Conheça o WordPress Multisites e Aprenda a Ativar e Configurar Este Recurso Agora Mesmo

WordPress Multisites: Saiba o Que é e Como Configurar Este Recurso
O WordPress Multisites é um recurso muito útil que gerencia múltiplos sites em um único painel. Aprenda agora como configurar e utilizar.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Está em busca de maior otimização no gerenciamento de seus sites? Tendo problemas com inúmeras abas e sem uma boa dinâmica? Talvez o WordPress Multisites possa resolver seus problemas.

Essa é uma ferramenta prática, que gera bons resultados e diminui o trabalho ao gerenciar múltiplos sites.

A seguir, vamos abordar todos os tópicos necessários para você entender como funciona o WordPress Multisites e de que formas essa ferramenta pode ser útil. Confira!

O que é o WordPress Multisites?

Simplificadamente, o WordPress Multisites é uma ferramenta usada para o gerenciamento de múltiplos domínios.

Cuidar de mais de um site ao mesmo tempo é uma tarefa árdua, que exige constante atenção a detalhes. Isso pode causar confusões quando não administradas corretamente.

Assim, o Multisites é um recurso responsável pela manutenção geral de diversas páginas através de um painel único e centralizado.

Caso você tenha mais de um site para manter, essa plataforma é perfeita para a otimização de seu trabalho. O WordPress já é um incrível CMS (Content Management System), com uma gama variada de plugins prontos e a possibilidade de instalar outros personalizados para suas necessidades.

Como funciona o WordPress Multisites?

Com o WordPress Multisites, você terá uma central única de controle de todas as suas páginas. Isso é possível através de um dashboard dinâmico, no qual você poderá visualizar e interagir com todos os sites ativos do painel. Tanto sites já existentes quanto novos projetos podem ser integrados e centralizados nesse painel.

Diferente do uso normal, o WordPress Multisites lhe garante todos os privilégios de administrador em qualquer site criado em sua rede.

Porém, isso significa que somente você (como administrador de rede) será capaz de adicionar plugins e temas — vamos esclarecer isso mais adiante, não se preocupe.

Então, esse recurso funciona como uma grande rede que gerencia diversas páginas, certo? Ou seja, todas as atribuições, instalações e demais mudanças são feitas diretamente no painel central.

O dashboard oferece suporte para que todos os sites conectados à rede sejam acessados através dele e, dessa forma, você não precisa ficar abrindo e fechando páginas para fazer modificações. Tal é a facilidade permitida pelo Multisites.

Resumindo:

  • Você cria um site principal/site base para a rede;
  • Poderá criar outros inúmeros sites através do site base;
  • Todos os sites são independentes entre si;
  • Os sites têm temas, plugins e usuários em comum, mas podem ser personalizados separadamente;
  • Você controla todos os sites através de um dashboard central.

Quais são os benefícios para a sua empresa?

Agora, vamos às vantagens de utilizar o WordPress Multisites. Antes de tudo, garante maior facilidade ao manter diversas páginas, é claro, mas também existem outros benefícios da ferramenta.

Desde a facilidade ao criar códigos únicos para várias páginas até o desenvolvimento dos sites é mais eficiente. Então, vamos por partes:

Agilidade e eficiência de gerenciamento

Já mencionamos antes que a principal vantagem do Multisites é a centralização, certo? Assim, para quem gerencia diversas páginas, o processo de postar conteúdos e manter os sites atualizados é muito mais simples.

Existe, por exemplo, apenas uma caixa de texto que pode ser usada para todos os sites da rede. O usuário deve apenas, na própria área da caixa de texto, selecionar o site para qual a publicação deve ir.

Dessa forma, qualquer conteúdo postado através do dashboard será direcionado automaticamente para a página selecionada.

Quem já trabalhou com um projeto de parcerias no marketing digital sabe como o processo todo pode ser confuso e estressante.

Com o WordPress Multisites, você é capaz de enviar múltiplos convites simultâneos para seus parceiros — e eles têm acesso ao mesmo dashboard que você.

É o administrador da rede quem define os níveis de acesso de cada usuário, o que facilita a comunicação e não impede ou atrapalha o trabalho dos demais.

Isso permite, também, uma comunicação mais fluida com seus clientes. Você pode convidá-los a como usuários com restrições de gerenciamento amplas para que eles visualizem seu trabalho de forma clara.

Desenvolvimento otimizado

Ao fazer o desenvolvimento de um site, geralmente se instala um tema base que depois é personalizado de acordo com seus requisitos (ou de seu cliente).

Através do Multisites, você poupa tempo e trabalho ao fazer a instalação de um tema único e aplicá-lo como base em sites individuais.

Posteriormente, é possível personalizar cada uma de suas páginas sem maiores problemas ou complicações. Assim, seus trabalho será menos custoso e mais eficiente.

Como o growth marketing depende, em grande parte, de agilidade e dinamismo, o Multisites pode ser uma ferramenta muito útil para atender diversos clientes.

Além disso, utilizar uma rede de sites também garante um código mais eficiente. Não importa se são dois, três ou cinquenta sites adicionados ao dashboard: existe apenas um conjunto de arquivos a ser manejado.

Ou seja, uma economia tanto de espaço no servidor quanto de tempo de atualização dos códigos.

Armazenamento centralizado

Uma rede usando o WordPress Multisites armazena mídias (arquivos de imagens, vídeos, áudio etc.) e dados de uma forma um pouco diferente.

Ao fazer o upload de uma mídia qualquer, a princípio não se nota diferenças. Contudo, a forma de armazenamento é distinta do WordPress padrão, para sites individuais.

Ao ativar o Multisites, uma nova pasta “sites” será criada no diretório wp-contents/uploads.

Neste arquivo, encontram-se todas as mídias carregadas em qualquer um dos sites conectados à sua rede. Cada site terá sua própria pasta, mas o armazenamento fica todo no mesmo local do painel.

Já para o armazenamento de dados, também existe uma diferença. O Multisites apresenta sete tabelas de bancos de dados responsáveis por armazenar todos os dados oriundos dos sites conectados à rede.

Além disso, ao ativar um novo site o WordPress irá sempre criar onze novas tabelas correspondentes àquela página, usando o prefixo referente ao site em questão.

Múltiplas aplicações

Percebe-se que o WordPress Multisites é bastante adaptável. Pode ser usado para campanhas pontuais com parcerias, ou a criação de uma rede de sites da mesma empresa conectados entre si.

Para designers de websites que trabalham com vários clientes, o Multisites é uma ferramenta útil que permite a rápida personalização do tema base para as especificidades de cada cliente.

Além disso, os plugins são comuns entre as páginas de uma mesma rede, o que economiza ainda mais tempo na hora do desenvolvimento de um novo site.

Seja para sites de negócios, seja páginas pessoais, com o Multisites o gerenciamento e manutenção é muito mais efetivo.

Para uma empresa com diversas divisões, o Multisites economiza em espaço de hospedagem e tempo de atualizações, além de constituir um backup único.

Além do mais, para quem já é adepto do marketing omnichannel (integração dos canais de venda), esse recurso é mais um passo na direção certa.

Você será capaz de controlar todos os sites ligados à sua empresa em um único local, o que torna a comunicação mais fluida.

Como ativar o WordPress Multisites?

A ativação do WordPress Multisites exige alguma atenção de sua parte, pois são vários detalhes que precisam estar alinhados para o perfeito funcionamento do recurso.

Antes de tudo, você precisará dos arquivos de instalação do seu WordPress que ficam alojados no seu provedor de hospedagem — caso não tenha, saiba que é um passo imperativo antes de proceder — e dados de acesso de um cliente FTP, como o FileZilla ou o WinSCP.

Recapitulando, antes de iniciar você precisa de:

  • Acesso aos arquivos de seu servidor de hospedagem;
  • Uma instalação do WordPress;
  • Um cliente FTP.

Agora, vamos explicar um breve passo a passo da ativação do WordPress Multisites.

Passo 1: arquivo .php

Primeiro, é preciso configurar seus arquivos .php, onde estão armazenadas suas instalações. Pode parecer complexo, mas na verdade o processo não é tão complicado:

  • Abra seu FTP e acesse o site com suas informações de login.
  • Vá até seu diretório raiz (public_html) e clique: wp-config.php > View > Edit
  • Faça o download do arquivo e abra em seu editor de texto padrão. Não se assuste com os códigos, você não precisará mexer neles.
  • Role para baixo até a linha que diz /*that’s all, stop editing! Happy blogging.*/
  • Antes dessa linha, adicione o seguinte:
    /* Multisite */
    define( 'WP_ALLOW_MULTISITE', true );

Pronto! A partir de agora, seu Multisites está ativado e pronto para o uso. O seu cliente FTP irá automaticamente atualizar o arquivo original com as alterações feitas.

Passo 2: configurando sua rede

Agora, no seu painel de controle do WordPress, você terá uma nova aba denominada “Network Setup”. Para ativar plugins, é necessário desativar essa aba.

Para criar múltiplos sites, existem duas opções para sua estrutura de redes e você pode escolher a que preferir:

  • Subdomínios: meusite.meudominio.com.br
  • Subdiretórios: meudominio.com.br/meusite

Passo 3: atualização dos arquivos wp-config.php e .htaccess

O último passo antes de rodar sua rede é atualizar dois arquivos, adicionando um fragmento de código em cada um deles.

Primeiro, repita o processo para acessar o wp-config.php usando seu cliente FTP. Novamente, abaixo da linha que diz “/*that’s all, stop editing! Happy blogging. */”, adicione o código fornecido pelo próprio WordPress.

Para isso, basta repetir o passo a passo descrito do Passo 1, acessando os diretório dos arquivos wp-config.php e .htaccess.

Lembre-se: faça o procedimento duas vezes, uma para cada arquivo — localizados no mesmo diretório — e se certifique de colar os fragmentos de código nos locais corretos.

Não se preocupe com construção de códigos, pois o próprio WordPress fornece as linhas necessárias para você adicionar.

Agora, basta acessar seu novo menu no WordPress Multisites e adicionar quantas páginas quiser à sua rede.

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho pra receber os próximos vídeos. 🔔

Aproveite e siga a gente no Instagram. 👌🏾

👋🏾 Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o e-mail aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e não serão compartilhados.

Compartilhe aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer Informações e Dicas Poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma Acessível e Desburocratizada.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas
Rolar para cima

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
Se não recebeu, confira sua caixa de SPAM ou Lixo Eletrônico.
Logo Marketing de Crescimento White

Continue aprendendo com nossos conteúdos

Deixe seu e-mail aqui embaixo e esteja sempre por dentro dos nossos melhores conteúdos 👇🏾👇🏾