspectiva que os funis de vendas passam a ser reajustados, com propostas mais atrativas para o perfil de público.

Permitem, desta forma, um fluxo maior de clientes em sua empresa através das redes virtuais e geram maior lucratividade para o empreendimento.

Como é aplicada a transformação digital nas empresas

Muitas empresas ainda não conseguiram colocar em prática a implantação da tecnologia por não terem ideia de como fazer essa migração de um modelo tradicional de negócios para o digital.

Para isso, é necessário desenvolver planejamentos estratégicos adequados para cada negócio, desenvolvendo programações específicas para a aplicação das mudanças necessárias.

Os recursos digitais estão disponíveis para todos os empreendimentos independente do seu segmento.

Uma reorganização eficiente é aquela que aproxima os gestores da empresa, pois eles serão os responsáveis pela aplicabilidade da transformação digital nos espaços empresariais.

Assim, o setor de TI não é o único responsável pelo funcionamento da tecnologia dentro da empresa.

Ele atua como um apoio para que o negócio esteja preparado para suprir as demandas do mercado em que atende, garantindo a estabilidade dos recursos tecnológicos com funcionalidade e confiabilidade.

Inovação por meio de um novo modelo de negócios

Através de um modelo de negócios baseado na tecnologia e na automatização dos sistemas é possível aumentar de forma significativa o crescimento do alcance digital ao perfil de cliente ideal.

Isso significa que as ferramentas digitais permitem melhor promoção de produtos e serviços, sem a necessidade de um grande fluxo de pessoas dentro do estabelecimento físico da empresa.

Nos processos operacionais, a transformação digital acontece promovendo comunicações mais rápidas através da integração dos setores da empresa.

Ainda nesse sentido, as decisões mais assertivas passam a acontecer a partir do uso de dados e ao acesso a informações geradas pelos processos automatizados e de inteligência artificial.

A implantação de tecnologias inovadoras para os processos empresariais permite o fortalecimento de marca, destacando o empreendimento com referência e autoridade no seu segmento.

É dessa forma que a transformação digital agrega valor aos empreendimentos: automatizando as atividades, proporcionando maior agilidade às equipes sem a necessidade de retrabalho e permitindo a atenção desses profissionais no desenvolvimento de outras estratégias.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Gui Nery

Gui Nery

Empreendedor brasileiro e Especialista em Growth Marketing. Mineiro de BH, mas cosmopolita de coração. Apaixonado por Empreendedorismo, Tecnologia, Marketing, Vendas, Vida Saudável e pelas Pessoas.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾