Webinar: Conceito, Benefícios e 5 Dicas pra Turbinar os Seus

Webinar: Conceito, Benefícios e 5 Dicas pra Turbinar os Seus

As mídias sociais têm um potencial que vai muito além do que é explorado pela maior parte dos empreendedores.

Identificar as oportunidades de chamar a atenção dos clientes em potencial no mundo online, destacando-se dos concorrentes, é o que fortalece a estratégia digital.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre os webinars e como fazer o seu bombar!

Mas o que é um webinar?

O webinar é uma importante ferramenta de marketing digital que consiste em uma videoconferência feita por empresas, que pode ter tanto finalidade comercial quanto educacional.

Ou seja, pode ser um vídeo mais focado na venda dos produtos ou uma ação de marketing de conteúdo.

Esse tipo de estratégia vai ao encontro das tendências do mundo digital.

De acordo com o Google, a média de audiência do YouTube é de 8 minutos por dia pra cada habitante do planeta.

Os vídeos já respondem por mais de 70% de todo o tráfego online e a expectativa é de que até 2020 esse número ultrapasse a marca de 80%.

Benefícios do webinar

Elaborar um webinar é uma tarefa ligeiramente mais complexa do que montar uma publicação para o Instagram ou mesmo um post para o blog.

Todavia, os benefícios que esse formato entrega valem a pena:

  1. Acompanha a tendência de preferência do público por conteúdos em vídeo;
  2. É uma forma de reforçar a autoridade da empresa em seu segmento de atuação, sempre que o webinar segue uma linha de conteúdo;
  3. Aumenta o pro site e a conversão de leads;
  4. Quando o empreendedor se propõe a gravar um vídeo pros clientes, a marca é humanizada, processo que gera empatia e engajamento do público.

Algumas dicas pro seu webinar ser um sucesso

Se alguns cuidados não forem tomados, a audiência do webinar pode ser desastrosa e isso comprometer a imagem da empresa ao invés de valorizá-la.

Por isso, observe as dicas que separamos pra turbinar seu Webinar:

Prefira o ao vivo

Esse formato de publicação funciona tanto ao vivo quanto gravado para ser divulgado depois. O ideal é priorizar o ao vivo sempre que for possível.

Além de ter um potencial de interação maior, esse tipo de transmissão ajuda a criar um senso de urgência.

Na maior parte das plataformas, é possível deixar o vídeo salvo depois, então quem não puder assistir naquele momento, não perde a oportunidade de ter acesso ao conteúdo.

Escolha a melhor plataforma

Embora as redes sociais convencionais, como Facebook e Instagram, permitam a transmissão ao vivo e a publicação de vídeos, existem plataformas específicas para Webinar.

Elas têm a vantagem de deixar a estratégia mais profissional e oferecem recursos adicionais, como a página de conversão de leads e outros.

O ideal é conhecer todas as alternativas pra avaliar a que melhor atende às suas necessidades.

Alguns exemplos são: WebinarJam, GoToMeeting, WeBex.

Captação dos leads

Construa uma landing page onde os interessados possam se inscrever para assistir ao webinar, deixando suas informações básicas de contato.

É preciso aproveitar a oportunidade de obter leads realmente qualificados, no caso, dados de pessoas que querem saber o que a sua empresa tem a dizer.

Nessa landing page, aproveite para colocar todas as informações sobre o webinar, como data, horário, assunto, se terá algum convidado ou não.

Deixe um espaço para comentários e incentive os usuários a darem sugestões ou fazerem perguntas a respeito.

Isso ajuda a deixar a experiência ainda mais interativa.

Divulgação

Boa parte do segredo do sucesso do webinar está na divulgação.

Por isso, é interessante programá-lo com bastante antecedência para incluir na programação de postagens das redes sociais.

Aliás, ter um calendário editorial ajuda muito nessa organização (baixe aqui nosso Calendário Editorial).

A escolha da data merece cuidados. Evite marcar seu webinar para uma véspera de feriado ou uma sexta-feira à noite, por exemplo.

As chances de ter uma boa adesão diminuem muito.

No dia anterior à transmissão, envie um e-mail com um lembrete pra quem se inscreveu.

Escolha do tema

O tema abordado no vídeo deve tanto atender ao interesse da empresa quanto ser relevante para o público.

Por isso, procure trazer conteúdos que atraiam a atenção da sua persona, abordados com profundidade e objetividade.

Assim, o webinar se torna uma promissora estratégia de Inbound Marketing.

Procure ouvir seu público-alvo, incentive-o a sugerir temas que achem interessantes pra serem transformados em webinars.

Quer saber mais sobre como bombar em seu webinar e se surpreender na conversão de leads?

Entre em contato conosco! Teremos muito prazer em orientar a sua estratégia pra que ela alcance os melhores resultados.

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