Aprenda Agora a Usar Com Sucesso o WhatsApp Como Canal de Vendas

Saiba Agora como Utilizar o WhatsApp como Canal de Vendas
O WhatsApp é utilizado como canal de vendas, muitas empresas já usam o app e têm conseguido retornos surpreendentes. Confira agora tudo sobre o Whatsapp Business.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Hoje em dia, com as ferramentas tecnológicas, tornou-se muito mais fácil chegar até o público-alvo de maneira segmentada e conseguir estabelecer um relacionamento estreito capaz de retê-los e torná-los, de fato, clientes da sua empresa. É o caso do WhatsApp como canal de vendas.

Parece um pouco impossível pensar nessa rede social como um meio para vender, não é mesmo? Ela sempre foi direcionada para a troca de mensagens pessoais, mas recentemente ganhou sua versão Business que vem auxiliando as empresas em suas estratégias de marketing digital, vendas e no atendimento ao cliente!

A princípio é um aplicativo de grande utilidade, pois agrega um público muito expressivo. Segundo o próprio aplicativo, publicado em fevereiro de 2020, o número de usuários no mundo passou de 2 bilhões. E até outubro de 2019, no Brasil, 120 milhões tinham o app instalado em seus smartphones.

Ou seja, você com certeza vai achar o seu público-alvo nesse aplicativo, o que resta agora é estar lá, conversando diretamente com os seus leads e levando mensagens que agreguem em sua estratégia de vendas.

Ficou interessado e quer saber como utilizar o whatsapp como canal de vendas? Contamos tudo para você neste post. Confira!

Por que usar o WhatsApp como canal de vendas?

Recentemente, a marca lançou uma funcionalidade que permite a transferência de dinheiro entre usuários e o pagamento de compras diretamente pelo aplicativo.

O Brasil é o primeiro país a ter acesso às novas funcionalidades, que podem ser muito úteis para empresas que utilizam este software para suas estratégias de venda.

Por enquanto, a novidade é restrita a pessoas que têm cartões de crédito e débito Visa ou Mastercard do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

O uso do aplicativo tem sido intenso para essa finalidade, uma vez que é uma maneira muito mais econômica de chegar diretamente ao cliente e conseguir vender.

Quando comparamos os gastos e o trabalho de um e-commerce, por exemplo, ou de uma central complexa de atendimento, o app, com certeza, ganha disparado em questões de praticidade e efetividade.

O WhatsApp como canal de vendas tem a capacidade de se aproximar daquele cliente que foi categorizado pelo marketing digital ou pelo inbound marketing como um cliente frio e sem chances de se tornar de fato um consumidor.

Obviamente, esse cliente não seria nutrido e engajado tão poderosamente por um e-mail marketing como seria por uma mensagem personalizada e direta no WhatsApp, por exemplo.

É muito mais fácil estreitar o relacionamento e, com base no funil de vendas, enviar mensagens e abordar da maneira certa, no momento certo.

Como qualquer outra ferramenta para engajamento e vendas, é preciso elaborar um planejamento estratégico. Não basta somente bombardear seus contatos com promoções, produtos e ofertas sem que haja uma estratégia para conversão.

Sua empresa precisa tratar o aplicativo como um verdadeiro e importante canal de vendas, não somente como um canal a mais, e isso começa por criar uma conta no WhatsApp Business, que oferece muito mais funcionalidades para o empresário e é voltado diretamente para a gestão do seu negócio.

Quais são as vantagens de utilizar o WhatsApp como canal de vendas?

O app auxilia a equipe de vendas na otimização do atendimento ao cliente, uma vez que o mesmo vendedor pode dar atenção para várias pessoas por mensagem enquanto aguarda uma resposta, o que seria inviável por meio de um atendimento telefônico.

Outra vantagem importante é a capacidade de geração de dados que o aplicativo pode ter para a sua gestão comercial.

Por exemplo, a quantidade de atendimentos que foram realizados no dia, quantas vendas foram fechadas pelo app, quantas transações financeiras foram feitas, o tempo médio de resposta da equipe, a velocidade do contato, entre outras informações relevantes.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é o segundo aplicativo da marca, lançado no Brasil em 2018, voltado especialmente para os proprietários de empresas, segundo os idealizadores.

Observou-se com o passar do tempo que muitas pequenas e médias empresas já procuravam utilizar o WhatsApp comum para integrar sua estratégia de atendimento ao cliente, mas sem muitos recursos específicos para negócios e sem uma administração eficiente das mensagens e contatos.

Constando essa necessidade e oportunidade, a marca lançou o app voltado para empresas, principalmente as de pequeno e médio porte. Os principais usos da plataforma são: atendimento ao cliente, vendas e marketing.

Hoje, o aplicativo é uma das principais maneiras de vender pela internet e também uma das mais econômicas para a empresa, afinal, o download e uso do app são gratuitos.

Após baixá-lo, a empresa pode criar seu perfil comercial, inserindo foto, informações de localização do negócio, de contato, horário de funcionamento, entre outras.

Os recursos do aplicativo são muito mais completos e voltados para as empresas, entre eles podemos citar 3:

1. Catálogo de produtos

A loja pode catalogar seus produtos no app como forma de apresentá-los e oferecer mais detalhes dos mesmos para os seus contatos do WhatsApp, que no caso são os clientes.

É possível inserir a foto, o título, o valor, a descrição e o link de pagamento do produto.

2. Mensagens automáticas

Sabemos que não é fácil responder a tantos clientes rapidamente, não é mesmo? No WhatsApp Business a empresa pode criar mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas.

Você mesmo pode definir como será essa mensagem e o que pretende passar para seu cliente naquele momento para que ele não fique sem resposta.

Muitas vezes, as respostas automáticas também podem direcionar para a resolução ou solucionar o problema do consumidor, evitando o trabalho humano. Muitos bancos já utilizam desse recurso para agilizar seu atendimento.

3. Etiquetas

As etiquetas são utilizadas para segmentar os seus contatos, separando-os por categoria. Uma forma de facilitar a gestão das suas vendas pelo app.

Com as etiquetas, sua empresa pode diferenciar seus clientes e separá-los de acordo com suas necessidades, por exemplo: “Efetuou uma compra”, “Novo contato”, “Cliente antigo”, “Cliente com problemas” etc.

Como utilizar o WhatsApp como canal de vendas?

Confira, abaixo, 7 dicas de como implementar esse app em sua estratégia de vendas:

1. Invista no primeiro contato

Sua equipe de vendas e atendimento pode utilizar o aplicativo desde o primeiro contato com o seu potencial consumidor.

Obviamente, é preciso ser feito um estudo de persona e público-alvo da sua empresa e identificar os leads. Só assim, será possível ter os contatos certos para a sua estratégia.

Assim, ao utilizar o app logo no primeiro contato, seus vendedores podem, ao invés de apenas ligar para o lead, enviar uma mensagem direcionada e segmentada para marcar o melhor horário para uma ligação, por exemplo, ou até mesmo fazer toda a abordagem via mensagem.

Dessa forma, uma pessoa que poderia demorar dias para conseguir ler o seu e-mail ou conversar por telefone para ouvir as propostas da sua empresa, terá em mãos instantaneamente todas as informações e o contato com a sua marca, aumentando ainda mais o engajamento e a proximidade com o lead.

2. Integre com outros meios de contato

Isso não significa que esses outros meios de comunicação devem ser descartados. Muito pelo contrário, devem ser incorporados ao WhatsApp de modo que conversem entre si.

A formalização de uma negociação, por exemplo, ou o envio de um documento importante, pode e deve ser feito pelo e-mail.

3. Explore o app para divulgação

Além disso, é possível explorar a aba de mídia do aplicativo para enviar fotos dos seus produtos ou serviços, vídeos curtos, conseguir divulgar promoções etc.

Assim, é mais um meio para que os leads conheçam mais a sua marca e se interessem por seus produtos ou serviços.

Você também pode inserir na descrição do seu perfil empresarial no app, um link que direcione o cliente para uma página de produtos, por exemplo.

4. Feche as vendas no próprio WhatsApp

Para fechar a venda, você pode levar o cliente para outra página de pagamentos, como sua loja virtual, por exemplo, ou fazer a transação financeira pelo próprio app por meio da nova funcionalidade que já citamos mais acima.

Dessa forma, o cliente já é direcionado direto para a ação principal, o que agiliza todo o processo de vendas e têm maiores chances de efetivar a compra.

5. Otimize o pós-venda

Depois da assinatura de um contrato ou da compra do produto, o contato entre vendedores e clientes pode permanecer por meio do WhatsApp, a fim de dar todo o suporte necessário do pós-venda.

Dessa forma, o vendedor fica mais livre para tocar outras negociações sem ter a agenda enquanto aguarda uma suposta mensagem do cliente.

6. Utilize como suporte para atendimento

Integre o aplicativo como um canal de suporte para a sua empresa. Você pode automatizar o atendimento com o uso de chatbots e mensagens eletrônicas a fim de responder às dúvidas mais comuns, e só enviar ao time de suporte os tickets mais complexos para que sejam resolvidos.

7. Invista em telefones corporativos

Como esse é ainda é um canal de vendas e atendimento relativamente novo para as empresas, algumas atitudes ainda precisam ser repensadas.

Muitos empresários fazem os vendedores utilizarem seus telefones pessoais para entrar em contato com os clientes. Esse é um erro grave, que pode prejudicar a empresa e o profissional.

Cada vendedor deve ter um telefone corporativo, para evitar mensagens fora do horário de trabalho e até mesmo abordagens indevidas. Além disso, direciona o funcionário exatamente para sua função, evitando distrações.

Conclusão

Como vimos até aqui, utilizar o WhatsApp como canal de vendas é uma ótima saída para pequenas e médias empresas.

Um app gratuito capaz de auxiliar em vários processos, principalmente otimizando tempo. Com essas dicas, temos certeza que vai utilizá-lo da melhor forma para alavancar seu negócio.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾