WordPress: As Vantagens da Plataforma pra Construção de Sites Incríveis

WordPress: As Vantagens da Plataforma pra Construção de Sites Incríveis

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você tem uma empresa, quer divulgar seu trabalho ou precisa de um espaço onde possa compartilhar suas ideias, a sua presença na internet é praticamente obrigatória.

A rede se tornou o principal meio de publicidade de qualquer pessoa ou serviço, e ter um site é uma das maneiras mais sólidas de marcar essa presença.

Atualmente existem diversas plataformas que oferecem a possibilidade de criação e hospedagem de páginas, o que tornou mais fácil para qualquer pessoa ou empresa ter seu espaço na internet.

Porém, entre tantas opções, o WordPress ainda é considerado a melhor entre elas. Sabe por quê?

Entenda agora como ele funciona e por que você deve investir num site nesta plataforma.

O que é o WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS, sigla em inglês de Content Management System) para a web, gratuito e de código aberto.

Criado em 2003 inicialmente como uma plataforma para blogs, também é utilizado nos dias de hoje para a criação e administração de sites, portais de notícia, lojas virtuais, áreas de membros e outros tipos de página.

E uma das principais características dessa plataforma é justamente seu CMS.

Esse sistema tem como objetivo facilitar os processos de criação e edição de conteúdo em páginas na internet sem a necessidade de utilizar qualquer linguagem de programação.

Dessa forma, é possível criar um site completo, com inserção de textos, vídeos e imagens, além de ajuste de layout e outras funções, apenas com os recursos oferecidos e de forma bastante prática.

Essa plataforma intuitiva e simples de usar vai ao encontro da proposta central do WordPress: democratizar a publicação de conteúdo, o desenvolvimento de sites e blogs, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Pra isso, o WordPress criou um sistema baseado nas “liberdades que acompanham o código aberto”, como descreve em sua página.

Como funciona

São oferecidos dois tipos de plataformas: o WordPress.com e o WordPress.org.

O primeiro é o serviço oferecido pra hospedagem de blogs e está disponível pra qualquer pessoa em suas versões gratuita e pagas.

Possui uma grande variedade de temas e funções inclusas, mas tem personalização limitada, não permite adicionar recursos e é mais difícil de ser encontrado em uma busca no Google, já que a página fica sob domínio do WordPress (isso na versão gratuita).

Já o segundo oferece um software em que é possível ter acesso a uma plataforma de código aberto que permite personalização livre e a instalação de temas e plug-ins.

Apesar de ter um sistema de otimização pra mecanismos de busca e controle total pra fazer alterações no seu site, necessita de um servidor (geralmente pago) pra hospedagem.

Como estamos falando de site, o WordPress.org é a melhor opção, pois você pode criar blogs corporativos, portfólios e páginas completas pra empresas com um sistema de fácil manuseio, bastante confiável e que permite ser encontrado nas buscas do Google.

Por que investir em um site em WordPress

Antes de apresentar os motivos pelos quais você deve criar seu site no WordPress, um dado importante:

A plataforma tem a incrível participação de 59,1% do mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo, sendo a plataforma mais utilizada do mundo pra construção de sites.

Pra efeito de comparação, o segundo mais utilizado está abaixo dos 7%.

E aqui estão os motivos pelos quais muitos já investem no WordPress (e que vão levar você a utilizá-lo também):

1. Você não precisa dominar linguagem de programação

O uso do WordPress é muito simples, já que você não precisa utilizar códigos HTML pra justificar parágrafos, inserir uma imagem ou colocar seu texto em negrito, por exemplo.

Isso pode ser efeito por meio de botões que o editor disponibiliza na plataforma.

2. É um sistema de código aberto

Se você trabalha com mais pessoas, o WordPress é ideal pro seu objetivo.

Isso porque o código fonte do sistema é aberto, ou seja, qualquer usuário pode editar ou personalizar postagens, temas e plug-ins.

3. Ele é SEO friendly

SEO é a sigla em inglês pra Otimização para Mecanismos de Busca (leia nosso artigo sobre SEO), um conjunto de técnicas que permitem seu site ter um alcance maior a fim de gerar tráfego.

E por ser desenvolvido com esta premissa e por possuir diversos plug-ins de SEO disponíveis, é mais fácil aparecer no início de uma busca no Google, por exemplo.

4. Fácil monitoramento

O painel de controle do WordPress possibilita o monitoramento de diversas atividades importantes pro seu site, como número de visitantes e comentários feitos nas postagens.

Isso facilita a obtenção de dados e informações pra administrar sua página e fazer mudanças.

5. Tem otimização pra dispositivos móveis

Hoje, a maioria das pessoas acessa a internet direto em seus smartphones, e ter um site que se adapta ao formato é essencial para conquistar o público.

Dessa maneira, o WordPress possui diversos temas responsivos capazes de adequar seu conteúdo à tela do celular.

E aí, se convenceu que o WordPress é o melhor pra você mas não tem ideia de como dar o primeiro passo?

Mas é claro que podemos te ajudar!

Nossa equipe da plus2.me é Especialista em Criação de Sites Institucionais e há quase 10 anos desenvolve projetos pra empresas de todo o Brasil. 🇧🇷

Entre em contato com nossos especialistas e peça um orçamento grátis!

Deixe seu comentário