O Que São Webinars, Seus Benefícios no Marketing Digital e Por que você Deve usar pra Turbinar Seu Negócio

Webinar: Conceito, Benefícios e 5 Dicas pra Turbinar os Seus
O webinar é uma importante ferramenta de marketing digital, pode ter finalidade para a área comercial ou educacional. saiba mais este tema.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Você já deve saber que transmissões ao vivo é tendência no segmento no marketing de conteúdo, não é? E para não ficar de fora dessa e gerar mais leads para o seu negócio, apresentamos o webinar.

Com esta ferramenta é possível identificar as oportunidades que chamam a atenção dos clientes em potencial, onde a sua marca se destaca dos concorrentes, e fortalece a estratégia digital.

Este formato tem ganhado cada vez mais espaço tanto no mundo acadêmico quanto empresarial, e é o que faltava para você decolar de vez.

E aí, está pronto para saber o que é webinar e os benefícios em utilizar esta ferramenta? Então continue a leitura para dominar de vez este assunto.

O que é webinar

A palavra webinar é a união das palavras web based seminar, que podemos traduzir como seminário realizado via web.

Esta importante ferramenta de marketing digital, o webinar — ou webinário, como também é conhecido —, pode ser definido como aulas ou conferências que são transmitidas ao vivo para o público-alvo.

Em suma, é a produção de conteúdo no formato de vídeo. Que, por sua vez, pode ser tanto comercial quanto educacional.

Ele pode acontecer tanto a partir da disponibilização de conteúdos gravados como também pode ser transmitido ao vivo.

Esse tipo de estratégia vai ao encontro das tendências do mundo digital. Um exemplo disso, é que no ano de 2020 as pessoas passaram a consumir muito mais conteúdo em formato de vídeo, seja por meio de live nas mídias sociais ou vídeos gravados disponíveis em plataformas como o YouTube.

Quais são os benefícios desta ferramenta

No mundo digital não é novidade que conteúdo relevante é importantíssimo para atrair pessoas e, por consequência, gerar tráfego, não é mesmo?

São inúmeros os benefícios para a sua marca, e investir em webinar para a propagação desses conteúdos tem sido uma das formas mais atrativas.

Principalmente com a pandemia do novo coronavírus, onde as pessoas tiveram que se adaptar desde fazer o home office até mesmo consumir mais de forma online. Isso afetou diretamente o marketing digital e como o conteúdo deve ser ofertado.

Dessa forma, para auxiliar você, vamos apresentar 5 benefícios desse formato de apresentação de conteúdo:

1. Atenção

Como dissemos, existem diversas formas de produzir conteúdo na internet, entretanto, quem investe em vídeos sai na frente. Isso porque a grande maioria prefere se informar e se entreter por meio de vídeos.

Uma transmissão ao vivo é muito mais interessante, pois gera uma sensação de proximidade com outras pessoas e quem consome a sua marca não se sente sozinho como em uma leitura.

2. Autoridade

Tornar-se autoridade na internet em um assunto específico é o que todo mundo quer, e o webinar ajuda você nessa tarefa.

Por meio de vídeos é possível mostrar que você é perito naquilo que vai abordar e consegue entregar conteúdo relevante, que se destaca da maioria.

Saiba analisar o tema profundamente para agregar neste conteúdo e se tornar referência para seus clientes e para outras pessoas que procuram o que você domina.

3. Engajamento

Engajamento é uma das métricas mais importantes para quem atua na internet, e o webinar é uma ferramenta que auxilia a sua marca nisso.

Com as transmissões ao vivo, as pessoas interagem em tempo real, levando dúvidas e comentários que contribuem para um conteúdo mais rico e dinâmico.

O mais legal de utilizar vídeos é que ele se encaixa em qualquer etapa do funil de vendas. Dá pra criar conteúdo para cada uma delas e atrair clientes.

4. Tráfego

Dentre as opções de produção de conteúdo, o webinar se destaca quando o assunto é aumentar o tráfego do seu site.

As pessoas se interessam por vídeos, e se o conteúdo é relevante, elas vão querer se inscrever na sua lista de e-mails, por exemplo.

Quando o usuário entende o valor daquele assunto que é abordado por meio do webinário, ele retribui com alguma forma de interação.

5. Vendas

Trabalhar com vendas é uma arte, e se você quer aumentá-la, não deixe de produzir conteúdo por meio do webinar.

Diferente da venda presencial, com os vídeos seu alcance é muito maior, o que resulta em maior taxa de conversão.

Mas para que isso aconteça, você deve saber abordar as pessoas conforme as etapas do funil de vendas. Produzir conteúdo para o público “errado” está fora de cogitação.

Quais são as etapas para criar um webinar

Criar um webinar é mais simples que eventos presenciais, mas ainda assim é necessário ter planejamento para que seu seminário saia do jeito que você deseja.

Para isso, separamos as etapas que você deve se dedicar para a produção dele. Confira:

Defina a plataforma

A escolha da plataforma depende muito do conteúdo que você deseja entregar. Se for algo mais simples, que não necessite de ferramentas muito elaboradas, pode optar pelo YouTube Live, Google Meet, Facebook Live, Instagram Live.

Agora, se a sua intenção é entregar um conteúdo bem elaborado, sugerimos utilizar as plataformas específicas para isso, como Go To Webinar, uma plataforma paga e que supre todas as suas necessidades.

As plataformas específicas são interessantes para você que já trabalha com esta estratégia e pode investir financeiramente nesse tipo de produção de conteúdo.

Elas têm a vantagem de deixar a estratégia mais profissional e oferecem recursos adicionais, como a página de conversão de leads e outros.

O ideal é conhecer todas as alternativas pra avaliar a que melhor atende às suas necessidades.

Escolha o tema a ser abordado

O tema deve ser escolhido com base no seu público-alvo e também nos seus objetivos.  Você quer gerar leads, qualificá-los ou convertê-los em clientes? Pois saiba que para cada um desses objetivos, a estratégia e tema são diferentes.

Assim, o webinar se torna uma promissora estratégia de Inbound Marketing. Para isso, procure ouvir seu público-alvo, incentive-o a sugerir temas que achem interessantes pra serem transformados em webinars.

Você pode utilizar como tema os conteúdos que estão em seu blog ou mídias sociais e tem um número alto de engajamento entre seus clientes e seguidores

Defina a data do evento online

Tenha em mente que a data do evento deve ser marcada com antecedência, algo como duas a três semanas.

O ideal também é que seja um horário em que a maior parte do seu público consiga assistir, de nada adianta definir uma data em que as pessoas que o assistem não estarão presentes.

Por exemplo, evite marcar seu webinar para uma véspera de feriado ou uma sexta-feira à noite, as chances de ter uma boa adesão diminuem muito.

No dia anterior à transmissão, envie um e-mail com um lembrete pra quem se inscreveu.

Crie uma landing page

Para a captação de leads, criar uma landing page — página criada para receber visitantes e convertê-los — é algo importante. Pois é onde os interessados se inscrevem para assistir ao webinar, e deixam suas informações básicas de contato.

Nessa landing page, aproveite para colocar todas as informações sobre o webinar, como data, horário, assunto, se terá algum convidado ou não.

É preciso aproveitar a oportunidade de obter leads realmente qualificados, no caso, dados de pessoas que querem saber o que a sua empresa tem a dizer.

Deixe um espaço para comentários e incentive os usuários a darem sugestões ou fazerem perguntas a respeito, isso ajuda a deixar a experiência ainda mais interativa.

Faça a divulgação

Para alcançar o maior número de pessoas interessadas para o seu webinar, aposte na divulgação. Divulgar por e-mail, por exemplo, é uma das formas mais eficazes para este fim.

Por isso, utilize o e-mail marketing para convidar a sua lista para acessar a rede onde vai acontecer o seminário.

Você também pode investir em posts patrocinados no Facebook e no Instagram, neste caso, com pouquíssimo investimento é possível alcançar um bom número de pessoas com o perfil da sua marca.

Crie um roteiro

Como qualquer apresentação ou aula, é necessário que o webinar tenha um roteiro. Para isso, defina os tópicos que você quer abordar.

Anote também os materiais que serão utilizados no decorrer do webinário e veja se tudo encaixa no tempo que deseja apresentar.

Lembre-se de que é importante focar no que vai falar no início, meio e fim, prenda a atenção de seus espectadores até o final do seu evento.

Quais são os tipos de webinar que podem ser criados

Depois de definir o objetivo e pensar nas etapas de todo o processo de criação, é hora de escolher o formato em que seu conteúdo se encaixa.

Para isso, separamos abaixo os tipos de formato existentes e também como aproveitar muito bem cada um deles. Confira:

Aulas online

Este webinar tem caráter educacional, e você pode oferecê-lo de forma gratuita ou paga.

Ofereça ofertas por tempo limitado, seja uma aula bônus, ou um conteúdo exclusivo que tenha a ver com as aulas ofertadas, enfim, mantenha seus clientes.

Ah não se esqueça de gravar as aulas para que as pessoas tenham acesso ilimitado ao conteúdo que você preparou.

Apresentação de produto ou serviço

O webinar é excelente para você divulgar um produto ou serviço já existente e deseja alcançar mais pessoas e para divulgar o lançamento dele também.

Ter um tempo maior para explicar e fazer com que as pessoas entendam a funcionalidade do produto e do serviço é umas das técnicas para encaminhar seus seguidores para a possível compra do que você está oferecendo.

É legal também oferecer descontos e materiais exclusivos para quem se inscreveu e acompanhou seu webinário.

Entrevistas com especialistas

Se você quer aumentar a visibilidade da sua marca e gerar engajamento, fazer um webinar de entrevista com alguém especialista no assunto é uma ótima sacada.

Neste formato, as pessoas podem interagir antecipadamente por meio de perguntas que irão ao ar e sanar todas as dúvidas relacionadas aquele tema específico.

Aborde assuntos que sejam relevantes e que tenham a ver com a sua área de atuação, faça com que a conversa seja leve e acessível para a compreensão de todos.

Perguntas e respostas

Este tipo de webinar é um pouco parecido com o de entrevistas, a diferença é que ele é mais objetivo e se mantém nesse jogo de perguntas e respostas.

Para a formulação das perguntas você pode utilizar as dúvidas que geralmente seus clientes enviam. Aqui também pode definir uma quantidade de perguntas enquanto o webinário acontece.

Lembre-se de que todas as perguntas devem ser respondidas rapidamente, de forma leve e clara. Para que este formato seja um sucesso, o apresentador deve ter uma boa presença e ter jogo de cintura.

Painel

Podemos definir o painel como uma roda de conversa que aborda diversos pontos de vista sobre o assunto que será apresentado.

Geralmente são especialistas no assunto e que também entendem como funciona a sua empresa.

Podemos compará-lo como um debate, pois existe um mediador que cumpre o papel de organizar as falas das pessoas convidadas e também as perguntas das pessoas que assistem.

Algo bem dinâmico e que atrai uma quantidade relevante de telespectadores, como programas televisivos.

Summit

O summit é um tipo de webinar mais refinado, onde palestrantes e líderes do segmento se encontram para uma conferência online. É uma transmissão ao vivo em que seu público se sentirá exclusivo.

Com este tipo de transmissão você consegue gerar autoridade na internet e também atrair bons leads para o seu negócio.

Por ser algo que requer maior qualidade do que é apresentado, talvez você necessite de espaços maiores para organizar os equipamentos utilizados para a gravação.

Depois de aprender tudo sobre webinar, é hora de colocar seus conhecimentos em prática e transformá-los em audiência para o seu negócio! 😉

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾