Conheça as Vantagens da Plataforma WordPress pra Construção de Sites Incríveis

Wordpress: As Vantagens da Plataforma para Construção de Sites Incríveis
Entenda quais as vantagens de ter um website feito com a ferramenta WordPress. Tenha mais liberdade para divulgar o seu negócio.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Se você tem uma empresa, quer divulgar seu trabalho ou precisa de um espaço onde possa compartilhar suas ideias, a sua presença na internet é praticamente obrigatória. Ter um site que mostre o que você faz é importantíssimo e, para isso, apresentamos o WordPress.

Essa plataforma se tornou a principal ferramenta para quem atua com a publicidade e também para qualquer pessoa que queira mostrar o seu trabalho e ganhar mais visibilidade.

E se você deseja estar em sincronia com o marketing digital e oferecer o melhor para o seu negócio é necessário conhecê-la melhor.

Atualmente, existem diversas plataformas que oferecem a possibilidade de criação e hospedagem de páginas, entretanto o WordPress é a mais utilizada mundialmente.

Segundo a W3Techs, até outubro de 2020 o sistema de gerenciamento de conteúdo, WordPress, se mantém em primeiro lugar.

Para saber mais sobre essa ferramenta e aprender a utilizá-la da melhor forma, veja esse conteúdo e entenda agora como ele funciona e por que deve investir num site nesta plataforma. Confira!

O que é o WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou CMS, sigla em inglês de Content Management System) para a web, gratuito e de código aberto.

Criado em 2003 inicialmente como uma plataforma para blogs, também é utilizado nos dias de hoje para a criação e administração de sites, portais de notícia, lojas virtuais, áreas de membros e outros tipos de página.

E uma das principais características dessa plataforma é justamente seu CMS, que tem como objetivo facilitar os processos de criação e edição de conteúdo em páginas na internet sem a necessidade de utilizar qualquer linguagem de programação.

Dessa forma, é possível criar um site completo, com inserção de textos, vídeos e imagens, além de ajuste de layout e outras funções, apenas com os recursos oferecidos e de forma bastante prática.

Essa plataforma intuitiva e simples de usar vai ao encontro da proposta central do WordPress: democratizar a publicação de conteúdo, o desenvolvimento de sites e blogs, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Pra isso, o WordPress criou um sistema baseado nas “liberdades que acompanham o código aberto”, como descreve em sua página.

Como funciona esta ferramenta

São oferecidos dois tipos de plataformas: o WordPress.com e o WordPress.org.

O primeiro é o serviço oferecido pra hospedagem de blogs e está disponível pra qualquer pessoa em suas versões gratuita e pagas.

Possui uma grande variedade de temas e funções inclusas, mas tem personalização limitada, não permite adicionar recursos e é mais difícil de ser encontrado em uma busca no Google, já que a página fica sob domínio do WordPress — isso na versão gratuita.

Já o segundo oferece um software em que é possível ter acesso a uma plataforma de código aberto que permite personalização livre e a instalação de temas e plug-ins.

Apesar de ter um sistema de otimização pra mecanismos de busca e controle total pra fazer alterações no seu site, necessita de um servidor — geralmente pago — pra hospedagem.

Como estamos falando de site, o WordPress.org é a melhor opção, pois você pode criar blogs corporativos, portfólios e páginas completas pra empresas com um sistema de fácil manuseio, bastante confiável e que permite ser encontrado nas buscas do Google.

Em ambas as versões existem funcionalidades parecidas, conheça algumas delas:

  • Edição de conteúdo — agendar, manter como rascunho, incluir imagens, áudios e vídeos;
  • Produção novas páginas — alterar tags, menu, enfim, toda a interface do seu site;
  • Moderação dos comentários — habilitar ou desabilitar comentários de todas ou em publicações específicas;
  • Acompanhamento de dados — é possível acompanhar dados de acesso do seu site;
  • Administração dos plugins e extensões — criar, editar, adicionar ou até mesmo excluir;
  • Gerenciamento de permissão — gerenciar os níveis de cada colaborador, habilitar para certas funções.

São muitas as funções que são extremamente úteis e estão presentes nos dois tipos, tanto no WordPress.org quanto no WordPress.com.

Quais são as características do WordPress

Como já dissemos, o WordPress é o melhor CMS do mercado, pela facilidade de utilização apesar de ter ferramentas que parecem um pouco complexas.

Mesmo que você não tenha noção de linguagens de programação é possível criar coisas incríveis.

Para você ter certeza de que esta plataforma é excelente para o seu negócio, confira as 4 principais características dela:

1. Atualização dos conteúdos de forma descomplicada

De alguns anos para cá, o marketing de conteúdo dominou a internet, sendo um dos meios para se destacar e ser visto por àqueles que seu negócio deseja alcançar.

Com um site bem feito e com conteúdos relevantes, é a forma mais efetiva para atrair potenciais clientes.

Lembre-se de que o site é a porta de entrada da sua empresa e é seu dever alimentá-lo com conteúdo que atraiam as pessoas, com novidades e assuntos únicos, por exemplo.

O WordPress é o queridinho de quem produz conteúdo e quer ter um site atraente, com a simplicidade de manuseá-lo, e essa plataforma torna mais fácil a atualização de conteúdos.

Quando dizemos que é muito fácil utilizá-lo, isso é verdade, pois se você tem apenas familiaridade com programas como o Word, é possível criar e atualizar o site usando apenas o WordPress.

2. Ferramentas para a produção de conteúdo

Não precisa entender de programação para utilizar o WordPress, lembra? E isso é verdade!

Com uma interface fácil de manusear, você pode criar rascunhos, revisar os conteúdos e também programar o dia e horário que deseja postar.

Outra ferramenta legal que é oferecida pelo WordPress é a privacidade do conteúdo que você postou, ou seja, ele pode ser público ou privado. Além de poder colocar uma senha de visualização.

Para gerenciar os usuários também não é nada complicado, e você pode definir o tipo de acesso de cada um, como administradores, editores, autores e inscritos.

Essa função é ótima porque é possível ter uma infinidade de colaboradores sem por em risco o seu site.

3. Variedade com os tipos de site

Ao utilizar o CMS você pode definir o tipo de site que tem a ver com a sua empresa e com o que oferece.

Você pode criar desde blogs até revistas online, e isso só é possível porque o WordPress disponibiliza uma infinidade de opção de extensões.

Pode ter certeza de que a sua página será funcional e bonita, com o design que você escolher. Pontos importantes para atrair seus clientes e encontrar pessoas interessadas no seu serviço.

4. Adição de plugins

No tópico anterior falamos sobre as extensões que podem ser utilizadas para a criação da interface e aumentar a funcionalidade do seu site.

Os plugins são essas extensões, o WordPress oferece vários deles com muitas opções, como revisor de SEO, calendários editoriais, proteção contra spam, botões de compartilhamento etc.

Enfim, vale a pena mergulhar nesse universo, pesquisar e encontrar o que mais se encaixa com o perfil do seu negócio.

Quais são os benefícios em utilizar o WordPress

Você deve estar se perguntando se o WordPress é isso tudo mesmo, pois como um CMS gratuito pode oferecer tantas funcionalidades, não é?

Pois saiba que é isso tudo sim, e por esse motivo, apresentamos os benefícios em utilizá-lo. Saiba mais:

  • É gratuito — é possível criar vários tipos de sites com todas as funcionalidades gratuitas da plataforma;
  • Fácil de usar —não precisa dominar, muito menos saber sobre programação para gerenciar e publicar conteúdos;
  • Rápida instalação — a instalação dura em torno de cinco minutos, e como é uma plataforma conhecida pela facilidade de manuseio, não é necessário ter conhecimento técnico para isso;
  • Alterações de interface da página — existem muitas opções de temas e detalhes que podem ser alterados com muita facilidade, e a maioria está disponível de forma gratuita;
  • Constantes atualizações — na plataforma ocorrem em média três atualizações por ano, sempre trazendo novidades para seus usuários;
  • Facilidade para solucionar problemas — existe um fórum com um alto número de participantes onde é possível sanar praticamente todas as suas dúvidas;
  • Sistema de código aberto — ou seja, o código fonte do software pode ser editado e personalizado por qualquer usuário, sempre atrás de melhorias;
  • Relação amigável com mecanismos de busca — a estrutura das páginas tem elementos em html que são identificados pelos buscadores como o Google. Para melhorar seu SEO, utilize o plugin Yoast SEO (a versão gratuita é bem completa);
  • Relação amigável com celulares — neste caso dizemos que a página é mobile friendly, quer dizer que o site é otimizado para dispositivos móveis.

Quais são os tipos de sites que podem ser criados neste CMS

O WordPress surgiu com a finalidade de ser utilizado somente para a criação de blogs. Entretanto, depois de algumas atualizações, foi possível criar outros tipos de sites.

Por ser uma ferramenta versátil, são muitas as páginas que utilizam a plataforma, desde páginas governamentais até mesmo páginas de artistas e pessoas que realizam qualquer tipo de atividade.

Conheça agora os tipos de sites que são mais criados com o WordPress:

  • Blogs;
  • Portfólios;
  • Sites governamentais;
  • Redes sociais;
  • Fóruns;
  • Lojas Online.

Vamos parar a nossa lista por aqui, mas qualquer tipo de site que você conseguir imaginar, saiba que é possível criar por meio do WordPress.

Quais são os erros que mais aparecem no WordPress

Mesmo que a plataforma tenha só pontos positivos, como qualquer outra ferramenta, está passível de erros. Para você ficar por dentro deles, apresentamos aqui dois dos mais comuns:

1. Erro 402

Este é o erro mais comum da plataforma, ele aparece quando existem links quebrados no conteúdo ou quando a URL mudou e não foi feito o redirecionamento para a nova página.

2. Erro 500

É o erro interno do servidor e é o que mais acontece. Existem algumas possíveis causas para ele acontecer como:

  • Arquivos .htaccess corrompidos;
  • Atualizações do WordPress;
  • Permissões de arquivos errados.

Para saber sobre os erros mais comuns do WordPress confira este outro artigo.

O WordPress é uma ferramenta que se destaca em vários aspectos se compararmos com as outras que oferecem o mesmo tipo de serviço.

Dessa forma, para se tornar um especialista no assunto e saber as suas funcionalidades, continue estudando e coloque em prática essas informações que trouxemos para você! 😉

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Deixe seu comentário

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾