UX Design e CRO: Como a Experiência do Usuário Pode Aumentar sua Taxa de Conversão

UX Design: Como a Experiência do Usuário Pode Aumentar sua Taxa de Conversão
Por meio do UX Design é possível melhorar a otimização de conversão do seu site. Saiba como a experiência do usuário tem a ver com CRO.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Já parou pra pensar que a experiência de usuário é essencial pra aumentar a taxa de conversão do seu site? Pensar em detalhes como interface e acessibilidade fazem parte do cotidiano de quem atua com UX Design.

A experiência do usuário é um dos fatores mais importantes que uma empresa deve levar em consideração, e pensando nisso, cada vez mais vem surgindo profissionais especializados na área.

Os nichos de trabalho são bem variados, e por ser uma profissão considerada nova, muitas pessoas não tem ideia de como esse profissional pode contribuir para o seu negócio.

Por isso, convido você a conhecer mais sobre UX Design e descobrir como conseguir mais leads que resultam em conversões em seu site. Confira!

O que é UX Design

Se você já ouviu esse termo, com certeza já se sentiu perdido, assim como eu fiquei. 😆

Isso porque, o UX Design abrange diversas áreas e, por isso, é muito comum as pessoas se perderem e se sentirem confusas.

A primeira pergunta que vem a cabeça é a seguinte: quem trabalha com UX design atua somente com programação e sistemas de criação? Eu preciso saber programar?

A resposta é não! como disse mais acima, o UX contempla muitas áreas então, fique tranquilo, porque se você não tem muita habilidade em programação pode sim trabalhar com experiência do usuário.

Ok, mas o que é exatamente UX Design e suas áreas de atuação? Calma lá, vem cá, que eu explico tudinho!

O UX pode ser definido como tudo que envolve a criação de design do cliente, ou seja, tudo que está relacionado a experiência do usuário ao acessar um site, independentemente do seu nicho e sua finalidade.

A experiência do usuário envolve desde a posição de um menu, até o tipo de letra a ser utilizado, bem como a posição de imagens e outros detalhes que o seu site abrange.

Dessa forma, posso dizer que as percepções, emoções, crenças e outros pontos que constituem um indivíduo fazem parte do UX Design, pois essas alterações são feitas com base nisso.

Quais as vantagens do UX Design

O design de um site, é a porta de entrada para a captação de novos clientes, seja pra assinar a newsletter, vender produtos no e-commerce, ou até mesmo baixar aquele ebook.

E, essa é uma forma de conduzir o lead até uma ação. Dessa forma, o UX design — também conhecido pelos amantes dos termos em inglês como user experience — se tornou um grande aliado para o negócio de muita gente.

Por isso, vou mostrar 4 vantagens em aderir a experiência do usuário na sua empresa.

1. Tenha em mãos o site correto desde o início

O que quero dizer com isso, é que a interface do seu site conta muito pra boa experiência do usuário, bem como a produção de conteúdo dele.

Convenhamos que ninguém quer acessar um site que parece que veio do túnel do tempo, com a aparência dos anos 90/00, não é? (Já vem à cabeça o perrengue da internet discada 😥).

Por isso, ter o auxílio de pessoas que trabalham com UX Design é tão importante desde o início.

Então, lembre-se: o seu site deve atender todas as necessidades do usuário, leve em consideração que apenas criá-lo não é suficiente.

Com os profissionais de design desde o início do seu propósito, você possibilita aos usuários  a terem uma boa experiência, que é essencial pra se destacar no mercado.

2. Receba mais interação dos usuários com o que você produz

A produção de conteúdo interfere em praticamente 100% na experiência de quem acessa o seu site.

Por isso, foque em entregar conteúdos de qualidade — pode ser vídeo, imagem, textos —, independentemente do nicho do seu negócio.

Ao utilizar o UX Design, o número de interações aumenta consideravelmente, uma vez que o seu site oferece facilidade pra navegação.

Neste caso, além da interface, entra o papel do UX writing — tema do último tópico desse artigo —, que ajuda a converter por meio da escrita.

3. Crie boa experiência pro usuário e tenha clientes

Obviamente o UX Design não trabalha sozinho, por isso é importante investir em outras áreas do marketing pra ter aliados à sua marca.

Diante disso, peço que você não se esqueça da colocar juntamente com a experiência do usuário o marketing de relacionamento.

Afinal, transformar leads em clientes faz parte da conversão, eles se tornam fieis ao seu produto além de se tornarem divulgadores do seu negócio.

Por esse motivo, a experiência deles precisa ser descomplicada e passar longe de sensações confusas.

Ninguém quer ter dificuldades pra acessar um conteúdo, então pense nisso, descubra o que essas pessoas desejam.

Caso não foque nisso, elas terão outras opções melhores, e com certeza, vão procurar em outras páginas o que você não oferece.

4. Tenha mais retorno sobre investimento e aumento das taxas de conversão

Você já sabe que mensurar o retorno sobre investimento — ROI — de ações de marketing é essencial pra identificar se o que foi investido voltou em forma de dinheiro, isto é, se realmente está valendo todo o tempo despendido pra isso.

Pois saiba que a área de UX design pode contribuir em um melhor ROI para a sua empresa.

Isso porque quando o usuário tem uma boa experiência, aumentam as chances deles se tornarem clientes, e isso influencia diretamente no retorno sobre investimento.

Além disso, a taxa de conversão também eleva consideravelmente, uma vez que o número de leads convertidos em clientes aumenta.

Como o designer de experiência de usuário auxilia na CRO

O CROConversion Rate Optimization — que significa otimização da conversão, é utilizado para verificar como anda o seu tráfego atual e melhorá-lo.

Ou seja, são técnicas utilizadas para aumentar a quantidade de pessoas que interagem com o seu site.

Pra isso, você precisa definir qual o seu objetivo ao aplicar essa ferramenta, pode ser o aumento de visitas no blog, captação de clientes, entre outros.

O UX Design tem papel importante nesse caso, já que a experiência do usuário está intimamente ligada com a taxa de conversão.

Veja abaixo como o design de experiência pode ajudar a otimizar a taxa de conversão.

A jornada de compra está intimamente ligada com a experiência do usuário

A jornada de compra faz parte das estratégias de marketing digital, independentemente da finalidade do seu negócio, é importante analisar todos os passos do seu cliente até a conversão.

E pra dar uma forcinha nessa, a experiência do usuário conta e muito. Boa interface e linguagem adequada influenciam na decisão de compra de um lead.

Pra isso, você deve definir o objetivo e passar pra equipe de UX planejar o que deve ser feito em cada detalha do seu site, até finalmente chegar na conversão.

A Amazon é um case de sucesso em UX design

Com certeza você deve ter percebido o boom da Amazon, principalmente aqui no Brasil.

Nos dois últimos anos a empresa se consolidou em solo brasileiro, isso tudo se deve ao olhar para o cliente que eles têm.

O relacionamento com o cliente anda junto com a experiência do usuário, e por isso, tudo deve ser pensado para ele, isso traz bons frutos pra empresa, tendo em vista que ela está conseguindo atingir seus indicadores de desempenho, os KPIs.

E foi exatamente o que a Amazon fez. Um site e atendimento totalmente voltados para o consumidor, o que deixa as portas abertas pra compras futuras.

Não à toa que a Amazon é muito utilizada como exemplo de sucesso e é analisada por outras empresas de e-commerce.

A ideia central deles e que leva a empresa a se destacar cada vez mais, é deixar de focar em seus concorrentes e seus clientes serem o objetivo principal. Por isso, vemos uma evolução tão rápida.

Pra isso, a tecnologia também entrou no quesito experiência do usuário, a Alexa — assistente virtual. Inovação revolucionária e que atrai cada vez mais clientes.

Em uma matéria da Forbes, publicada em 2019, é possível ter acesso a mais detalhes sobre esse estudo de caso que é exemplo pra muita gente.

A reestruturação da Proj4Me também contempla esse tema

O estudo de caso da Startup Proj4Me é outro bom exemplo de que pensar no cliente é o caminho certo a trilhar.

Esse projeto foi liderado pelo Gui Nery, aqui da Marketing de Crescimento, e eu vou contar alguns pontos relacionados a experiência do usuário.

Um dos pontos levantados era a reestruturação do site da startup. Ele não era nada agradável pro usuário, e foi necessário passar por uma reformulação.

Eles não tinham controle do servidor, não era mobile friendly, nem conteúdos bem escritos voltados pras técnicas de SEO. Além disso, faltava planejamento de metas a serem atingidas.

Tudo o que citei é levado em consideração quando uma pessoa acessa o seu site, afinal, ela deseja ter uma boa experiência, e esses são os primeiros passos pra isso acontecer.

A personalização de uma página de cadastro independente é outro ponto importante que auxilia no UX Design e na taxa de conversão. Isso também foi aplicado no processo de reestruturação da startup.

A proj4me passou por muitas mudanças, e, por isso, convido você a fazer a leitura do estudo de caso completo.

Vale a pena ter acesso a esse case e saber como funciona o marketing de experimentos na prática.

O ux writing também tem papel fundamental na CRO

Lembra que mais acima eu disse que o UX Design não é somente design gráfico (até porque esse termo não está ligado somente a desenho)?

Pois bem, o UX writing é uma dessas áreas que compõe a experiência do usuário. Ou seja, é o redator que foca estritamente no cliente.

O texto é escrito de forma estratégica, pensando em como o leitor vai se sentir ao ler aquele artigo.

Nem sempre, quem trabalha com UX writing precisa fazer o conteúdo todo, o redator pode apenas revisar e adaptar para que essas emoções sejam sentidas pela pessoa que está lendo, os famosos gatilhos mentais.

Um texto atraente é um dos pilares pra converter um lead em cliente, isto é, auxilia na otimização da conversão do seu site.

O UX Design auxilia sua equipe a optar por melhores decisões direcionadas ao cliente. Isso possibilita aperfeiçoar a experiência do usuário faz você compreender o funcionamento do seu site, como ele chega até seus potenciais clientes.

O aumento da taxa de conversão é só uma consequência do bom trabalho da sua equipe!

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